COMPRE AGORA

quarta-feira, junho 13, 2007

* 24 HORAS DE LE MANS INICIA NESTE SÁBADO.

Christian Fittipaldi faz sua segunda participação na prova francesa

16 de Junho de 2007, esta é a data para a largada da 75ª edição das 24 horas de Le Mans, a principal prova de longa duração do automobilismo mundial. Serão 55 carros divididos em quatro categorias: P1, P2, GT1 e GT2, de acordo com modelo e potência. Grandes montadoras como Audi, Peugeot, Aston Martin, Corvette, Ferrari, Porsche entre outras e um seleto grupo de pilotos consagrados farão parte de mais um capítulo dessa tradicional disputa. Pelo Brasil, o paulista Christian Fittipaldi, de 36 anos, faz sua 2ª participação na prova francesa. Desta vez, ele estará a bordo de um Aston Martin, modelo DBR9, da equipe Modena. Christian embarca para a França nesta segunda-feira (11). Jaime Mello Jr e Thomas Erdos são os outros representantes do país na prova.

Os treinos classificatórios começam na quarta-feira (13) e se estendem até a quinta-feira (14), quando, aí sim, serão definidos as posições de largada. O início de um dia inteiro de disputa será às 11h desse sábado. Tradicionalmente marcada às 12h (16h na França), a prova teve que ser antecipada devido ao 2º turno das eleições legislativas na França. A concorrência entre as categorias promete ser um diferencial à parte. Na P1, acontecerá o grande embate entre o Audi R10 TDI, um protótipo movido a Diesel com motor de 5.5 litros, 600 hp e V12, com o estreante Peugeot 908 Hdi, de 5.500 cc, V12 E 700 hp. Já na GT1, a mais concorrida das categorias, a disputa será entre Corvette e Aston Martins DBR9. Na GT2, o confronto é grande também entre Ferrari 430 GT e o Porsche 911 GT3.

"A primeira volta em Le Mans é de arrepiar qualquer um. Devia ter disputado muito mais vezes essa prova. Eu me lembro quando assisti ao filme "24h de Le Mans", eu tinha 11 ou 12 anos. Fiquei encantado com a cena e agora tenho a oportunidade de novamente participar dessa que é uma das três provas mais importantes do planeta. Já estou ansioso só de pensar na largada", revelou Christian, que já correu o GP de Mônaco de Fórmula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis, que junto com Le Mans, são as mais respeitadas do automobilismo. "A minha equipe tem uma ótima estrutura e a nossa intenção é brigar pelas primeiras posições da GT1. Também acho que podemos ficar entre os seis primeiros na geral. É uma disputa de um dia inteiro e, por isso, tem muita coisa que pode acontecer. Trabalho desde o mês passado para essa prova e quero muito ter um bom desempenho", afirmou Christian, que tem experiência em provas de longa duração, pois venceu as 24h de Daytona, principal prova dos Estados Unidos, as 24h de Spa e as Mil Milhas Brasileiras.

A disputa na França terá a presença de outros grandes pilotos da atualidade e do passado: Sebastien Bourdais, Jacques Villeneuve, Marc Gene, Pedro Lamy, Stefan Johansson são alguns destaques, além do Sr. Le Mans, Tom Kristensen, que em 2005 tirou de Jacky Icky a honra de maior vencedor da prova, ao vencer pela sétima vez. Icky tem seis triunfos.

Confira a programação para 75ª edição das 24h de Le Mans:

Quarta-Feira (13)
1ª classificação – 15h às 17h (horário de Brasília)
1ª classificação (2ª parte) – 18h às 20h

Quinta-Feira (14)
2ª classificação - 15h às 17h
2ª classificação (2ª parte) – 18h às 20h

Sábado (16)
Warm Up – 5h às 5h45
Largada – 11h

Domingo (17)
Chegada – 11h

Foto: Divulgação

AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

Nenhum comentário: