COMPRE AGORA

segunda-feira, junho 25, 2007

* F-3 INGLESA: VALERIO CONSEGUE MAIS UM PÓDIO EM MONZA.

"FIZ A MELHOR CORRIDA DA MINHA VIDA", AFIRMA ALBERTO VALERIO

Terceiro lugar na nona etapa foi conquistado com boas ultrapassagens.

Na outra corrida, um acidente impediu sua primeira vitória na categoria.

Pela quarta vez no ano, o brasileiro Alberto Valério subiu ao pódio na Fórmula 3 Inglesa, durante a quinta rodada dupla da temporada, disputada neste domingo (24), em Monza, na Itália. Desta vez, impressionando pela agressividade. Para alcançar o terceiro lugar na nona etapa, ele precisou de muito esforço, já que largou apenas em décimo. "Fiz a melhor corrida da minha vida. Saí do meio do grid e fui ganhando posições na pista, sem depender de acidentes ou problemas dos adversários, o que valorizou ainda mais o resultado", comemorou. A prova foi vencida por Maro Engel, com Sam Bird em segundo lugar, num pódio formado inteiramente por pilotos da Carlin.

Logo na largada, o piloto mineiro, natural de Ipatinga, chegou a perder uma posição, mas nada que pudesse comprometer seu rendimento. Na segunda volta, já estava em oitavo. Na seqüência, subiu para sexto e começou a pressionar os primeiros colocados. Chegou a se enroscar com o líder do campeonato, Marko Asmer, mas levou a melhor e conseguiu permanecer na pista, sempre num bom ritmo. Tanto que cruzou a linha de chegada menos de cinco segundos atrás do primeiro colocado. "Foram pontos importantes para o campeonato e, pelas dificuldades, o pódio mais valioso que eu já consegui na F-3 Inglesa", comentou o piloto, campeão da F-3 Sul-Americana em 2005.

O fim de semana só não foi melhor porque a primeira vitória não veio. E ela esteve mais próxima do que nunca na décima etapa. Alberto Valério era o piloto mais rápido da pista, tanto que registrou a melhor volta e quebrou o recorde do traçado de Monza, superando inclusive os tempos da classificação, mas depois de andar boa parte da prova em segundo lugar precisou ir aos boxes reparar o bico do carro. Tudo porque, pouco antes, foi atingido pelo finlandês Atte Mustonen, que rodou na frente dele. "Fiquei muito chateado. Hoje era dia de ganhar. Mas aí o Mustonen bateu no próprio companheiro, rodou para dentro da pista e me acertou", lamentou.

Momentos antes, Alberto Valério já havia ultrapassado Marko Asmer, que foi o vencedor da etapa. "Eu estava na frente dele e tinha condições de buscar o Maro Engel (que liderava e chegou em segundo). Só que o carro começou a perder rendimento com o bico quebrado, precisei parar nos boxes e perdi uma volta. Saio daqui muito triste por não ter vencido", revelou. Com os problemas do brasileiro, Asmer e Engel fizeram uma boa disputa pelo primeiro lugar e o estoniano ganhou mais esta batalha, somando alguns pontos preciosos na tabela. Alberto Valério terá três semanas até a próxima corrida e vai aproveitar o período para vir ao Brasil. Chega na próxima quarta-feira (27).

foto de Alberto Valerio. Crédito: Jakob Ebrey

Dinho Leme Comunicação

Nenhum comentário: