COMPRE AGORA

quinta-feira, junho 21, 2007

* F-3 INGLESA: PRIMEIRA VITÓRIA PODE COLOCAR ALBERTO VALERIO NA BRIGA PELO TÍTULO.

Crescimento nas últimas provas, com três pódios em quatro corridas, motivou o piloto brasileiro, que agora espera subir na tabela de pontos.

Aos poucos, a temporada que parecia destinada ao domínio absoluto do estoniano Marko Asmer vai ganhando cara nova, com uma série de pilotos ameaçando uma reação para a seqüência do campeonato. Entre eles, o brasileiro Alberto Valerio, que aparece em sexto na tabela de classificação, mas vive uma fase que o permite até mesmo sonhar em disputar o título. Foram três pódios nas últimas quatro corridas e a certeza de que a primeira vitória na Fórmula 3 Inglesa não está muito longe. Inclusive, pode vir neste fim de semana, com a quinta rodada dupla do ano, que será disputada em Monza, na Itália.

O fato é que a superioridade técnica da Hitech, equipe de Marko Asmer, não existe mais. O que sobrou foi a imensa vantagem construída por ele quando o time estava pelo menos um degrau acima dos demais. O estoniano soma 126 pontos no campeonato. O rival mais próximo é Sam Bird, da Carlin, com 78. Stephen Jelley, da Raikkonen Robertson, está em terceiro com 77.
Alberto Valerio vem em sexto com 50. "O mais difícil, que era chegar neles dentro da pista, a gente conseguiu. Agora, vamos com um passo de cada vez. Com um bom resultado, chego na disputa pela segunda posição. Depois, pensarei no Asmer".

A frase de Alberto Valerio demonstra mais do que apenas otimismo. É um exemplo de confiança. "Os últimos treinos foram ótimos, então estamos partindo para a Itália com esperanças de pódio. E eu estou doido para ganhar, só falta isso para eu me aproximar dos primeiros colocados. Com certeza, eu ainda acredito na possibilidade de brigar pelo título", comenta o mineiro, que faz sua segunda temporada na categoria. Ele tenta recuperar o terreno perdido nas primeiras provas: não pontuou nas três etapas iniciais. "O campeonato está na primeira metade. Foram só 8 de 22 corridas", revela.

O circuito italiano é desconhecido para a maior parte dos pilotos. Alberto Valerio, por exemplo, fez apenas um treino lá, na pré-temporada, com um carro de Fórmula 3000. A pista é uma das três do calendário que também integram a programação da Fórmula 1 (ao lado de Silverstone e Spa-Francorchamps). "É uma pista de alta, com curvas rápidas e algumas chicanes, exatamente o tipo de traçado onde nosso carro se adapta muito bem. Dois pilotos, o Stephen Jelley e o Marcos Asmer, já correram de Fórmula 3 em Monza, o que representa uma desvantagem, mas nada que me impeça de pensar na vitória", conclui.

Programação em Monza (horários de Brasília):

Sábado (23)
06h30 – 07h15, Treino livre
11h15 – 11h45, 1º treino classificatório
13h30 – 14h00, 2º treino classificatório

Domingo (24)
06h00 – 06h30, 9ª etapa
14h00 – 14h30, 10ª etapa

O campeonato após 8 etapas:

1 Marko Asmer (EST), 126 pontos
2 Sam Bird (GBR), 78
3 Stephen Jelley (GBR), 77
4 Niall Breen (IRL), 67
5 Maro Engel (ALE), 64
6 Alberto Valerio (BRA), 50

foto de Alberto Valerio. Crédito: Jakob Ebrey.

Tiago Mendonça
Dinho Leme Comunicação

Nenhum comentário: