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segunda-feira, outubro 08, 2007

* STOCK CAR COMEÇA A VIVER CLIMA DE DECISÃO NA ARGENTINA.

“Treinos classificatórios serão ainda mais importantes nos playoffs”, alerta vice-líder Maurício

SÃO PAULO – O título da temporada-2007 da Stock Car começa a ser decidido domingo em Buenos Aires. A capital argentina recebe a primeira das quatro etapas dos playoffs e apenas os 10 primeiros colocados na fase classificatória continuam no páreo. Com nova pontuação, que reduziu dramaticamente a vantagem do líder Cacá Bueno (RC) sobre os demais finalistas, o campeonato está em aberto. “Mais do que nunca, os treinos classificatórios serão fundamentais. E a regularidade também vai contar bastante, porque o prejuízo de uma etapa fora da zona de pontos dificilmente poderá ser compensado”, avalia Ricardo Maurício (Medley), segundo colocado na classificação geral.

Depois das oito provas preliminares, Maurício alcançou 93 pontos, 14 a menos que os 107 de Cacá. Agora, estão separados por apenas seis. De acordo com o regulamento dos playoffs, Cacá passa a somar agora 227. São os 225 pela primeira colocação mais dois pontos adicionais pelas vitórias em Santa Cruz e Curitiba. Maurício tem 221 – 220 do segundo lugar e o ponto extra pela vitória em Interlagos. O 10º colocado, Rodrigo Sperafico, tem 207, incluindo a bonificação da vitória na capital paranaense. Vinte pontos representam uma diferença considerável num torneio de curta duração, mas pouco se considerado que Rodrigo entrou nos playoffs 64 atrás de Cacá.

No último final de semana, Maurício foi um dos seis finalistas que disputaram os 200 Km de Buenos Aires, prova de gala do calendário da TC2000 argentina. Com problemas no diferencial, ele e seu companheiro Norberto Fontana largaram em 19º. Na prova, Maurício era o 5º quando abandonou com pane seca ao restarem apenas duas voltas. “Deve ter ocorrido algo com a mistura do combustível, porque o Thiago Camilo, que também correu pela equipe oficial Toyota, parou logo depois pelo mesmo motivo”, explicou. Apesar de tudo, Maurício considerou “produtiva” a passagem por Buenos Aires. “Andei no seco, na chuva, peguei a mão do circuito 9, o mesmo onde a Stock Car correrá. Por isso, acredito que poderemos usar os primeiros treinos já para trabalhar no acerto e fazer os testes necessários”, comentou.
Maurício voltou com informações importantes para a Equipe Medley. “Corremos no trioval nas duas temporadas anteriores. O traçado tinha duas curvas rápidas e uma bastante lenta. Agora, será diferente. O circuito 9 é muito mais seletivo. Tem curvas de baixa e de alta, um esse lento e outro veloz. Vamos ter de começar do zero. A rigor, a única variável que os engenheiros conhecem é o asfalto. A geometria das suspensões será totalmente alterada”, continuou. Confiante no retrospecto do time comandado pelo diretor-técnico Andreas Mattheis, Maurício aposta na base conquistada ao longo do ano. “O carro tem sido constante. Só falta trabalharmos um pouquinho mais na configuração de classificação.”

Em 2006, apenas Giuliano Losacco, na época defendendo a Equipe Medley, conseguiu vencer dentro dos playoffs entre os finalistas. O veterano Ingo Hoffmann somou mais pontos nas finais, conquistando duas vitórias – a outra foi de Tarso Marques. Maurício disse que pode acontecer novamente, mas não acha provável que os pilotos fora da disputa pelo título venham a dominar a parte mais nobre do calendário. “Desta vez, acho que a briga será mesmo entre os Top 10.”

fotos: Miguel Costa Jr.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

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