COMPRE AGORA

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

* BRASIL GT3: FORD GT DE NELSON PIQUET ESTÁ PRONTO.

Carro do tricampeão mundial de F1 fez shake-down, na Europa, para uma checagem geral. Em breve o bólido estará pronto para a temporada brasileira de 2008

O Ford GT com o qual Nelson Piquet vai disputar a temporada de 2008 do Brasil GT3 Championship está pronto. O carro andou pela primeira vez esta semana na Europa para uma checagem geral de funcionamento da sua montagem e equipamentos. O próximo passo será a emissão da documentação e o embarque para o Brasil.

A previsão é de que o carro cheque em meados do próximo mês de março. Piquet, que tem uma versão de rua do Ford GT, não conseguiu resistir a tentação de pilotar um modelo semelhante nas pistas. O tricampeão, que planejava disputar o GT3 com Geraldo Piquet, seu filho mais velho, não poderá fazê-lo. Por uma questão de regulamento e da definição das categorias de pilotos ― Platina, Ouro, Prata e Bronze ― os dois não poderão correr juntos.

O parceiro provável de Piquet deve ser Cássio Homem de Mello que, em 2007, disputou a Stock Jr. O jovem piloto, terceiro classificado no campeonato de 2007, já foi campeão da DTM Pickup e vice da Stock Jr. em 2006.

Em seu primeiro ano no FIA GT3, o Ford GT se mostrou um carro bastante rápido e confiável. O que se notou foi a falta de um time de pilotos mais constantes e eficientes. Ele estreou em Silverstone obtendo uma pole position e um segundo lugar nos qualifying da rodada dupla. Na corrida repetiu a dose: foi segundo na primeira corrida e primeiro na segunda. Ainda fez uma pole em Bucareste e ficou em posições intermediárias nas demais corridas.

O Ford GT de Nelson Piquet – Réplica de um dos modelos mais carismáticos e bem-sucedidos nas competições de longa duração nos anos sessenta, o carro atual está sendo desenvolvido pela equipe suíça Matech Concepts, também responsável pela sua presença nas pistas do FIA GT3 European Championship.

A aparência é muito semelhante ao modelo dos anos sessenta, porém, suas dimensões diferem um pouco. Na parte mecânica é tudo diferente. O modelo que será pilotado pelo tricampeão tem chassi de alumínio ― ao contrário do modelo original que tinha chassi de aço do tipo honeycomb-composite tubes. O motor é um V8 de 5,4 litros com bloco e cabeçote de alumínio, 32 válvulas e turbo intercooler. Seus 540 cv de potência, são capazes de levá-lo a alcançar a velocidade de 320 km/h nos autódromos com retas mais longas como Le Mans. O câmbio é seqüencial de seis marchas.

Ficha Técnica

Chassi de alumínio

Comprimento 4.644 mm

Largura 1.956 mm

Altura 1.041 mm

Entreeixos 2.710 mm

Peso 1.280 kg



Motor

Bloco e cabeçote de alumínio, V8 DOHC, 32 válvulas, turbo e intercooler

Diâmetro e Curso 90,2 mm x 105,8 mm

Capacidade cúbica 5,4 litros

Potência 540 cv a 6.300 rpm

Torque 66,2 kgfm a 4.100 rpm

Potência específica 2,37 kg/cv


Câmbio Seqüencial de 6 marchas


Freios

Pinças dianteiras com 6 pistões

Pinças traseiras com 4 pistões

Discos material cerâmico


Rodas e pneus

Dianteiras 29/65 18 Michelin Race

Traseiras 31/71 18 Michelin Race


Caio Moraes e Rodolpho Siqueira
Press Consultoria Ltda

Nenhum comentário: