COMPRE AGORA

domingo, julho 13, 2008

Ana Beatriz vence na Indy Lights e conquista sua guitarra em Nashville
13.07.2008 - No fim da tarde do último sábado, Ana Beatriz (Healthy Choice, WebMotors, Svelte, Bardahl), no Brasil conhecida como Bia Figueiredo, venceu a décima etapa do campeonato da Firestone Indy Lights, disputada no circuito Nashville Superspeedway. Em segundo lugar ficou Bobby Wilson, a 1s2392, e em terceiro, Arie Luyendyk Jr., a 3s5627.Com sua primeira vitória nesta temporada de estréia na categoria de acesso à IndyCar, a piloto brasileira da Sam Schmidt Motorsports saltou de sexto para terceiro lugar no campeonato, somando 286 pontos, e se tornou a primeira mulher a ganhar uma corrida na Indy Lights.

“Choveu forte antes da corrida, e a pista ficou diferente do que era nos treinos”, Bia comenta. “No começo, fui mais cautelosa e acabei sendo ultrapassada. Meu carro estava escorregando um pouco de frente. Aproveitei a primeira bandeira amarela para ajustar um acessório e eliminar o problema. Na relargada, já estava mais rápida e parti para as ultrapassagens.”

A corrida, disputada com quase duas horas de atraso por causa de um temporal que desabou no sábado extremamente quente de verão em Tennessee, no leste dos Estados Unidos, encerrou um fim de semana de trabalho consistente da piloto.

Na sexta-feira, Ana Beatriz foi a mais rápida dos treinos livres. Antepenúltima a entrar na pista para a classificação, conquistou provisoriamente a pole position. Mas foi superada em 0s0095 por James Davison, um de seus companheiros de equipe, o último a fazer a tomada de tempos, e largou em segundo.

No início da prova, ela chegou a andar na quarta posição nas primeiras voltas, mas, na relargada após a primeira bandeira amarela, pulou para a terceira posição, aproveitando-se da confusão entre Jeff Simons e Dillon Battistini, que se tocaram à sua frente. Na volta 16 ultrapassou Simmons, retornando à segunda posição.

Então a brasileira foi diminuindo a distância para o líder Davison até ultrapassá-lo na 33a das 77 voltas da corrida pelo circuito de 1,3 milha e piso de concreto. Depois, a piloto abriu distância o bastante para não ser incomodada por mais ninguém até o fim da prova que durou 40 minutos e teve mais três bandeiras amarelas, para encerrar a corrida mais de 1,2 segundo à frente do segundo colocado, Bobby Wilson.

“Foi o dia mais feliz da minha vida. Agradeço à Sam Schmidt Motorsports por me dar um carro fantástico e por todo o trabalho desta minha temporada de estréia, à Healthy Choice, WebMotors, Svelte e Bardhal, meus patrocinadores, e à Puma, OMP, Bell e Art Mix, marcas que me apóiam”, diz a piloto.

Ela se determinou a ganhar em Nashville desde o dia em que descobriu que o troféu da prova na cidade da música country é uma guitarra Gibson, modelo Les Paul, fabricada em Nashville com pintura especial para os vencedores das corridas da Indy Lights e da IndyCar. “Cismei que queria uma para mim”, conta.

Esta foi a primeira vitória de Bia - como a tratam os americanos, pelo apelido - em um circuito oval, depois de terminar em terceiro lugar no circuito oval de Iowa e nos circuitos mistos de Saint Petersburg e Watkins Glen, além de acabar em quinto lugar na clássica 100 Milhas de Indianápolis da Indy Lights, resultados que fizeram dela a primeira mulher a subir ao pódio na Indy Lights e a terminar entre os cinco primeiros em Indianápolis.

Antes, com a equipe paulista Cesário Fórmula, Bia Figueiredo foi a primeira mulher a vencer na Fórmula Renault, três vezes, em 2005, no Brasil, e, na Fórmula 3 Sul-Americana, em 2006, a primeira a conquistar uma pole position na classe principal da categoria.

“Sou muito grata à minha família e a todos os que acreditaram em mim, particularmente ao Nô, que foi meu treinador no kart e hoje é meu conselheiro diário, e aos meus empresários, André Ribeiro e Augusto Cesário. Sem esse time forte e confiante que me respalda eu não teria chegado aqui. E fiquei ainda mais feliz porque o André Ribeiro está em Nashville para comemorarmos minha primeira vitória na Indy Lights”, conclui Ana Beatriz - Bia.

A 11a e a 12a das 16 etapas da Firestone Indy Lights serão disputadas no próximo fim de semana, 19 e 20 de julho, no circuito misto de Mid-Ohio.

Resultado da 10a etapa – Firestone Indy Lights 2008

1 Ana Beatriz, 77 voltas em 40m38s5208
2 Bobby Wilson
3 Arie Luyendyk Jr.
4 J R Hildebrand
5 Raphael Matos
6 Logan Gomez
7 Franck Perera
8 Sean Guthrie
9 Andrew Prendeville
10 Pablo Donoso
11 Brent Sherman
12 Richard Antinucci, a 2 voltas
13 Cyndie Allemann, a 2 voltas
14 Robbie Pecorari, a 2 voltas
15 Jeff Simmons, a 4 voltas
16 James Davison, a 33 voltas
17 Jonny Reid, a 34 voltas
18 Chris Festa, a 38 voltas
19 Dillon Battistini, a 54 voltas
20 Micky Gilbert, a 68 voltas

Clasificação após 10 etapas – Firestone Indy Lights 2008


1. Richard Antinucci, 325 pontos
2. Raphael Matos, 310
3. Ana Beatriz, 286
4. Dillon Battistini, 276
5. Arie Luyendyk Jr., 273

LEGENDAS E CRÉDITOS DAS FOTOS ANEXAS

Foto 1: Ana Beatriz vibra após a vitória em Nashville by Dana Garret (IndyCar)

Foto 2: Ana Beatriz entre Bobby Wilson, segundo, e Arie Luyendyk Jr., terceiro by Dana Garret (IndyCar)


Estela Craveiro MTb 15.590 Assessoria de imprensa da piloto Ana Beatriz - Bia

Nenhum comentário: