COMPRE AGORA

terça-feira, julho 29, 2008

LONDRINA RECEBE A F-TRUCK EM CLIMA DE MUITA DISPUTA

Cinco vencedores em cinco etapas realizadas até agora promete mais uma grande disputa na sexta etapa do ano em Londrina

Depois de duas temporadas sem correr em Londrina, a F-Truck volta ao Autódromo Internacional de Londrina Ayrton Senna no próximo final de semana (dias 1º, 2 e 3 de agosto) para fazer a sexta etapa do campeonato brasileiro de 2008.

A última vez que a categoria esteve na cidade mais populosa do norte do Paraná em 2005, com a vitória de Roberval Andrade (Scania) e o acidente mais grave da categoria envolvendo o piloto paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz). O acidente deixou o piloto mais de 100 dias fora da pista que só voltou a correr depois de várias cirurgias no tratamento das fraturas na tíbia, perônio e oito no tornozelo do pé esquerdo.

A volta da F-Truck à Londrina marca uma das temporadas mais disputadas dos 12 anos de sua existência. A alternância de vencedores nas cinco primeiras etapas do ano - Beto Monteiro (Scania) em Guaporé, Roberval Andrade (Scania) em Goiânia, Felipe Giaffone (Volkswagen) em Caruaru, Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) em Fortaleza e Wellington Cirino (Mercedes-Benz) em São Paulo, deixa uma expectativa a mais para o circuito londrinense. Quem deles vai repetir o primeiro lugar no pódio, ou vamos ter um novo vencedor em Londrina?

Dos cinco vencedores das cinco primeiras provas do ano, quatro deles já exibem troféu de campeão em estantes de suas casas. O pernambucano Monteiro ganhou em 2004, o paulista Roberval em 2002, o também paulista Giaffone em 2007 e o paranaense de Francisco Beltrão Wellington Cirino, o único tricampeão da F-Truck, que tem uma estante mais larga. São três troféus de campeão – de 2001, 2003 e 2005.

Já o time de pilotos que se colocam no grupo dos favoritos para a nova etapa também não é pequeno. Entre eles, Renato Martins (Volkswagen), o maior vencedor da categoria (27), o paranaense Diumar Bueno (Volvo), atrás de sua primeira vitória, Djalma Fogaça (Ford), vencedor em Londrina em 2001, Luiz Carlos Zappeline (Volvo) e Valmir Benavides (Volkswagen), além é claro, do piloto da casa Leandro Totti da Londrina Truck Racing, equipe comandada pelo ex-piloto Ernesto “Gardenal” Pívaro. “Começamos o ano trabalhando muito para acertar o motor eletrônico e já conseguimos ótimos resultados em treinos, mas nas provas ainda não tivemos a dose de sorte que precisamos”, conta Gardenal.

Na tabela de classificação, quem mais se destaca na briga pelo título desta temporada é o brasiliense Geraldo Piquet que lidera o campeonato com 98 pontos contra 74 de Roberval Andrade e 64 de Valmir Benavides de São Paulo que divide o terceiro lugar com seu companheiro de equipe Felipe Giaffone na RM Competições Volkswagen. O líder Geraldo Piquet que este ano resolveu passar de piloto em fase de desenvolvimento para um adversário temerário na briga pelo título, tem apresentado uma regularidade que não só o colocou na ponta do campeonato como está sendo apontado como o maior favorito para o título de 2008. “Nossa estratégia continua sendo a regularidade. Se conseguirmos mais um pódio e aumentar a diferença para Roberval, vamos ter mais tranqüilidade para trabalhar as quatro últimas etapas do campeonato”, diz o filho mais velho do tricampeão da Fórmula 1 Nelson Piquet, que tem uma vitória e três segundo lugares neste ano.

Mas a prova de Londrina ficou marcada mesmo pelo acidente de 2005 com Wellington Cirino, que mesmo depois de ficar mais de 100 dias fora das pistas voltou na penúltima etapa do ano em tarumã e ainda consegui se manter na liderança e levantar o título daquele ano. Cirino confessa que demorou muito para voltar a ter a mesma naturalidade para pilotar. “Até dois anos depois do acidente eu ainda sentia alguma diferença na forma de acelerar. Não era mais a mesma coisa. Agora não tenho receio algum de passar pelo local do acidente. Principalmente depois dessa vitória em Interlagos”, comentou com emoção, o piloto que novamente voltou a participar do pódio nesta temporada.

INGRESSOS

Os ingressos para a 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck estão sendo vendidos a R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Bridgestone Firestone da região, com direito ao boné oficial da F-Truck. Os endereços dos pontos de venda de ingressos estão no site oficial www.formulatruck.com. A organização da F-Truck não cobra ingressos de maiores de 65 anos e crianças até oito anos acompanhadas dos pais. Também têm entradas livres pessoas portadoras de deficiência física. Os ingressos para estudantes só serão vendidos nas bilheterias do autódromo pela metade do valor.

A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério. A transmissão ao vivo começa às 12h45, com a largada marcada para as 13h00.

PROGRAMAÇÃO

A programação será aberta na tarde de sexta-feira (dia 1º) com dois treinos livres, às 14h00 e às 16h00. No sábado (dia 2) as sessões livres serão às 9h00 e às 11h00. A tomada de tempo para o grid de largada será às 15h30.

No domingo, o warm-up será às 9h15 e a largada às 13h00 com a abertura ao vivo pela Band TV às 12h45.

CLASSIFICAÇÃO ATUAL DA F-TRUCK APÓS CINCO ETAPAS: 1) Geraldo Piquet, 98 pontos; 2) Roberval Andrade, 74 pts.; 3) Valmir Benavides e Felipe Giaffone, 64 pts.; 5) Wellington Cirino, 61 pts.; 6) Beto Monteiro, 43 pts.; 7) Renato Martins, 27 pts.; 8) Débora Rodrigues, 20 pts.; 9) Luiz Carlos Zappelini, 18 pts.; 10) João Maistro e Vignaldo Fizio, 16 pts.; 12) Fabiano Brito e Vinicius Ramires, 9 pts.; 14) Gaston Mazzacane, 8 pts.; 15) Djalma Fogaça, 7 pts.; 16) Diumar Bueno, José Cangueiro, 4 pts.; 18) Pedro Muffato, 3 pts.; 19) Fred Marinelli, 2 pts.; 20) Regis Boessio, Leandro Reis e Leandro Totti, 1 ponto.

Campeonato de Marcas: 1) Mercedes-Benz, 184 pontos; 2) Volkswagen, 175 pts.; 3) Scania, 120 pts.; 4) Volvo, 47 pts.; 5) Ford, 8 pts.; e 6) Iveco 2 pts.

Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.

Foto: Orlei Silva
Legenda: Geraldo Piquet lidera grupo com Roberval Andrade em terceiro.

Dinho Leme
DINHO LEME COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: