COMPRE AGORA

sexta-feira, julho 25, 2008

Nesse domingo evento glamuroso nas ruas de SP comemora 100 Anos da Primeira Corrida da América do Sul 100 Anos da PRIMEIRA CORRIDA Automobilística da América do Sul e de São Paulo

Evento INÉDITO no próximo domingo, dia 27/07, a partir das 9h, resgata história de SP e reúne, pela primeira vez, mais de 30 ex-pilotos e mecânicos de corridas (alguns com mais de 75 anos)

Na mesma data, Carlos Miranda, protagonista do seriado VIGILANTE RODOVIÁRIO, que encantou gerações, estará completando 75 anos e conduzirá o passeio em sua viatura Sinca Chambord.

A EMOÇÃO e o GLAMOUR que tomaram conta dos paulistas no início do século passado novamente presente nas ruas de São Paulo.

Após desfile de carros antigos, com saída do Pq Antártica (avenida Sumaré com Turiaçu), os pilotos ficarão na Praça Charles Miller (Pacaembu) à disposição dos fãs de carros antigos e automobilismo... e da população em geral para contar as peripécias, obstáculos e aventuras das antigas corridas de automóveis

O EVENTO:
A PRIMEIRA CORRIDA da América do Sul foi realizada em 26 de Julho de 1908, do Parque Antártica até Itapecerica da Serra e contou com a presença de figuras ilustres como SANTOS-DUMONT, na época, amigo próximo de Silvio Penteado, vencedor da competição e WASHINGTON LUIS (vide fotos anexas extraídas do livro "A Primeira Corrida na América do Sul" , de Vergniaud Calazans/Empresa das Artes).
Para evitar o trânsito intenso de SP aos sábados, o AUTOMÓVEL CLUBE DO BRASIL (ACB) promove o evento comemorativo dos 100 Anos da Primeira Corrida no dia 27 de julho, domingo, a partir das 9h, percorrendo parte do mesmo trajeto realizado em 1908, passando pelas avenidas Sumaré, Brigadeiro Luis Antônio e Paulista, entre outras vias centenárias.
Projeto CORRIDAS do PASSADO
No evento o ACB lança programa inédito para resgatar antigas competições de automóveis. O projeto "CORRIDAS DO PASSADO" visa reproduzir, na medida do possível, os mesmos trajetos e detalhes originais, preservando assim a história do esporte e do próprio país.
O evento do dia 27 INAUGURA o projeto que, nas próximas edições, contará com corridas de fato. Nessa primeira ação, por respeito às limitações físicas de vários pilotos veteranos com idade avançada, o Automóvel Clube optou por comemoração em formato de passeio.

Alguns modelos raros que estarão no evento

O passeio contará com cerca de 100 veículos antigos/clássicos:Peugeot 1908 – mesmo ano da primeira corrida/Fiat 509 A 1927/Packard 1923/Fusca Hebmüller modelo 1951/Spyder 550 1955/JAGUAR XK 120 TYPE C 1952/Chevelle Malubú SS conversível 1965/Willis -Interlagos 1962/Chevrolet Belair 1956/VW Karmanguia 1967/Ford Farlane 1957 conversível/Willis Interlagos 1965 -Carro 22 Bird/MG TD 1952/Chevrolet Mod.Cupê - 1939 Hot/Willis - Interlagos – 1966/VW Karmanguia – 1970/Fiat/NSU 1961


TRAJETO DE DOMINGO (refazendo o percurso urbano de 1908):
Partida do Parque Antártica (Palestra Itália), seguindo pela Av. Sumaré, Av. Paulo VI, Av. Brasil, Av. Brig. Luiz Antonio, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Joaquim Eugenio de Lima, Av. Paulista, Av. Dr. Arnaldo, Rua Marjnatanael e Rua Capivari, com chegada e exposição na Praça Charles Miller (Pacaembu). Haverá Praça de Alimentação no local TRAJETO DA PRIMEIRA CORRIDA da América do Sul:

Circuito Itapecerica – SP/Itapecerica da Serra

Passou por ruas que mudaram de nome, mas continuam bem conhecidas: Avenida Antártica (hoje Francisco Matarazzo), Rua Tabor (Cardoso de Almeida), Avenida Municipal (Dr. Arnaldo), Rua Cerqueira César (Teodoro Sampaio), Mercado dos Caipiras (Mercado de Pinheiros)... e no retorno de Itapecerica... rampa do Caminho de Santo Amaro (Avenida Brigadeiro Luis Antônio) e Avenida Paulista.

Alguns dos homenageados que estarão presentes:

PILOTOS: Anízio Campos, Artur Bragantini, Bird Clemente, Bob Sharp, Chico Lameirão, Dante de Camilo, Denisio Casarine, Domingos Papaleo, Emílio Zambello, Jan Baldel, José Fernando Lopes (Toco), Luiz Evandro Campos (Águia), Luiz Lian Duarte, Luiz Pereira Bueno, LUIZ AMÉRICO MARGARIDO (82 anos), Nilo de Barros Vinhaes , Mário César de Camargo( Marinho), Oswaldo Barros, Roberto Dal Pont, Toni Bianco, Vinícius Losacco e GRAZIELA FERNANDES (ÚNICA PILOTA), entre outros.

In Memorian: CAMILLO CHISTOFARO,CHRISTIAN BINO HEINS JOSÉ CANDIDO VILLA FRANCA
MECÂNICOS: Antonio Otávio Ferreirinha, Jose D`Elia Filho, Miguel Crispim e Yutaka Fukuda
DIRIGENTES: José Aluísio Cardoso Bastos, Mário Pati e Orlando Casanova

Projeto Social:
O Automóvel Cuidando do Idoso - o ACB também está desenvolvendo um projeto que terá renda revertida para entidades de assistência a idosos.... dando ao hobby por carros antigos um caráter social voltado para pessoas que, infelizmente, ainda são descartadas da sociedade e abandonadas por suas famílias quando chegam numa idade avançada. O projeto deve ser posto em prática a partir de 2009.

Fátima Chuecco
Jornalista/Assessora de Imprensa

Nenhum comentário: