COMPRE AGORA

quarta-feira, julho 23, 2008

No Canadá, Tony acredita ter “um grande desafio”
Edmonton estréia na Fórmula Indy neste sábado

No avião nesta quarta-feira (23), Tony Kanaan ruma à Toronto, no Canadá, e depois seguirá em mais um vôo com destino a cidade de Edmonton, que tem uma população estimada em 1 milhão de habitantes, onde neste sábado (26) acontece o GP do Canadá, 13a etapa da Fórmula Indy. O circuito misto estréia na categoria, pois será o primeiro proveniente do calendário da extinta Champ Car. Por isso, Kanaan e a Andretti Green Racing apostam que os primeiros treinos serão fundamentais para conhecerem o autódromo que utiliza metade de uma pista de aeroporto. Outra preocupação são as equipes provenientes da Champ Car, que devem estar fortes devido a familiaridade com a pista, pois correram lá desde 2005.

“Por usar uma parte de um aeroporto e outra de um circuito normal, Edmonton tem algumas particularidades, mas me parece ser um lugar bem divertido de guiar. Os treinos livres desta quinta serão fundamentais para buscarmos um bom acerto, mas sei que teremos um grande desafio neste final de semana”, revelou Kanaan, vencedor do GP de Richmond dessa temporada, e atual 3o colocado na classificação geral. “Nós brigamos pelo campeonato, então vamos fazer o nosso melhor para diminuir a vantagem do Scott (Dixon)”, emendou o brasileiro, campeão da categoria em 2004.

Por causa das variações no tipo do asfalto, a Firestone, fornecedora oficial de pneus da categoria, irá levar 10 jogos de pneus para cada carro, um total de 1.186 pneus. Além de mais quatro jogos para cada um com os pneus de chuva. Os seis mais rápidos na classificação recebem um jogo de pneus slick extra. A configuração dos compostos será a mesma utilizada na prova de Watkins Glen, por causa das curvas em alta velocidade.

Nos circuitos mistos, as disputam iniciam acirradas já na classificação oficial que define o pole-position e as demais posições. A nova regra utilizada pela Indy desde o início do ano tem dado resultado. Os pilotos são divididos em dois grupos, sendo que os seis mais rápidos passam à fase seguinte. Com 12 carros na pista, se salvam novamente os seis melhores, que retornam ao autódromo para as últimas tentativas. No Canadá, a definição das posições dos 27 pilotos inscritos acontece nesta sexta-feira (25).

A quinta-feira (24), como destacou Kanaan, será de treinos livres, em duas sessões, com os pilotos se adaptando as 14 curvas com a extensão de 3.154 km. No sábado, após a largada, prevista às 18h (horário de Brasília), serão completadas 95 voltas, um total de 186,2 milhas ou duas horas de duração.

Confira a programação:

Quinta-feira (24)

1o treino livre – 18h15 às 17h45
2o treino livre – 19h45 às 20h45

Sexta-feira (25)

3o treino livre – 13h30 às 14h30
Classificação – 18h15

Sábado (26)

Warm-Up – 12h55 às 13h25
Largada – 18h

Anderson Marsili

Nenhum comentário: