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sábado, julho 15, 2006

* MERCADO: NOVO AUDI TT COUPÉ SERÁ MOSTRADO EM OUTUBRO PARA OS BRASILEIROS.


Depois de ser lançado oficialmente neste mês de julho no mercado europeu, o cupê esportivo está com apresentação oficial confirmada para o Salão Internacional do Automóvel, no Anhembi, em São Paulo, de 19 a 29 de outubro

O Audi TT Coupé terá duas opções de motor: 2.0 turbo de quatro cilindros e 3.2 V6
Começa a ser vendido, no Brasil, em fevereiro de 2007

Lançado em 1998, o Audi TT virou um ícone, um marco, um modelo cult do segmento de cupês esportivos e deu à marca um novo significado. A segunda geração, que acaba de ser lançada na Alemanha, é ainda mais surpreendente que a primeira: ganhou no design, na transmissão de força e na dirigibilidade.

O desenho do novo Audi TT Coupé é um símbolo de sua majestade e estabilidade. A carroceria desse "puro-sangue" mistura linhas poderosas e discretas. Os designers da Audi aperfeiçoaram com delicadeza o conjunto do modelo, baseado em uma combinação de círculos e cúpulas. O novo TT parece mais elástico e dá a impressão de querer mover-se rápido, mesmo estando parado. Em comparação à versão antiga, aumentou 137 mm no comprimento e 78 mm na largura: tem 4.178 mm de comprimento e 1.842 mm de largura. Ganhou também seis milímetros de altura: agora são 1.352 mm. A distância entre-eixos é de 2.468 mm.

A dianteira e a traseira ganharam expressividade: a grade do radiador serve como um elemento de definição da genética Audi, as largas entradas de ar insinuam a potência do motor, e os faróis bem marcados enfatizam a aparência esportiva do carro. Na traseira, os pára-lamas proeminentes e as lanternas tridimensionais ganham destaque. São dez as opções de cores metálicas ou peroladas e três sólidas.

Segurança é assunto sério no novo TT Coupé. Além da estrutura de alumínio reforçada, que garante maior proteção aos ocupantes em caso de colisões dianteiras, formando uma célula protetora, há barras de proteção lateral nas portas e design que protege inclusive os pedestres em caso de atropelamento. A segurança passiva conta com airbags frontais para passageiro e motorista, com dois estágios de abertura, de acordo com a severidade do impacto. Sidebags estão instalados na lateral dos assentos dianteiros para proteger o tórax e a cabeça dos ocupantes.

A carroceria de alumínio e aço é produzida pelo método de construção ASF Space Frame desenvolvido pela Audi. Pela primeira vez, esses materiais são usados em combinação, lado a lado. No total, 69 por cento da carroceria é de alumínio; os 31 por cento restantes, de aço, encontram-se na traseira, para balancear a distribuição de peso entre os eixos. A carroceria do TT pesa 206 quilos, sendo 140 kg de alumínio e 66 kg de aço. Se fosse construída inteiramente de aço, seria 48% mais pesada. Ponto importante já que o baixo peso é um fator chave no comportamento esportivo do novo TT Coupé. Descarregado, o TT 2.0 TFSI pesa apenas 1.260 kg (o mais leve de sua categoria); a versão 3.2 Quattro pesa somente 1.410 quilos.

Com a nova combinação de metais na fabricação do modelo, o TT Coupé ficou ainda mais seguro: ganhou 50% mais em rigidez estática à torção que a primeira versão. O coeficiente de arrasto do novo modelo melhorou: passou de 0,34 da versão anterior para 0,30. Para aumentar a propulsão, ao alcançar 120 km/h, um spoiler emerge da tampa do porta-malas. Quando a velocidade cai para menos de 80 km/h, o spoiler se recolhe automaticamente.

Para começar, o novo Audi TT está disponível na versão cupê 2+2. A versão Roadster será lançada mais para frente. O porta-malas do novo modelo tem capacidade de 290 litros e fácil acesso, graças ao tamanho da tampa. Com os bancos traseiros rebaixados, a capacidade sobe para 700 litros. Os bancos esportivos "seguram" os ocupantes nos assentos, graças a uma ótima contenção lateral, e podem ser recobertos com três opções diferentes de couro. A posição rebaixada dos assentos para motorista e ocupante dianteiro, em relação à versão anterior, garante sensação ainda mais esportiva.


O cockpit é totalmente voltado para o motorista, do ponto de vista ergonômico. O desenho circular, um clássico no TT, pode ser encontrado em vários elementos, como nas três entradas de ar centrais. Todas as linhas convergem para o painel de instrumento, com suas duas grandes escalas de velocidade e giros. Foi incluído ainda um velocímetro digital no display de informações para o motorista.

O novo modelo pode vir equipado com dois potentes motores a gasolina. A versão quatro cilindros 2.0 Turbocharged TFSI, com sistema de injeção direta de gasolina FSI, que desenvolve 200 cv de potência, acelera o carro de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos, com câmbio manual de seis marchas. A velocidade máxima é de 240 km/h, e o consumo de 13 km/litro.

O torque máximo de 280 Nm está disponível em uma larga faixa de rotações – desde 1.800 rpm até 5.000 rpm. Pelo pacote tecnológico, o propulsor foi escolhido por um júri internacional de especialistas como "O Motor do Ano", duas vezes consecutivas, em 2005 e 2006. Para se ter uma idéia, o sistema TFSI mistura a tecnologia de injeção direta de gasolina FSI, que já demonstrou sua superioridade no campeão de Le Mans R8, com o Turbocharger.

A segunda opção de motorização é ainda mais potente: um 3.2 V6 aspirado, que produz um som esportivo característico e desenvolve 250 cv de potência máxima, a 6.300 rpm, além de torque máximo de 320 Nm entre 2.500 e 3.000 rotações. O motor acelera o TT a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e tem máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. O consumo é de aproximadamente 10,50 km/litro.

Ambos podem estar equipados com caixa de câmbio manual de seis velocidades. Como opcional, é oferecido o câmbio S-Tronic, de dupla embreagem. O sistema combina as vantagens de uma caixa de câmbio manual e a de uma automática ao mesmo tempo, com ênfase na esportividade. Apesar de não ter pedal de embreagem, o S-Tronic é baseado tecnicamente na caixa de cambio manual de seis velocidades. Usando sistema de dupla embreagem e controle eletro-hidráulico inteligente, é possível engatar duas marchas "ao mesmo tempo": enquanto uma marcha está engatada, a próxima está pré-selecionada. Nas trocas de marcha, o engate é praticamente simultâneo, proporcionando aceleração constante do motor, sem interrupção.

Enquanto o motor de quatro cilindros vem com tração dianteira, a versão V6 distribui sua força entre o eixo traseiro e dianteiro por meio da tração integral permanente Quattro, uma tecnologia exclusiva no segmento de cupês esportivos. Em condições normais, o sistema direciona 85 por cento da força para a dianteira, mas, em situações extremas, pode-se direcionar 100 por cento da tração para um eixo ou outro, de acordo com a necessidade.

O sistema de suspensão dinâmica da Audi foi aperfeiçoado e submetido a novos ajustes. Por exemplo, o centro de gravidade ficou 9 milímetros mais baixo. A distribuição de força entre os eixos é a seguinte: na versão 2.0 TFSI (câmbio manual), 60 por cento na dianteira e 40 por cento na traseira. Na versão 3.2 Quattro, 59 por cento na dianteira e 41 por cento na traseira.

A concepção esportiva do conjunto garante mais prazer de dirigir e agilidade. As rodas mais largas, de 16 a 19 polegadas, e as numerosas intervenções na área de elastocinemática são aspectos importantes do novo modelo Audi. A suspensão dianteira de alumínio é do tipo McPherson e a traseira do tipo four-link, proporcionando ótimo dinamismo que alcança o nível dos esportivos de competição.




O TT 2.0 TFSI vem equipado, de série, com rodas de alumínio de 16 polegadas e pneus 225/55 R16. Na versão 3.2 Quattro, de série, rodas de 17 polegadas e pneus 245/45 R17. Todos os modelos TT são equipados com o novo sistema de freios a disco, com pastilhas altamente resistentes à fricção. O novo sistema ESP (programa eletrônico de estabilidade) foi desenhado para manter o comportamento dinâmico do esportivo.
Como opcional, há um sistema de amortecimento de alta tecnologia, em que minúsculas partículas magnéticas circulam no óleo dos amortecedores. Quando é aplicada uma voltagem, as partículas modificam as características de amortecimento em milésimos de segundos. Essa regulagem adaptável proporciona, de acordo com a situação de condução e preferência do motorista, mais conforto na rodagem ou dirigibilidade esportiva (modo Normal ou Sport, escolhido pelo condutor no console central). Nenhum outro concorrente do TT Coupé oferece tecnologia similar.


De série, o novo TT vem equipado com ar-condicionado automático, que regula a temperatura e ventilação de acordo com o ângulo de incidência do sol. Há também volante de couro esportivo com ajuste de profundidade e altura, o que facilita o acesso e saída do condutor. As saídas de ar, rádio, volante e muitos outros elementos têm elementos de alumínio.

Como opcionais, existem várias soluções como os faróis de xenônio que acompanham o traçado da pista nas curvas (standard na versão 3.2 Quattro) e o sistema que auxilia nas manobras de estacionamento, o Acoustic Parking System. Bancos dianteiros aquecidos e com ajuste elétrico também estão na lista de opcionais, assim como lavadores de faróis.

Um dos destaques é o novo sistema de rádio do TT, com características ultramodernas de recepção e reprodução de áudio, além de fácil controle: seis teclas de função, denominadas softkeys, comandam várias funções selecionadas no menu. Interface Bluetooth para celulares também está disponível. O funcionamento do telefone pode ser acessado por meio do MMI (Multi Media Interface), do volante ou por comando de voz. O controle do sistema de navegação, um opcional, baseia-se no sistema MMI, já usado nos modelos Audi A6, A8 e Audi Q7

Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho, MTb 12 079
Audi Brasil

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