COMPRE AGORA

domingo, julho 16, 2006

*F3 SUL-AMERICANA: RAZIA VENCE E REASSUME LIDERANÇA DO CAMPEONATO.

Piloto baiano ganhou pela sexta vez na temporada e inverteu vantagem de Mário Moraes: agora, quem está a um ponto do primeiro lugar é o paulista da Bassan Motorsport

O piloto baiano Luiz Razia (Razia Sports/Cia Athletica) venceu neste sábado (15) a décima etapa da Fórmula 3 Sul-Americana, realizada no Autódromo Internacional de Tarumã, na Grande Porto Alegre. Ele largou na pole position, liderou de ponta a ponta e marcou também a melhor volta da prova. Com esse resultado, Razia reassumiu a liderança da competição com 60 pontos, e inverteu a vantagem do piloto paulista Mario Moraes na tabela. Agora é Moraes que está a um ponto do primeiro lugar.

A vitória obtida pelo piloto da Dragão Motorsport mantém um tabu que já dura dez corridas nesta temporada: Razia e Moraes são os únicos a vencer corridas neste ano. Além de reassumir a liderança, o baiano confirmou a primeira posição nas principais estatísticas do campeonato. Em dez corridas, foram cinco vitórias, cinco pole positions e sete melhores voltas.

"Foi uma corrida difícil, por causa do piso molhado, e muito importante para o campeonato. Reassumi o primeiro lugar hoje, mas votaremos à pista ainda neste fim de semana e preciso manter o ritmo. Creio que amanhã será mais difícil porque saio na quarta posição e precisarei ter um carro muito rápido para terminar na frente. Ultrapassar não é uma tarefa das mais fáceis nessa pista", declarou Razia.

A segunda posição da corrida foi definida ainda na primeira volta, com uma ultrapassagem de Moraes sobre Diego Nunes na freada da "Curva do Laço". Na 12ª volta, um acidente de Fabio Casagrande na saída da Curva 1 motivou a entrada do Safety Car, que se manteve à frente do pelotão por três voltas.

Quando o carro de segurança deixou a pista, Razia aproveitou para abrir vantagem na liderança e as atenções se voltaram para a disputa pelo terceiro lugar. Bia Figueiredo assumiu o quarto posto com uma ultrapassagem sobre Clemente Faria e passou a perseguir Nunes. Os dois chegaram a se tocar na saída do Laço, mas Diego se manteve em terceiro.

"Acabamos errando na calibragem e tanto no começo da prova quanto na relargada meu carro era mais rápido. Mas no decorrer da corrida eu passei a perder rendimento e por isso o safety car foi positivo para mim. Normalmente o líder é prejudicado quando a bandeira amarela é agitada, mas neste caso aconteceu o oposto: em ritmo mais lento, meus pneus esfriaram e pude abrir um pouco novamente", finalizou Razia.

A próxima etapa da Fórmula 3 Sul-Americana será neste domingo. A pole é de Diego Nunes. Mario Moraes vai sair em segundo, Lu Boesel em terceiro e Luiz Razia, em quarto.

O resultado completo da décima etapa da temporada é o seguinte:

Corrida - Fórmula 3 Sudam

1º) Luiz Razia (Bra), 26 voltas em 30:39.445 (média de 153.46 km/h)
2º) Mario Moraes (Bra), a 1.865
3º) Diego Nunes (Bra), a 2.921
4º) Bia Figueiredo (Bra), a 4.594
5º) Clemente Faria Jr (Bra), a 11.172
6º) Fabio Beretta (Bra), a 13.440
7º) Nelson Merlo (Bra), a 13.538
8º) Lú Boesel (Bra), a 13.950
9º) Pedro Ferreira (Bra), a 15.071
10º) Eduardo Leite (Bra), a 23.014
11º) Lucilio Baumer (Bra), a 23.361
12º) Fernando Galera (Bra), a 28.277
13º) Felipe Ferreira (Bra), a 46.554
14º) Fabio Casagrande (Bra), a 14 voltas
Melhor Volta: Luiz Razia, 1:01.745

Fonte: Cronomap Timing (www.cronomap.com.br)
Inova Comunicação – Rafael Durante

Nenhum comentário: