COMPRE AGORA

quarta-feira, julho 12, 2006

* F-TRUCK VOLTA A CAMPO GRANDE DEPOIS DO MAIOR ACIDENTE DA CATEGORIA.

No ano passado, 19 caminhões bateram na largada da etapa mato-grossense e a prova foi cancelada por falta de concorrentes

O Autódromo Internacional de Campo Grande volta a ter a F-Truck que no ano passado sofreu o maior acidente da categoria que envolveu 19 dos 22 caminhões do grid de largada e que teve a prova cancelada por falta de condições técnicas e concorrentes.

Para o promotor Aurélio Batista Félix e pilotos tudo está esquecido, inclusive para o piloto de Goiânia Zé Maria Reis (Scania) que ficou mais de uma hora debaixo das ferragens de vários caminhões. "Vamos com toda empolgação para Campo Grande. Não sinto qualquer trauma em relação ao acidente e espero ir bem nesta prova, O circuito de Campo Grande é muito parecido com o de Goiânia, onde corri a vida inteira", lembra o piloto de Goiânia, Zé Maria Reis, que passou por várias cirurgias no joelho depois do acidente do ano passado.

Para o promotor da F-Truck, Aurélio Félix, a prevenção contra acidentes deve ser constante, assim como o sistema de resgate e socorro na pista "No ano passado já estávamos prevenidos para um acidente, apesar de não esperarmos que acontecesse da forma que foi. Agora estamos ainda mais preparados e alertamos constantemente os pilotos nos briefing que fazemos todos os sábados de corrida. A largada é sempre um momento de tensão para nós", lembra o promotor que também solicitou aos comissários da CBA para tomarem algumas providências no sentido de evitar que os pilotos acelerem na curva que antecede o ponto de largada, antes da bandeirada do diretor de prova. "O espaço entre a curva e o ponto de largada é muito pequeno e acaba sendo uma largada cega para quem vem atrás. Várias medidas foram tomadas, mas o risco é sempre grande na largada", lembra o promotor Aurélio Félix.

Por ser a prova que abre a metade do campeonato, o clima de disputa nos bastidores das equipes é de muito trabalho e um otimismo necessário para a disputa da segunda metade do campeonato. Quem conseguiu acertar seu Truck está na parada, quem ainda está procurando o caminho dos acertos já começa a ficar para traz na disputa pelas melhores posições no campeonato. Renato Martins (Volkswagen), o primeiro campeão da F-Truck (1996) é um dos concorrentes otimistas e preparados para a briga pelo título. Após a vitória na última etapa em Guaporé, ele volta a ficar entre os favoritos faltando cinco provas para o final da temporada, Apenas, um, fator pode preocupar a equipe na prova no circuito sul-mato-grossense. Seu caminhão ficou totalmente destruído no treino que a equipe RM fez em Londrina. O piloto era o novo componente da equipe, Adalberto Jardim. "Preparamos um caminhão totalmente novo e com a receita do antigo", garante o chefe de equipe Franklin Macedo de Almeida.

Para o líder Pedro Muffato (Scania) a estratégia é fazer uma corrida para se manter na liderança do campeonato. Toda corrida é um novo desafio e as diferenças de pista não nos deixa preocupado. O que vale é o trabalho de acerto e contarmos com a sorte para não aparecer qualquer problema crônico no caminhão. Estamos muito bem", diz com otimismo o líder do campeonato, que tem 66 pontos, dez a mais do que Wellington Cirino (Mercedes-Benz) e 11 de vantagem de Roberval Andrade (Scania).

No último ano da era dos motores com alimentação eletrônica na F-Truck, os pilotos que correm com caminhões que ainda usam bombas injetoras correm atrás da desvantagem em relação aos novos equipamentos com alimentação eletrônica. Tanto a equipe DF Motorsport de Djalma Fogaça (Fogaça, Beto Monteiro e Luiz Carlos Zapelline) e Leandro Totti trabalharam incessantemente e nem se abalaram pelo fiasco da nossa seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo. Leandro Totti da Londrina Truck Racing continua a busca de um título merecido, tendo liderado o campeonato várias vezes. Sua primeira vitória na F-Truck foi justamente em Campo Grande em 2004, e sempre andou muito forte neste circuito. "No ano passado fizemos a pole, fomos desclassificados pelo excesso de fumaça e metemos dois segundos no segundo mais rápido no warm-up", lembra o chefe de equipe Ernesto Pívaro.

O otimismo para a prova de Campo Grande também é sentido em Santos, onde o preparador Hamilton Feitosa da ABF Mercedes-Benz está com o novo caminhão para Wellington Cirino, o tri-campeão da F-Truck. "Tivemos problemas em Guaporé, mas em Campo Grande vamos estrear uma nova versão de motor com a garantia de uma melhor resistência. A reta longa e a baixa umidade relativa do ar exigem uma regulagem específica", lembra o chefe de equipe, que divide a preparação dos motores Mercedes-Benz dos F-Truck de Wellington Cirino e Geraldo Piquet com o engenheiro Franz Schmidt.

Com apenas um ponto de diferença de Cirino, na terceira posição no campeonato, também aparece Roberval Andrade (Scania) que diz estar bem preparado para a prova de Campo Grande. "Estamos bem esse ano, tivemos problemas em Guaporé, mas já estamos pronto para uma boa prova em Campo Grande", diz Roberval Andrade que este ano já venceu em Interlagos e foi segundo em Caruaru.

Muito animados também estão os pilotos classificados entre os dez primeiros na tabela do campeonato. Entre eles, Débora Rodrigues (Volkswagen) e o meio-estreante Vinicius Ramires (Mercedes-Benz) que dividem a sexta posição no campeonato com 23 pontos. Débora marcou pontos em todas as etapas e poderia estar melhor se não tivesse os problemas eletrônicos no seu Volkswagen Constellation, e Vinicius Ramires vem se mantendo bem no campeonato com seu novo Mercedes-Benz Axor 2044, marcando pontos em todas as etapas. Outro piloto que garante uma boa atuação em Campo Grande é o representante de Santa Catarina, Luiz Carlos Zapelline (Ford), oitavo colocado no campeonato. O piloto que trocou de marca este ano – de Volkswagen para Ford -, já colocou seu nome na história da F-Truck com uma vitória em Curitiba no ano passado e não esconde seu otimismo em relação aos concorrentes – "Estou sempre pronto para andar na frente. É só me darem condições", reclama com seu jeito característico, o catarinense Luiz Carlos Zappeline.

PROGRAMAÇÃO DA 5ª ETAPA DA F-TRUCK – CAMPO GRANDE, MS

(Sujeito a alterações, informadas durante a semana da prova)

Sexta-feira (14/07)
14h00 às 15h00 – 1° Treino Livre da F-Truck
16h00 às 17h00 – 2° Treino Livre da F-Truck


Sábado (15/07)
09h00 às 10h00 – 3° Treino Livre da F-Truck
11h15 às 12h15 – 4° Treino Livre da F-Truck
14h15 às 14h35 – Treino de Verificação de fumaça
15h00 às 16h30 – Treino de Classificação da F-Truck


Domingo (07/08)
09h15 às 10h00 – Warm-up da F-Truck
11h10 às 11h20 – Show dos Pace Truck e Motos
11h25 às 12h35 – Truck Teste e Desfile dos Pilotos
13h15 às 13h30 – 2º Show dos Pace Truck e Motos
Às 14h00 – Largada da F-Truck.


TRANSMISSÃO AO VIVO PELA BAND TV - TÉO JOSÉ - NARRAÇÃO, EDU HOMEM DE MELLO - COMENTÁRIOS E LUIZ SILVÉRIO EM REPORTAGENS

Classificação do Campeonato após 4 etapas: 1) Pedro Muffato (Scania), 66 pontos; 2) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 56 pts.; 3) Roberval Andrade (Scania), 55 pts.; 4) Renato Martins (Volkswagen), 40 pts.; 5) Leandro Totti (Ford), 37 pts.; 6) Débora Rodriguez (Volkswagen) e Vinicius Ramires (Mercedes-Benz), 23 pts.; 8) Luis Zappelini (Ford), 17 pts.; 9) Beto Monteiro (Ford), 13 pts.; 10) Djalma Fogaça (Ford), 12 pts.; 11) Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) e Herberto Heinen (Volkswagen), 11 pts.; 13) Vignaldo Fizio (Mercedes-Benz), 10 pts.; 14) José Cangueiro (Mercedes-Benz) e Beto Napolitano (Volkswagen), 8 pts.; 16) José Maria Reis (Scania), 7 pts.; 17) João Maistro (Scania), 6 pts.; 18) Regis Boessio (Iveco), 4 pts.; 19) Fabiano Britto (Volvo) e Diumar Bueno (Volvo), 3 pts.; 21) Eduardo Mad Macarrão (Ford), 2 pts. E 22) Adalberto Jardim (Volkswagen), 1 ponto.

Campeonato de Marcas: 1) Scania 105 pontos; 2) Mercedes-Benz 93 pontos; 3) Ford 68 pontos; 4) Volkswagen 51 pontos; 5) Iveco 4 pontos; 6) Volvo 3 pontos.

Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone
Informações atualizadas sempre no site
www.formulatruck.com.

Foto: Orlei Silva
Dinho Leme
Dinho Leme Comunicação

Nenhum comentário: