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quarta-feira, outubro 31, 2007

* LUCAS DI GRASSI DISPUTARÁ MARATONA DE NOVA YORK.

Piloto brasileiro embarca hoje (31/10) em Londres para correr uma das mais tradicionais provas de rua do mundo

Em compasso de espera sobre seu futuro, e com a expectativa de seguir adiante seu projeto de chegar à Fórmula 1, o brasileiro Lucas Di Grassi colocará à prova o seu condicionamento físico – especialmente desenvolvido para pilotar os potentes carros da GP2 e da Fórmula 1. Neste domingo, Lucas disputará, ao lado do finlandês Heikki Kovalainenn, titular da Renault na F1, a famosa Maratona de Nova York.

Di Grassi e Kovalainenn percorrerão os 42 quilômetros de corrida defendendo a equipe ING – banco holandês que patrocina a equipe francesa na Fórmula 1. Adepto das práticas esportivas e conhecido por seu zelo com a condição física, Lucas disputará pela primeira vez uma maratona internacional. "Antes de mais nada, será um misto de diversão e prazer, pois esta corrida é uma espécie de superprova para os praticantes de corrida a pé em todo o mundo", diz o brasileiro. "Mas será também uma oportunidade de colocar a prova o meu condicionamento físico. Vai ser muito interessante", completa Di Grassi, que em 2007 integrou, pelo quarto ano consecutivo, o RDD (Renault Driver Development), programa de desenvolvimento de jovens pilotos bancado pela equipe Renault F1 Team.

Na atual temporada, Lucas Di Grassi sagrou-se vice-campeão da GP2, categoria de acesso à Fórmula 1 – um torneio que, além de Kovalainen, promoveu Lewis Hamilton e Nico Rosberg á categoria máxima. A disputa foi das mais emocionantes da história da categoria, sendo decidida apenas na última etapa do campeonato.

Sobre a Maratona de Nova York – A primeira edição da prova aconteceu em 1970 e desde então não houve nenhuma interrupção. Tradicionalmente, a largada é dada às 10 horas e 47 minutos locais, sobre a maior ponte pênsil do mundo, ao som de um tiro de canhão do Forte Wadsworth. O atual percurso começa em Staten Island, pouco antes da ponte Verazano, e vai até o Brooklyn.
Dali, os atletas seguem para Queensborough, atravessando o bairro do Queens. Os competidores cruzam a ponte já em Manhattan, viram à direita e fazem um retorno em direção ao Bronx, já passando ao lado do Central Park. A chegada se dá ao sul do parque, na altura da Rua 67. O único brasileiro a vencer uma edição da Maratona de Nova York foi Marilson Gomes da Silva, no ano passado.

Crédito da foto: Charles Coates/GP2

Rodolpho Siqueira, Cleber Bernuci e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.

* GT3: GOIANO FAZ ESTRÉIA "EM CASA".

Sérgio Lucio, que disputa a Pick Up Racing, será parceiro de Fábio Casagrande e vai acelerar um Dodge Viper pela primeira vez

O paulista Fabio Casagrande terá um novo parceiro na quarta rodada dupla do Brasil GT3 Championship, que será disputada no próximo dia 4 no Autódromo Internacional de Goiânia. Sérgio Lúcio, piloto goiano radicado em Brasília, se revezará com o americanense no comando do Dodge Viper Coupé número 13.

Lucio atualmente disputa a Pick Up Racing, campeonato no qual é o sétimo colocado na classificação geral com 32 pontos. O goiano também contabiliza na temporada uma pole position e um segundo lugar em corrida. Para ele, uma experiência completamente nova. "Nunca andei com um carro dessa potência e de tamanha tecnologia. Estou muito ansioso pela minha estréia", disse.

O piloto goiano ainda não conheceu pessoalmente seu novo parceiro, que está na Europa a negócios. "Foi tudo muito rápido. Eu estava interessado em disputar a GT3 e o Claudio Ricci (piloto de um Ferrari F430 ao lado de Walter Derani), que é meu amigo, me falou sobre essa possibilidade. Logo acertamos minha participação por telefone", contou Lúcio, de 40 anos e que acumula em seu currículo o título da Copa Corsa de 1995, das Mil Milhas na categoria de carros com cilindrada até 1.600 litros, além de participações no Rali dos Sertões e um título no Motocross.

Ao contrário do novo parceiro, ele conhece a pista do Autódromo Internacional de Goiânia, palco da próxima rodada da GT3. "Corri duas vezes lá e posso dizer que é um traçado simplesmente delicioso para se pilotar. Imagino como deve ser com uma máquina dessas", afirmou.

Sérgio Lúcio demonstra empolgação com a oportunidade. "Vou trabalhar para me adaptar o mais rápido possível ao Viper. Vi algumas corridas pela televisão e achei muito legal, bastante nivelado, e não vejo a hora de estar ali no meio correndo contra supermáquinas como Ferrari, Lamborghini, Porsche... É uma categoria que tem tudo para crescer. Gosto de velocidade e só quero acelerar".

Foto: Miguel Costa Júnior

Cleber Bernuci, Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.

* TUDO PRONTO PARA A LARGADA DA MARATONA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 2007.



A partir da próxima quinta-feira, o kartódromo de Interlagos, em São Paulo, será palco de uma corrida diferente. Não vencerá o carro mais rápido, mas aquele que atingir a maior eficiência energética.

É o desafio criado pela Maratona da Eficiência Energética, uma competição que entra em sua quarta edição reunindo 25 equipes. Disputada por estudantes de design e engenharia, contará com a presença de universidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
A estimativa de consumo dos protótipos para 2007 é superar a barreira dos 1.000 quilômetros com um litro de gasolina. Os carros elétricos a bateria deverão percorrer mais de 200 km/Wh.

ENEMOBI
O evento será aberto com o II ENEMOBI - Encontro Científico sobre Eficiência Energética em Prol da Mobilidade. Realizado no dia 01/11 às 14 horas, terá a forma de uma grande "mesa redonda", com a presença de especialistas, pesquisadores e professores.
Também serão apresentadas quatro palestras, enfocando as últimas tecnologias desenvolvidas pela indústria de pneumáticos, motores e combustíveis para reduzir o consumo e as emissões dos veículos, além do potencial de aplicação das energias renováveis.

Palestras do ENEMOBI 2007:

1 - A contribuição do pneu para a redução do consumo de energia. Os aprimoramentos em performance e as melhorias no processo de manufatura, com a conseqüente redução do impacto ambiental.
Palestrantes: Renato Silva e Claude Fondeville (Michelin)
2 - Qual será o combustível do futuro para os motores convencionais? Biocombustíveis versus combustíveis tradicionais.
Palestrantes: Mozart Queiroz (Petrobras) e Prof. Ulf Schuchardt (UNICAMP)
3 - Como a tecnologia aborda a questão da economia nos motores atuais? Como ficam as versões multicombustíveis neste contexto.
Palestrantes: João Irineu Medeiros (Fiat Powertrain) e Prof. Antonio Moreira (Escola de Engenharia de São Carlos)
4 - As fontes de energia atuais e futuras. O papel da agroindústria como fornecedora de combustíveis.
Palestrantes: Profs. Caio Glauco Sanches e Oscar Braunbeck (UNICAMP)

Lazer no Feriado

A competição também será uma opção de lazer para o paulistano que decidir ficar na cidade durante o feriado. O kartódromo oferece toda a infra-estrutura necessária ao público e a entrada será grátis. As disputas principais acontecerão no sábado das 8 às 12 horas.

Programação da Maratona 2007

Quinta-feira - 01/11
Preparação dos Protótipos: 9 às 17 horas
ENEMOBI: 14 às 17 horas

Sexta-feira - 02/11
Vistoria Técnica: 9 às 12 horas
Treinos Livres: 13 às 17 horas

Sábado - 03/11
Competição: 8 às 12 horas
Premiação: 13 horas
Segunda Maior do Mundo

Criada em 2004 pela Projeto de Comunicação, a Maratona da Eficiência Energética colocou o Brasil entre os quatro países que organizam grandes disputas estudantis voltadas à pesquisa da eficiência energética automotiva.
Atualmente, é a segunda maior prova do gênero no mundo. É superada apenas pela competição francesa, realizada desde 1985.

Com patrocínio da Petrobras, Fiat, Michelin e NSK Rolamentos, a Maratona premiará as três universidades que alcançarem o menor consumo energético (em cada categoria) com veículos e motores.

Douglas Cavallari – Taller Comunicação

* STOCK CAR: COMEÇA A VENDA DE INGRESSOS PARA O RIO DE JANEIRO.


Prova, válida pela 10ª etapa, será no dia 18, em Jacarepaguá

São Paulo - A penúltima etapa da Copa Nextel Stock Car será realizada no dia 18 de novembro, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro. Será a terceira etapa válida pelo Playoff que apontará o campeão de 2007 da principal categoria do automobilismo nacional. Também farão parte da programação a oitava prova da Stock Car Light e a nona etapa da Stock Jr. Os ingressos para disputa já estão à venda pelo sistema da Ticket Master, que possibilita a compra pela Internet ( www.ticketmaster.com.br), telefone ou postos de venda espalhados pelas principais cidades do país.

O valor do ingresso de arquibancada coberta é R$ 20,00 e da descoberta é R$ 15,00, enquanto o Passe de Visitação aos boxes custará R$ 50,00 (somente pela Internet ou telefone). Crianças até 08 anos, acompanhadas de pais ou responsável legal, não pagam entrada para assistir na arquibancada. Acima desta idade pagam normalmente. A visitação aos boxes é liberada para crianças á partir de 05 anos mediante compra da credencial. Menores de 05 anos não acessam os boxes.

Os ingressos de meia-entrada para estudantes, deficientes físicos, professores da rede pública, menores de 21 anos, idosos (maiores de 60 anos) serão vendidos nas bilheterias do autódromo no dia 18, das 7 às 13 horas, e mediante apresentação, no ato da compra, do documento que comprove idade, condição de estudante e carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação

Locais de venda e opções de pagamento:

Pela Internet: www.ticketmaster.com.br
Central Ticketmaster: por telefone, entrega em domicílio (taxa de conveniência e de entrega): (11) 6846-6000 ou 0300 789 6846* das 9h às 21h - segunda a sábado (custo da ligação é de R$ 0,30 por minuto + impostos de telefone fixo e R$ 0,77 por minuto + impostos de telefone móvel).

São Paulo - Capital

***Auditório do Ibirapuera: de terça a domingo, das 9h às 18h - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque do Ibirapuera.
*Citibank Hall: diariamente, das 12h às 20h Avenida dos Jamaris, 213 - Moema;
*Teatro Abril: 2ª a sábado, das 12h às 20h; domingo, das 14h às 20h - Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 411 - Bela Vista - São Paulo - São Paulo
**FNAC Pinheiros: 2ª a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 14h às 20h - Avenida Pedroso de Moraes, 858 Pinheiros;
**FNAC Paulista: 2ª a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 14h às 20h - Avenida Paulista, 901 ou Alameda Santos, 960 Jardins;
**FNAC Morumbi: MorumbiShopping - de 2a a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 13h às 22h;
*Saraiva Mega Store Morumbi Shopping, Shopping Eldorado e Shopping Ibirapuera - de 2a a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 13h às 21h; Shopping Center Norte - de 2a a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 12h às 21h; ***Shopping Anália Franco, de 2a a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 13h às 20h.
*Siciliano Itaim- Rua Cardoso de Melo, 630: de segunda à quinta, das 9h às 20h30; sexta e sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 20h30

São Paulo ABC e Interior

***Loja AM/PM Posto Ipiranga Gravatinha: Avenida Portugal, 1756 - Bela Vista Santo André - de 2ª a 6ª, das 09h às 21h; sábado, das 09h às 18 h.
**FNAC Campinas: de 2a a sexta, das 10h às 22h; Sábado das 10h às 22h e domingo e feriados, das 12h às 20h - Parque Dom Pedro Shopping Av. Projetada Leste, 500 Campinas;
****Cia. Athletica de 2ª a sexta, das 09h30h às 21h30h; sábado, das 10h às 19h; e domingo e feriados, das 10h às 17h - Shopping Galeria - Rod. D. Pedro I, Km 131,5 - Campinas
Brasília
**FNAC Brasília: de 2ª a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 12h às 21h - Park Shopping - SAI/SO Área 6580

Curitiba
**FNAC Curitiba: de 2ª a sábado, das 11h às 22h; domingo e feriados, das 14h às 20h ParkShopping Barigüi - Avenida Professor Pedro Parigot de Souza, 600

Belo Horizonte
***Chevrolet Hall: de 2ª a sábado, das 12h às 20h; domingo e feriados, das 14h às 20h - Av. Nossa Senhora do Carmo 230 - Bairro São Pedro
***Livraria Leitura Savassi: de 2ª a sexta, das 9h às 20h; sábado, das 9h às 18h - Avenida Cristóvão Colombo 167 - Bairro Savassi

Rio de Janeiro
**FNAC Barra Shopping: de 2a a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 15h às 21h Av. das Américas, 4600/ Loja B 101/114 Barra da Tijuca RJ;
*Modern Sound: de 2a a sexta, das 09h às 20h; sábados, das 9h às 19h Rua Barata Ribeiro, 502/ LJ D2-D4-D6 Copacabana;
*****Saraiva Mega Store Norte Shopping: de 2a a sábado, das 10 às 22h; domingos e feriados, das 15 às 21h - - Av. Dom Helder Camara, 5080/ LJ 4503 - Piso S - Pilares;
*Mega Saraiva Rio Sul: de 2a a sábado, das 10 às 22h; domingos e feriados, das 12 às 21h Rio Sul Rua Lauro Miller, 116/LJ 301 3º Piso - Botafogo;
***Posto Ipiranga CW332: diariamente, das 09h30 às 17h Rua Real Grandeza, 332 / 336 Botafogo;
***Posto Ipiranga Jockey Rio: diariamente, das 09h30 às 17h Av. Bartolomeu Mitre, 1361 Gávea;
***Posto Ipiranga Sol da Lagoa: diariamente, das 09h às 18h Av. Epitácio Pessoa, 3666 Lagoa

Forma de Pagamento:

*Dinheiro, cartões de débito e crédito, visa, mastercard, diners e amex.
**Dinheiro e cartão de débito.
***Dinheiro, cartões de crédito VISA e AMEX; e cartão de débito VISA Electron.
****Dinheiro, cartões de débito e crédito visa, mastercard e diners.
*****Dinheiro

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Pirelli e Caixa, com co-patrocínio de TAM, Medley, Bosch, Texaco e Petrobras.

Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

fotos: Carlos Pandolfe

* 9º GP AYRTON SENNA DE JORNALISMO.

* RALLY: TUDO INDEFINIDO NA DISPUTA PELO TÍTULO DA COPA TROLLER NORDESTE NESTE FIM DE SEMANA.

As inscrições podem ser feitas pelo site: www.copatroller.com.br .

Final será realizada em rodada dupla: Fortaleza – Sobral (no sábado) e Sobral-Fortaleza (domingo)

Título indefinido! Neste fim de semana (03 e 04/11) serão definidos os campeões da Copa Troller Nordeste 2007 – um dos principais campeonatos de rally de regularidade da região. A organização da competição realizará uma rodada dupla ente Fortaleza e Sobral. No sábado (03/11), os trolleiros seguem de Fortaleza para Sobral, em 280Km de percurso desbravando as trilhas do sertão cearense. No domingo (04/11), os competidores das categorias Graduados, Turismo, Expedição e Amigos seguirão por mais 260Km até voltar para Fortaleza, passando por serras e dunas.

"A prova vai ser bem interessante, pois cada etapa vai ter uma característica diferente, o que vai tornar a decisão pelo título bem disputada", disse o diretor da Copa Troller, Haroldo Scipião. As inscrições para as duas etapas decisivas da Copa Troller Nordeste podem ser feitas através do site: www.copatroller.com.br .

Com 36 pontos, a dupla potiguar Oscar Medeiros/Wellington Resende lideram a categoria Graduados, das duplas mais experientes, da Copa Troller Nordeste. Em segundo aparecem os cearenses Stenio Pimentel e Ricardo Chaves, com 32. Os paraibanaos Alexandre Trindade e Antônio Marinho estão em terceiro, 27. Logo em seguida, os cearenses André Aguiar/Erick Rêgo, 23; e Cesinha Romar/Eduardo Aragão, com 22. Como surpresa e ainda acreditando no título, os campeões da etapa de Salvador, Daniel Mota/Jean Paul, com 21 pontos. "Nada está definido. Essa rodada dupla será emocionante e muitas duplas competentes e comg randes pilotos e navegadores de todo o Nordeste estão confirmando presença o que vai tornar a prova ainda mais disputada e difícil", disse o piloto Oscar Medeiros.
Entre os competidores da Turismo, o casal baiano Almir Magalhães/Ryanne Santana assumiram a liderança após vencer em casa. Em segundo, estão os norte-rio-grandenses Leonardo Araújo e Matheus Galvão, 42 pontos. Os cearenses Alex Lucas/Rodrigo Gondin, 34; e Joathan Castro/Álvaro Cláudio; 30; seguem em terceiro e quarto na classificação da categoria. "Perdemos a liderança em Salvador, mas não tem nada perdido. Vamos em busca desse primeiro título para a nossa dupla", ressaltou Leonardo Araújo. "Vai ser tudo ou nada em Fortaleza. Regularidade e cabeça fria serão fundamental", disse o piloto de Feira de Santana, Almir Magalhães.

Assim como em Salvador, no dia 30 de setembro - terceira etapa do ano, nessa rodada dupla um dos destaques da prova é a categoria Amigos, na qual participam qualquer carro 4x4, desde que o dono do veículo seja convidado por um trolleiro já inscrito. Em seu quinto ano de existência, a Copa Troller surgiu com a proposta de atender à necessidade dos proprietários de utilizar os seus jipes na trilha. E a melhor forma é uma prova de regularidade, onde os pilotos podem testar todo o potencial do seu carro em diferentes tipos de terreno, além de interagir e fazer amizades com outros donos de Troller.

A Copa Troller 2007 tem o Patrocínio Master de Goodyear, Co-Patrocínio de Unicard Unibanco e Tecmes/Catia. Apoio de Bavaria sem Álcool, Lubrizol, Garret, Tracker-LoJack, Zanoello, Gabardo, Petink, Adventure Gears, Metal Mecânica Maia e LDB Transportes.
PROGRAMAÇÃO – Na sexta-feira (02/11), a organização da Copa Troller realiza o briefing para etapa Fortaleza/Sobral a partir das 18h na concessionária Trilha Fort em Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 14 – Iracema). No sábado (03/11) será realizada a largada na Avenida Beira Mar (por trás do Clube Náutico), a partir das 9h da manhã. O briefing da quinta etapa (Sobral/Fortaleza) acontece em Sobral às 18h de sábado.

No domingo, a largada será realizada do Arco de Nossa Senhora de Fátima a partir das 9h com chegada programa em Fortaleza, no Hotel Marina Park, a partir das 14h, onde será realizada a confraternização e premiação. Mais informações e detalhes no site: www.copatroller.com.br .

SOBRAL/CE - Sobral é a principal cidade do noroeste e a segunda mais importante do estado em termos econômicos e culturais, sendo a terceira maior região metropolitana, atrás somente da capital Fortaleza e de Juazeiro do Norte, na região sul. O clima de Sobral é tipicamente tropical, quente e seco, com uma temperatura média de 30 graus centígrados e com uma altitude de 69 metros. Sobral localiza-se a 238 quilômetros de Fortaleza, a qual conecta-se também por uma ferrovia, atualmente usada sobretudo pelo Grupo Votorantim. O acesso rodoviário é feito pela BR-222, que liga o Ceará ao Piauí e, conseqüentemente, ao Maranhão e ao Pará.

Situado no Boulevard Pedro I, hoje Av. Dr. Guarany, o Arco de Nossa Senhora de Fátima é um dos monumentos que mais caracterizam a Cidade. No local, existia o Cruzeiro das Almas, erguido por iniciativa do missionário Frei Vidal da Penha, como símbolo de fé, na sua passagem por Sobral, no final do século XVIII.

Programação da Copa Troller Nordeste –

FINAL - Fortaleza - Sobral - Fortaleza (3 e 4/11)

SEXTA-FEIRA (02/11)
18H - Briefing Etapa Fortaleza/Sobral, Confirmação das inscrições, Entrega de alimentos e camisetas, adesivagem e vistoria.
LOCAL: Trilha Fort - Av. Pessoa Anta, 14 - Praia de Iracema - Fortaleza/CE

SÁBADO (03/11)
9h: Largada Oficial
Local: Avenida Beira Mar (atrás do Clube Náutico) - Fortaleza/CE
18h: Briefing Etapa Sobral/Fortaleza
Local: Sobral/CE

DOMINGO (04/11)
9h: Largada Oficial
Local: Arco Central de Sobral/CE
14h: Festa de Encerramento, almoço e premiação
Local: Marina Park
Av. Presidente Castelo Branco, 400
Praia de Iracema - Fortaleza/CE

fotos: Donizetti Castilho

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: www.copatroller.com.br

Assessoria Nordeste
Freire Neto (Usina Comunicação)

* FUTEBOL DOS PILOTOS TERÁ PARTICIPAÇÃO DE CÉSAR SAMPAIO E PALHINHA NO MORUMBI.

Ex-atletas profissionais serão integrados aos times para jogar ao lado de Felipe Massa em torneio beneficente.

Jogar no gramado do Morumbi, um dia após a partida que pode garantir o pentacampeonato brasileiro ao time, seria um sonho para qualquer torcedor do São Paulo. Não será diferente com Felipe Massa. O piloto da Ferrari terá esta oportunidade na próxima quinta-feira (01), a partir das 14h00, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, durante o tradicional Futebol dos Pilotos. O evento de confraternização de final de temporada, promovido há mais de dez anos pela V10 Treinamento Esportivo (academia que cuida da preparação física de Felipe Massa), reunirá pilotos de diversas categorias como Fórmula 1, Stock Car, GP2 e A1GP.

A novidade deste ano será a participação de ex-jogadores profissionais ao lado dos pilotos. Dois atletas com passagem pelo São Paulo já confirmaram presença. César Sampaio, que atuou pela Seleção Brasileira na Copa da França, em 1998, disputará o torneio pela equipe de Felipe Massa.

Outro que garantiu participação foi Palhinha, ídolo da torcida, que conquistou o Mundial de Clubes pelo São Paulo no início da década passada. O torneio promovido pela V10 Treinamento Esportivo tem três equipes que jogam entre elas e vence aquela que tiver mais vitórias no final do dia.

Além de aproximar os pilotos, o evento tem perfil beneficente, com a presença de cem crianças da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Elas terão contato direto com os ídolos e receberão brinquedos das mãos dos pilotos pouco antes deles entrarem em campo.

Acompanhando toda a movimentação estará o Secretário Municipal de Esportes de São Paulo, Walter Feldman. A academia V10 Treinamento Esportivo, que fica na Vila Nova Conceição, é dirigida pelos professores Vanderlei Pereira e Mariangela Goerk e se especializou na preparação de pilotos de corrida.

FUTEBOL DOS PILOTOS
Data: Quinta-feira, 1º de novembro
Horário: 14h00
Local: Estádio do Morumbi. Praça Roberto Gomes Pedrosa, s/n. Morumbi.

Principais Presenças: Felipe Massa (Fórmula 1), Luciano Burti (Stock Car), Antonio Pizzonia (Stock Car), Tony Kanaan (Fórmula Indy), Sérgio Jimenez (A1GP), Xandinho Negrão (GP2), César Sampaio (ex-jogador), Palhinha (ex-jogador) e Walter Feldman (Secretário Municipal de Esportes de São Paulo).

Dinho Leme Comunicação

terça-feira, outubro 30, 2007

* STOCK CAR: RODRIGO SPERAFICO PARTICIPA DO PROGRAMA LINHA DE CHEGADA.

Piloto da equipe Genéricos Biosintética Stock Car comenta sobre sua vitória em Tarumã (RS)

Após vencer a 10ª etapa da Copa Nextel Stock Car, realizada no último domingo (28), no Autódromo de Tarumã (RS), Rodrigo Sperafico é o convidado especial do Linha de Chegada. O programa vai ao ar na madrugada desta quarta-feira (31) às 0h15, no Sportv 2 (canal 38 da SKY e NET).

Com o resultado, o piloto da Genéricos Biosintética Stock Car subiu para o 3º lugar na tabela do campeonato, com 242 pontos. Cacá Bueno segue na liderança (272), e Thiago Camilo é o segundo (247). Ao longo da temporada, Sperafico já conquistou duas vitórias e três pole positions.

Além do paranaense, participam do programa os pilotos Duda Pamplona, Antônio Jorge Neto e Thiago Camilo. A próxima etapa da Stock Car acontece no dia 18 de novembro, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Especializado em debates voltados exclusivamente ao automobilismo, o Linha de Chegada é apresentado por Reginaldo Leme e comentado por Lito Cavalcanti.

foto: Fernanda Freixosa

ReUnion Press
Assessoria de Imprensa da Equipe Genéricos Biosintética Stock Car
Milla Delfino

CDI – Casa da Imprensa
Assessoria de imprensa Aché Laboratórios
Eleni Gritzapis / Thiago Coletti

* GT3: CARROS ESPECIAIS, CUIDADOS IDEM.

Supermáquinas que disputam sua primeira temporada no Brasil vêm com manuais minuciosamente detalhados. Eles estão mudando a forma de trabalhar das equipes no País

Chefes de equipe, mecânicos e engenheiros baseiam-se sempre no conhecimento e na experiência para o acerto e manutenção dos carros de corrida. E no Brasil GT3 Championship, categoria que reúne alguns dos mais desejados carros do planeta e que no final de semana que vem realizará sua quarta rodada dupla em Goiânia (GO), não poderia ser diferente. No entanto, o torneio vem estabelecendo um novo padrão de qualidade no que tange a manutenção e utilização de seus bólidos, que são na verdade supercarros: Ferrari F430, Porsche 997 GT3 Cup, Lamborghini Gallardo, Dodge Viper Coupè e outros modelos que devem desembarcar em breve no país, segundo a organização do campeonato. Uma das inovações em termos de carros de corrida é o fato de os técnicos utilizarem um manual fornecido por cada marca participante da competição, com instruções que devem ser seguidas à risca.
“Estes manuais reúnem detalhes importantes de cada carro, dicas de manutenção e tempo (ou quilometragem) para a troca ou revisão de peças. Em alguns casos, os manuais são de autoria do fabricante, em outros, da empresa responsável pela preparação do carro e homologação junto à FIA (Federação Internacional de Automobilismo)”, diz Edgard Mello Filho, chefe de equipe da CRT/Ferrari.

Evolução – “Os nossos carros são uma evolução dos supermodelos de rua, com um kit de desenvolvimento produzido por alguém credenciado pela fábrica”, explica Mello Filho. “O manual dá referências sobre as revisões, checagens e acertos, e ajuda a manter um controle mais rígido para evitar quebras e problemas que rotineiramente atormentam pilotos e equipes”, continua.

Segundo o chefe de equipe da CRT/Ferrari, cada manual usa um critério distinto na manutenção dos carros. “No caso dos Ferrari F430, por exemplo, os livros trazem o controle de desgaste das peças em horas de uso, e não em quilometragem”, detalha Mello Filho. “Então, ao checarmos, por exemplo, as bronzinas do motor, vemos se as peças estão perfeitas e íntegras, sem riscos ou asperezas após cada 33 horas de uso – que é o tempo de uso destas peças até a próxima revisão específica nos F430. Se tudo estiver ok, o manual recomenda apenas mais oito horas de uso das bronzinas e determina medidas preventivas extras antes da segunda avaliação. Mas caso as peças indiquem alguma anormalidade, fazemos a troca imediatamente. Não vale a pena correr riscos”, explica Edgard.

Crer em tudo – Para Paulo de Tarso, piloto e chefe de equipe da Action Power, o manual tem de ser seguido à risca. “Deve-se acreditar em tudo que está escrito ali, e é bem detalhado”, elogiou o experiente ex-piloto da Stock Car, conhecido por sua paixão pelos aspectos técnicos dos carros, a ponto de ser um dos maiores investidores do automobilismo brasileiro da atualidade. Tarso diz que para trabalhar com o Dodge Viper Coupé ele também segue sua experiência em outras categorias, como a Stock Car V8. “Trabalhamos muito com manutenção preventiva, em todas as categorias pelas quais passamos. Mas se o manual indica que o motor deve durar 800 quilômetros, por exemplo, ao passar desta quilometragem sem a manutenção adequada, a responsabilidade por alguma quebra passa a ser inteiramente sua”, conta.
Detalhado também é o manual do Lamborghini Gallardo. Os carros da marca italiana são preparados pela Reiter Engeneering, uma especialista baseada na Alemanha. “Até estranhei de início, porque é muito didático, parece explicar os procedimentos a uma criança de cinco anos”, admira-se Thiago Meneghel, engenheiro da Medley A-Mattheis. “O manual é estranhamente rico em detalhes, em informações bastante relevantes para quem trabalha com o carro, com muita orientação”, elogia o técnico.

Foco nos acertos – Com o Porsche 997 GT3 Cup usado pela WB Motorsport, equipe comandada por Washington Bezzera, é um pouco diferente. O manual, segundo ele, determina apenas os acertos do carro de acordo com as especificações do fabricante. “Acho que este documento produzido pela Porsche parece muito uma ficha de homologação da FIA, só que mais detalhada que o normal. Ali tem explicado tudo sobre a cambagem do carro, alinhamento, tipo de óleo para ser usado no motor e câmbio, altura em relação ao solo, essas coisas”, afirmou. Com o auxílio de engenheiros da equipe alemã Konrad Motorsport – um time que há décadas utiliza bólidos da Porsche –, o trabalho de acerto do 997 GT3 Cup da WB tem muita influência dos técnicos alemães, que conhecem o manual do bólido de cor.

Foto: Miguel Costa Junior

Cleber Bernuci, Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.

* F3: DARCIO DOS SANTOS O ÚNICO DOS FUNDADORES QUE SE MANTÉM FIEL AOS MONOPOSTOS SULAMERICANOS.



O paulista esteve na corrida que foi a predra fundamental da Fórmula 2 CoDaSur e hoje dirige sua própria equipe

A Fórmula 3 Sul-Americana, nascida em 1987, filha da Fórmula 2 Codasur que realizou seu primeiro campeonato em 1983, está a ponto de completar 21 anos, e serão 25 ininterruptos de automobilismo de monopostos na América do Sul. A história destas duas especialidades, sem dúvidas pioneiras no Mercosul, demonstra o espírito integrador que tem. Apesar das dificuldades encontradas para concretizar o projeto, conseguiram encontrar a força necessária para superar discusões que levaram a rupturas temporárias, e contínuos problemas econômicos que os países do cone sul tiveram neste último quarto de século. Tudo começou quando em 17 de outubro de 1982 foi disputado diante de mais de 30.000 espectadores, no autódromo de Tarumã, localizado na cidade de Viamão, próximo de Porto Alegre, foi realizada uma corrida teste entre a Fórmula 2 Brasileira e sua homônima Argentina. Daqueles que tornaram possível o empreendimento: dirigentes, pilotos e também jornalistas, muito poucos continuam ligados ao melhor do automobilismo de monoposto da América do Sul. Entre os 23 pilotos que tomaram parte desta corrida inaugural haviam 13 brasileiros: (Mufatto, Feoli, Dos Santos, Ely, Fauza, L. Friedrich, Pegoraro, Bauermann, Buzaid, Santos, Bragantini, Marrese e Pimenta), 7 argentinos (Guerra que ganhou a corrida, Kissling, Fangio, Scarazzini, Maldonado, Di Palma e Sommi), 2
uruguaios (Passadore e Einoder) e um chileno (Santander). Desta lista somente um continua na Fórmula 3 Sulamericana, nos referimos a Darcio Dos Santos, que com somente 23 anos correu em Tarumã a bordo de um Heve-Passat. Darcio foi 16º nos treinos de classificação, onde o mais veloz foi Alberto Scarazzini. Na corrida o paulista terminou na 8ª posição. Hoje Darcio DosA Fórmula 3 Sul-Americana, nascida em 1987, filha da Fórmula 2 Codasur que realizou seu primeiro campeonato em 1983, está a ponto de completar 21 anos, e serão 25 ininterruptos de automobilismo de monopostos na América do Sul. A história destas duas especialidades, sem dúvidas pioneiras no Mercosul, demonstra o espírito integrador que tem. Apesar das dificuldades encontradas para concretizar o projeto, conseguiram encontrar a força necessária para superar discusões que levaram a rupturas temporárias, e contínuos problemas econômicos que os países do cone sul tiveram neste último quarto de século. Tudo começou quando em 17 de outubro de 1982 foi disputado diante de mais de 30.000 espectadores, no autódromo de Tarumã, localizado na cidade de Viamão, próximo de Porto Alegre, foi realizada uma corrida teste entre a Fórmula 2 Brasileira e sua homônima Argentina. Daqueles que tornaram possível o empreendimento: dirigentes, pilotos e também jornalistas, muito poucos continuam ligados ao melhor do automobilismo de monoposto da América do Sul. Entre os 23 pilotos que tomaram parte desta corrida inaugural haviam 13 brasileiros: (Mufatto, Feoli, Dos Santos, Ely, Fauza, L. Friedrich, Pegoraro, Bauermann, Buzaid, Santos, Bragantini, Marrese e Pimenta), 7 argentinos (Guerra que ganhou a corrida, Kissling, Fangio, Scarazzini, Maldonado, Di Palma e Sommi), 2 Santos, para os amigos "Cabeção" com 48 anos de idade, continua, agora como dono de uma equipe, lutando juntamente com outros brasileiros em busca de manter a melhor categoria de monoposto da América do Sul, e única que consegue catapultar pilotos para Fórmula 1, Champ Car e IRL, sem dúvidas as três mais importantes categorias de monopostos do mundo.
Lamentavelmente nos últimos anos apesar dos motores serem fabricados pelo argentino Oreste Berta, o mesmo que no passado provia a categoria com chassis, a mesma ainda não conseguiu se recuperar na Argentina, Brasil, Chile e outros países onde se disputaram corridas, embora sempre revele pilotos e por vezes algumas equipes.Para que todos conheçam mais a fundo este "personagem" do automobilismo sulamericano decidimos investigar em sua história opiniões, sentimentos, recordações, preferências e tudo que tem a ver com sua vida esportiva e também pessoal.

Como piloto correu 30 provas, deu 759 voltas e sumou 8 pontos. Suas equipes foram mais exitosas, a Prop Car ganhou 15 (6ª na tabela geral), conquistou 20 Poles (5ª), 12 Voltas rápidas em corrida (7ª) e 1482 puntos (3ª) consagrando campeão a Bruno Junqueira em 1997. A Prop Car F3 sumou 3 pontos e a Prop Car Light 31 pontos na tabela geral.

Ficha Pessoal
Nome e sobremone Completos: DARCIO GONÇALVES DOS SANTOS
Data de Nacimento: 16/04/1959
Lugar de Nacimento:São Paulo
Idade: 48
Estado Civil : Divorciado
Nombre e sobrenome da esposa:Paula Cunha
Filhos (Nomes): Palloma, Paula e Pedro
Residência: São Paulo

Perguntas e Respostas

O que se lembra de sua infância?
Minha casa que fazia fundos para Aut. Interlagos

Quando e porque começou a correr?
Gostava muito de corridas, morando e vivendo em Interlagos, ví nascer o Kartódromo e em 1972 permitiram ingresso de menores com 12 anos para correr de Kart.

Em que categoria começou a correr?
Kart Categoria Junior

Categorias que disputou?
Fórmula VW 1300 e 1600, Fórmula 2 Brasileña, Fórmula 2 CoDaSur e Fórmula 3 Sudamericana. 2 Veceszes Campeão Brasileiro e 2 vezes Campeão Paulista de Kart

Esteve na corrida de 1982 (Tarumã e Buenos Aires)?.
Em Tarumã com HEVE F-2 (Herculano Ferreirinha Veículos)

Quando decidiu correr na F.3.S?
Parti para F-VW em 1978, depois em 1979 e 1980 na Formula Super VW, em 1981 fui Campeão Brasileiro de F-2 Brasil. Em 1984 e 1985 corri na F-2 Sudamericana.

Com se recorda do seu debut na F.3.S e onde foi?
1989 - Goiânia. Boa estréia, sempre andando próximo das grandes equipes

Conte alguma história da sua estréia no automobilismo?.
No meu debut, aconteceu um fato engraçado. Costumava treinar no antigo Autódromo de Interlagos, cujo sentido da pista é anti-horário. Fui para uma corrida no Rio de Janeiro, junto com o pai do Rubinho Barrichello e meu irmão. O 1o. treino era da F-VW e assim que liberaram a pista eu quiz ser o primeiro à sair. Então fui na contra-mão, ou seja, sai pela entrada de box e quase completei a volta, levando uma bronca danada dos comissários.

Quem o apoiou para estrear na F.3.S?
Meus esforços e da família

Quem foram os mecânicos que o apoiaram no seu debut?
Ferreirinha e Manoel Silva Neto

Quando e porque decidiu deixar de ser piloto e passar a ser diretor de equipo?
em 1994, 1995 - Percebi que parava de gastar e ganhar dinheiro era mais importante

Quem foram os melhores engenheiros e colaboradores que teve?
O Zé Maria foi muito importante em 1995 com Vice Campeonato do Max Wilson e depois o Eng. Bassani

O que aprendeu com cada um deles?
Organização e dedicação

Qauis foram os melhores pilotos que passaram por sua equipe?
Max Wilson, Bruno Junqueira, Duda Pamplona; Sergio Koffes; Aloisio Coelho, Gastão Fráguas, Emiliano Spataro;Zeca Cardoso, Fernando Galera.

O que pode destacar de cada um dos melhores pilotos que passaram por sua equipe?
Bruno Junqueira e Duda Pamplona.Tanto o Pamplona ou Bruno são muito profissionais, buscam a máxima perfeicao naquilo que fazem

Qauis foram os principais rivais, tanto pilotos como equipes?
Furlan, Cesario e Amir

Porque decidiu ter equipe em outras categorias além da F.3.S?
Usamos a mesma oficina, o mesmo pessoal, as mesmas ferramentas, significa um incremento de dinheiro para equipe no final de cada ano.

Por qual motivo na sua opinião, os argentinos se afastaram da F.3.S?
Primeiramente devido à crise pela qual atravessou a Argentina e finalmente porque até o momento ainda não substituimos os antigos F-301. Acredito que ao utilizar-mos carros novos, alguma equipe vai se interessar

O que se poderia fazer desde a direção da F.3.S e fundamentalmente desde o Brasil, que é o país mais forte da América do Sul para que voltem equipes e pilotos argentinos, e também de outros paises Sulamericanos para categoria como em outras épocas?
Havendo uma maior integracão entre promotores, isto com certeza irá acontecer.

Qual sua maior saudade da época em que Argentina e Brasil estavam na categoria?
A grande Família

Considera necessáriovoltar a correr no Uruguai e porque se deve voltar a este país?
Sim, chrame de Piriapolis, integração com outro País, isto é muito importante.

A nível mundial como colocaria a F.3.S em relação as F.3 do resto do mundo?
Motores - Nivel 'A ', chassis, nivel 'D'.

Qual o momento mais difícil como piloto e como dono de equipe?
Como dono de equipe é dificil quando um piloto não paga o combinado, deixando deficits financeiros que não é qualquer um que consegue suportar.

Qual o momento mais triste e o a sua maior alegria?
Mais triste quando haviam no passado discussões entre as equipes, onde hoje não existe mais e maior alegria foi o grande numero de amigos que construi nestes anos todos.

Considera positivo a categoria haver adotado o motor Ford Duratec desenvolvido por Oreste Berta?
Muito positivo

Porque acha que não aconteceu o crescimento esperado da F.3.S, com a adoção deste motor que é mais potente e mais barato ?
Por causa das constantes quebras no inicio da utilização dos motores, depois viram que era uma fase de adaptação e agora estão acreditando mais na categoria.

Quais as principais virtudes da F.3.S?
Horários, discussões colocadas em práticas e união entre as equipes.

Se pode ter amigos entre seus pares no automobilismo?
Sim, procuro respeitar à todos, na pista cada um que brigue por suas posições.

Qual título ganho por sua equipe que mais recorda?
Quando haviam festas, hoje em dia a CODASUR está em falta com a premiacao, gostei muito de 1997, 1999.

E o mais difícil dos campeonatos que venceu?
1998, 1999.

Oque é mais difícil, ser dono de equipe ou dirigente?
Mais dificil ser dono de equipe e dirigente.

Um conselho para quem quer ser piloto?
Manter forma física, não beber, não fumar, praticar esporte, estudar .

Como se deve programar a carreira de piloto?
Kart / Formula Ford / F-3 > Europa depois de 2 anos na F-3 Sul Americana

Qual o melhor caminho para chegar a F1 ou aos Estados Unidos desde a América do Sul?
Para chegar à Europa ou EUA, o piloto precisa iniciar no Kart, entrar para Formula, correr pelo menos 2 anos na F-3 Sulamericana. O proprio Christian Fittipaldi me contou que em 1990 correu na F-3 Sudamerica e F-3 Inglesa - disse que aprendeu muito mais na America do Sul do que na Inglaterra.

Com que idade se deve começar no kart ?
12 ~13 anos - com 16 anos debutar no Automobilismo

Respostas Curtas

Uma mulher:Minhã irmã - tenho muito orgulho, respeito e consideração, por tantas dificuldades que passou no inicio da carreira do Rubinho, apreensão, medo, nervosismo, conseguiu ultrapassar todas as barreiras e hoje é muito Feliz.

Um amigo: Meu irmão - sempre me apoiou naquilo que desejo

Uma recordação: .Anos 70 no Kart, grandes amizades (Ayrton Senna, Moreno, Gugelmin, Da Matta, Chico Serra, Mario Sergio, Travaglini, Lotfi, Sala, dentre outros.

Um filme:Duro de Matar

Um programa de televisão: Panico na TV

Um livro: Aprendí con meu pai

Música Preferida: Roxete , Pink Floyd

O momento mas feliz de sua vida: Estar perto dos filhos

Um carro de rua: Volvo

Um carro de corrida: F-3

Seu carro particular (marca e modelo): Golf 2.0

O melhro piloto da história: Grande amigo Ayrton Senna

Uma equipe de futeboll: São Paulo

Um dirigente da F.3.S: Mario Biagini

Um dirigente do automobilismo Nacional: Antonio de Souza, mesmo sem dinheiro, consegue cumprir aquilo que promete.

Um dirigente do automobilismo Mundial: Bernie Eclestone

Um piloto brasileiro da F.3.S: Luca di Grassi

Um piloto argentino da F.3.S: Gabriel Furlan

Um circuito da América do Sul: Buenos Aires

Que prefere circuitos de rua ou Autódromos e porque: Em cidades onde são permitidos circuitos de rua, sou à favor, atrai publico e piloto deve aplicar tecnica .

Nota: Tradução texto: João Vasconcelos

fotos: última vitória da equipe Prop Car de Darcio Dos Santos com Fernando Galera este ano em Santa Cruz e 2 de Bruno Junqueira carro e pódio em Londrina acompanhado de Gabriel Furlan e Marcello Ventre, 1 de Darcio.


Mariela y Ricardo Pallero

* CAPACETE DE OURO TERÁ CONVIDADOS ILUSTRES, SORTEIOS E EXPOSIÇÕES.

Carros e velocidade fascinam o ser humano desde que foram organizadas as primeiras corridas em auto-estradas européias, lá no final do século XIX. E no Brasil não é diferente, tanto que fazemos vencedores e campeões em praticamente todas as categorias do automobilismo disputadas ao redor do globo. E para coroar a performance dos pilotos e navegadores brasileiros em 2007, a revista Racing promove a 11ª edição do Capacete de Ouro, prêmio mais tradicional do automobilismo nacional. A prestigiada solenidade acontece dia 26 de novembro, no Teatro Alfa em São Paulo, as 21h00.

Além dos principais pilotos de Fórmula 1, Fórmula Indy, e campeões em certames nacionais, estão confirmados as presenças do Ministro dos Esportes Orlando Silva Jr., do técnico do Santos Vanderlei Luxemburgo, dos atores Édson Celulari e Guilhermina Guinle, do cabeleireiro Wanderlei Nunes, entre outros 1.200 convidados, que incluem também empresários, dirigentes do automobilismo nacional e internacional e imprensa.

O Capacete de Ouro é ansiosamente aguardado durante todo o ano por todos os envolvidos com esporte a motor no Brasil. Além de promover o encontro entre os principais nomes do meio, o evento possibilita a interação com o apaixonado por automobilismo. Assim como nos anos anteriores, o público poderá acompanhar a entrega de prêmios ao vivo do Teatro Alfa, e dividir o mesmo espaço com seus ídolos durante o coquetel que será servido a partir das 19h30.

Como em todos os anos, brindes, sorteios e exposições também marcam a premiação. Todos os participantes receberão um Kit Racing (pin, adesivos e revistas da Editora Motorpress) além de participar do tradicional sorteio do “Capacete de Ouro“, pintado por Sid Mosca, famoso por estilizar capacetes de pilotos brasileiros e estrangeiros. Serão sorteados também três cursos de pilotagem do Centro de Pilotagem Beto Manzini e três kits de Tony Kanaan e Helio Castroneves, com óculos escuros e bonés autografados.

O evento ainda terá três exposições. A Inarco traz réplicas dos dois troféus entregues a Kimi Raikkonen em Interlagos este ano. O de vencedor do GP Brasil e o de campeão mundial de F1. Seis macacões do acervo do Instituto Barrichello Kanaan, dos pilotos Rubens Barrichello e de Tony Kanaan também estarão à mostra. Outra grande atração será a apresentação de dois modelos do Copersucar, o Fórmula 1 fabricado pelos brasileiros Fittipaldi.

O Capacete de Ouro mantém seu formato de escolha dos vencedores. Após uma primeira fase em que os competidores foram selecionados por seus próprios resultados em seus respectivos campeonatos (computando as 10 melhores chegadas de cada um dentro das datas estipuladas pelo concurso), a segunda etapa consiste na escolha por parte de mais de 50 jornalistas especializados em automobilismo, entre os três finalistas de cada modalidade. Cada profissional da comunicação apontará seu favorito em cada uma das 13 categorias, e os pilotos com maior número de votos serão os contemplados.

Os ingressos no valor de R$ 100,00 estão à venda através do telefone (11) 2165-8737/8700 e no site do Capacete de Ouro. O Teatro Alfa localiza-se na Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro, ao lado do Hotel Transamérica.

O Capacete de Ouro 2007 tem patrocínio da Mitsubishi e apoio de Teatro Alfa, Inarco e Dimep.

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* FEI VENCE MAIS UMA COMPETIÇÃO DE BAJAS.

Equipe foi campeã da I Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste, antiga ‘Baja Cross’, que terminou neste domingo, dia 28 de outubro, em São Carlos (SP)

São Bernardo do Campo, 30 de outubro de 2007 – A equipe Baja do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) tem mais um motivo para comemorar sua trajetória de sucesso. Formada por 15 estudantes do curso de Engenharia Mecânica e o professor orientador Roberto Bortolussi, a equipe venceu a I Competição SAE BRASIL-PETROBRAS – Etapa Sudeste, que aconteceu neste final de semana (27 e 28 de outubro), em São Carlos (SP), e reuniu 23 carros off-road construídos por estudantes de engenharia de quatro estados brasileiros.
Após ter bom desempenho nas avaliações estáticas (segurança, conforto do operador, regulagem do motor) e dinâmicas (subida de rampa e dirigibilidade), o carro FEIBaja1 (Dipton), que é o atual vice-campeão nacional da categoria, venceu a principal prova da competição, um enduro de resistência de três horas, e assim foi o campeão com 779,11 pontos na classificação geral. Além disso, a equipe também foi a melhor em apresentação oral do projeto.

O carro FEIBaja2, conhecido como 'Crocoloco', que enfrentou problemas durante o enduro e ficou na sexta colocação na classificação geral, foi o melhor na prova de ‘Slalom’, que avalia o desempenho de dirigibilidade do veículo.
Esta é a quarta vitória consecutiva da equipe da FEI em apenas um ano. Em outubro de 2006, o time conquistou o tricampeonato desta competição (na época Baja Cross), depois sagrou-se tetracampeão nacional, em abril deste ano (Piracicaba/SP), título que deu à equipe mais uma oportunidade de disputar a competição internacional da categoria, este ano em Rochester, EUA. Lá, a equipe não deixou por menos: foi bi mundial da categoria (o primeiro título veio em 2004), ao disputar contra mais de 120 equipes de diversos países.

Carro campeão - Com suspensão independente ‘semi-trailing’, normalmente utilizada em carros de rali e que garante mais agilidade durante as curvas, o FEIBaja1, apelidado de ‘Dipton’, que atinge 58 km/h de velocidade máxima, também conta com uma caixa de transmissão estrutural, uma nova tecnologia criada pelos alunos para ajudar na redução de peso e manutenção do veículo. A equipe é liderada pelo capitão e também piloto Pedro Luiz de Souza Pinto Filho, estudante do 8º ciclo de Engenharia Mecânica Automobilística.

O carro tem transmissão CVT (Continuosly Variable Transmission), direção tipo pinhão/cremalheira, suspensão dianteira tipo duplo braço triangular, freios a disco nas quatro rodas e carroceria de policarbonato. Materiais como honeycomb, fibra de carbono e fibra de vidro – aplicados no banco, assoalho e partes da transmissão - ajudaram a tornar o carro mais resistente e leve, com cerca de 140 kg.Outro destaque do veículo é o sistema de telemetria, desenvolvido em parceria com o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais da FEI), que gerencia e transfere ao box, em tempo real, informações como velocidade, rotação do motor e consumo, como nos carros de Fórmula 1. Com isso, a equipe do box monitora o desempenho do carro e tem acesso ao piloto por meio de um display de cristal líquido, acoplado ao volante.

Pelo regulamento da competição, o baja – veículo fora-de-estrada, monoposto e de estrutura tubular em aço - deve utilizar motor padrão de 10 HP, monocilindro, além ter quatro ou mais rodas e conseguir transportar uma pessoa com até 1,90m de altura e de 113 quilos.

Companhia de Imprensa Maria do Socorro Diogo – Carina Mazarotto

A FEI - www.fei.edu.br - Mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", o Centro Universitário da FEI agrega as antigas marcas históricas de ensino superior de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e a Faculdade de Informática. Com campi em São Bernardo e São Paulo, o Centro Universitário da FEI oferece os cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrados pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Além destes cursos, a FEI oferece pós-graduação stricto sensu (mestrado) em Administração, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Há também o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais), responsável pela interação da FEI com o setor produtivo. A FEI é filiada à ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias).

* FÓRMULA SÃO PAULO VOLTA AO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS.

O mineiro Victor Corrêa busca manter a liderança da competição.

No próximo final de semana (02 a 04/11) será disputada a 8ª etapa do Campeonato Paulista da Fórmula São Paulo, no autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. A categoria será a primeira de monopostos a ter o gostinho de competir em Interlagos após as reformas realizadas para o GP Brasil de Fórmula 1. O mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Flash Power/Raster) lidera o campeonato com 14 pontos de vantagem para o paulista Caio Lara (O Corsário Motel/Eclipse Hotel), segundo colocado e seu companheiro na equipe Alpie Competições. A corrida acontece no domingo, às 10h15.

Após abandonar a prova anterior, no Rio de Janeiro por problemas no motor, Victor Corrêa volta ao circuito no qual conquistou três de suas quatro vitórias na competição. E o piloto espera voltar a andar na frente. “Eu conheço bem o traçado de Interlagos, venci aqui três vezes esse ano. Acho que vai ser uma boa oportunidade para eu voltar ao pódio”, afirma o representante da Unifenas/Flash Power/Raster. Faltando três corridas para o fim da temporada, Corrêa quer ter uma boa exibição para se manter com boas condições de levar o título. “Estou na liderança do campeonato e um bom resultado no domingo pode me deixar numa situação favorável para as duas últimas provas”, completa o piloto de Alfenas, sul de Minas Gerais.

Os pilotos da Fórmula São Paulo estão entusiasmados por poder andar novamente no circuito paulistano. Todos querem ver na prática como ficou a pista após as reformas realizadas. E a expectativa é positiva. “A pista deve estar melhor, com menos ondulações e mais aderência. Os tempos de volta devem baixar até a hora do treino classificatório, no sábado”, conta Victor. Os treinos livres começam na quinta-feira, já que na sexta-feira o autódromo de Interlagos será usado pelo Padre Marcelo Rossi, mas os pilotos estarão realizando testes particulares a partir de quarta-feira.

Na Fórmula São Paulo todos os monopostos utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 136 cavalos de potência, que chegam a 230 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.

Classificação do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo após sete etapas:

1) Victor Corrêa (MG), Unifenas/Flash Power/Alpie Competições, 99;

2) Caio Lara (SP), O Corsário Motel/Eclipse Hotel/Alpie Competições, 85;

3) Márcio Pasaneli (AM), Proview/Gov. Amazonas/Alpie Competições, 68;

4) Allisson Paulinelli (SC), Virtual Panorâmico/Dragão Motorsport, 64;

5) Felipe Leonardos (SP), Opus Papéis/Massoni Racing, 47;

6) Thiago Calvet (RJ), Alfaparf/Iaconelli, 44;

7) Henrique Lambert (RJ), Iaconelli, 36;

8) José Amorim Junior (SP), Fiolux/EMB Racing, 35;

9) Werner Neugebauer (RS), Harald/PropCar, 26;

10) Thiago Armentano (SP), Ecco/Cards and Co/Dragão Motorsport, 10;

11) Gabriel Tojal (SP), Agecom/Vorax/Dragão Motorsport, 9;

12) Leandro Florenzo (SP), Dynamics Perícias/PropCar, 8;

13) Paulo Meyer (SP), Interkart, 7;

14) Nilton Molina (SP), Mongeral/PropCar, 5;

15) Rafael Suzuki (SP), Shutt/Phebem, e Vinicius Mauri (SP), Fall/Prismex/Iza Plast, 4.


MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

* COPA RENAULT CLIO: TODOS CONTRA CORDOVA EM CURITIBA.


No próximo domingo (04), seis pilotos tentam evitar título antecipado do piloto paranaense.

Todos contra José Cordova (Uningá, Auto Plast, Anunciação, Pontão do Lago Sul). Assim desembarcam os adversários do piloto paranaense em Curitiba (PR), onde acontece, no próximo domingo (04), a oitava etapa da Copa Renault Clio. Com boas chances de se tornar bicampeão em casa, o competidor da W Racing depende apenas das próprias forças para conquistar o título antecipadamente.

Matematicamente, seis são os rivais que ainda podem impedir a conquista de Cordova. No topo desta lista, estão: Wagner Cardoso (CNA, Uno & Due, Oregon), da Officer Motorsport; Rodolfo Pousa (Cofibam, Bom Peixe), da M2 Competições; e Eduardo Garcia (Eurofarma, Dayco, Derosa Siqueira Consultores, Santa Inês Embalagens), da Paioli Racing. Entretanto, a diferença de pontos que os separam da liderança torna a tarefa bem difícil.
“Meu objetivo é chegar à frente do Cordova. Tenho consciência de que a pista é como se fosse o quintal da casa dele, mas estou me concentrando para terminar melhor a corrida. Também sei que ele é constante, que pontua em todas as etapas, mas confio no meu potencial, assim como no da minha equipe, para chegar a São Paulo brigando pelo título”, declarou Cardoso, segundo colocado a 56 pontos do líder.

“Obviamente a intenção é impedir que o Cordova se torne campeão em Curitiba. Mas antes disso, tenho que pensar em mim, pois o título, apesar de matematicamente ser possível, é muito difícil. O que passa a me interessar é o vice-campeonato, e nesta briga estão seis pilotos. Vou andar para ganhar e temos grandes chances, pois, além de ter chegado em segundo na primeira etapa de Curitiba, a equipe vem crescendo bastante desde a metade do campeonato”, disse Pousa, distante 58 pontos do piloto da W Racing.

“Eu terei esperança enquanto tiver chance na ponta do lápis. É só pegar o exemplo do (Kimi) Räikkönen na Fórmula 1. Tudo pode acontecer. Como dei azar nas últimas três corridas, o Cordova pode dar nas próximas três também”, afirmou Garcia, que soma 59 pontos a menos do que o primeiro colocado.
Com chances menores, também lutam contra Cordova em sua casa: Rolf Gemperli (Lincx, Krafft, Molykote, Mangels), da Officer Motorsport; Edson do Valle (Uningá, Auto Plast, Anunciação, Pontão do Lago Sul), da W Racing; e Willians Farias (Agrocean, Litoral Premium), da M2 Competições.

Apesar da preocupação dos concorrentes, o paranaense se mostra tranqüilo sobre a possibilidade de se tornar antecipadamente o primeiro bicampeão da história da categoria.

“A vantagem é muito boa. 56 pontos é uma margem significativa, mas temos que pensar primeiro no campeonato como um todo. A questão é administrar, pois ainda teremos mais duas etapas em São Paulo. Por isso, não faremos nada diferente. Tentaremos realizar uma boa classificação e uma prova sem loucuras”, comentou Cordova, campeão da Copa Renault Clio em 2005.

Além do campeonato de pilotos, a disputa entre as equipes também pode ser definida na oitava etapa. Para conquistar o título, a W Racing, do próprio José Cordova e de Edson do Valle, deve somar 11 pontos a mais do que a M2 Competições, de Rodolfo Pousa e Willians Farias, e não deixar que a diferença de 72 que a separa da Officer Motorsport, de Wagner Cardoso e Luciano Kubrusly, caía para menos de 65.

A disputa da oitava etapa da temporada começará nesta sexta (02), com a realização dos dois primeiros treinos livres. A corrida, que terá cobertura especial da Rádio Transamérica Pop de Curitiba (FM 100,3), acontece no domingo (04), a partir das 10h50 (horário de Brasília).

Patrocinada pela Renault e pela Pirelli, a Copa Renault Clio é exibida pela ESPN Brasil.

Veja a programação da etapa de Curitiba (horário de Brasília):
Sexta-feira (02 de novembro):
09h10 às 10h00 – 1º Treino Livre
13h10 às 14h00 – 2º Treino Livre

Sábado (03 de novembro):
09h10 às 10h00 – 3º Treino Livre
13h00 às 13h30 – Treino Classificatório

Domingo (04 de novembro):
09h00 às 09h15 – Warm Up
10h50 – Largada 8ª etapa

Provável lista dos pilotos para a oitava etapa:
0 – Wagner Cardoso – Officer Motorsport
1 – Rolf Gemperly – Officer Motorsport
8 – José Cordova – W Racing
9 – Willians Farias – M2 Competições
10 – Edson do Valle – W Racing
12 – Carlos Henrique P. da Rocha – Elite Competições
13 – Rodolfo Pousa – M2 Competições
17 – Luciano Kubrusly – Officer Motorsport
21 – Peter Gottschalk (Filho) – Paioli Racing
22 – Betinho Sartorio – Motorfast Racing
25 – Zizi Paioli – Paioli Racing
27 – Filipe Borges – Manelão Competições
31 – Fabio Delamuta – Della Via Racing Team
36 – Marcos Paioli – Paioli Racing
37 – Peter Gottschalk (Pai) – Paioli Racing
40 – Ydenis de Souza – Yros Racing
55 – Roberto Santos – Della Via Racing Team
56 – Paulo Andrade – Yros Racing
69 – Fernando Shilickmann – M2 Competições
71 – Raulino Kreis Jr. – Officer Motorsport
96 – Eduardo Garcia – Paioli Racing
99 – José Vitte – W Racing

Classificação do Campeonato de Pilotos: 1. José Cordova, 133 pontos; 2. Wagner Cardoso, 77; 3. Rodolfo Pousa, 75; 4. Eduardo Garcia, 74; 5. Rolf Gemperli, 54; 6. Edson do Valle, 53; 7. Willians Farias, 52; 8. Luciano Kubrusly, 37; 9. Marcos Paioli, 29; 10. Kreis Jr, 24; 11. Luiz Frediani, 15; 12. Carlos Henrique, 12; 13. Betinho Sartorio e Fernando Schilikmann, 10; 15. Peter Gottschalk (Filho), 7; 16. Fabio Delamuta, 6; 17. Luciano Silva, 5; 18. Ydenis de Souza e Filipe Borges, 4; 20. Fabio Silva, 3; e 21. José Vitte, 2.

Classificação do Campeonato de Equipes: 1. W Racing, 226 pontos; 2. M2 Competições, 172; 3. Officer Motorsport, 154; 4. Paioli Racing, 129; 5. M2 Officer / FC Motorsport, 95; 6. Officer Racing, 60; 7. Carvalhal / Motorfast, 36; 8. Elite Competições, 22; 9. Paioli Corse, 14; 10. Della Via Competições, 10; 11. Manelao, 8; 12. Yros Racing, 4.

Calendário 2007:
11 de Março – Curitiba (PR)*
15 de Abril – Londrina (PR)*
27 de Maio – Porto Alegre (RS)*
01 de Julho – Brasília (DF)*
05 de Agosto – Campo Grande (MS)*
09 de Setembro – Vitória (ES)*
30 de Setembro – Santa Cruz do Sul (RS)*
04 de Novembro – Curitiba (PR)
16 de Dezembro – São Paulo (rodada dupla)
*Já realizadas.

fotos: Fernanda Freixosa

ReUnion Press
André Stepan / Fernanda Gonçalves

* FUTEBOL BENEFICENTE LEVA FELIPE MASSA AO ESTÁDIO DO MORUMBI.

Partida entre pilotos de diversas categorias será acompanhada por crianças da AACD.

O são-paulino Felipe Massa, piloto da Ferrari na Fórmula 1, terá na próxima quinta-feira (01) a chance de experimentar a sensação de entrar em campo no estádio de seu clube do coração. Ele será um dos participantes do tradicional futebol dos pilotos, organizado pela academia que cuida de sua preparação física, a V10 Treinamento Esportivo. O evento, que está confirmado para às 14h00 no Morumbi, contará com a presença de competidores de diversas categorias, como Luciano Burti (Stock Car), Tony Kanaan (Indy), Sérgio Jimenez (A1GP) e Xandinho Negrão (GP2).

Promovido há mais de dez anos, o futebol dos pilotos é um pequeno torneio, que reúne três times jogando entre si para definir o campeão. Além de promover a confraternização entre os integrantes do automobilismo, tem por objetivo trazer um dia alegre e divertido para cerca de cem crianças da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), convidadas especialmente para este encontro com os ídolos. Todos os anos, elas recebem brinquedos das mãos dos pilotos e neste ano terão uma arquibancada especial no estádio, que vai preparando sua estrutura para receber jogos da Copa do Mundo de 2014.

FUTEBOL DOS PILOTOS

Data: Quinta-feira, 1º de novembro

Horário: 14h00

Local: Estádio do Morumbi. Praça Roberto Gomes Pedrosa, s/n. Morumbi.


Dinho Leme Comunicação

* DESAFIO INTERNACIONAL DAS ESTRELAS PÕE INGRESSOS À VENDA.

Confira onde comprar a sua entrada para ver Massa, Schumacher e cia.

SÃO PAULO - Os fãs ansiosos para rever Felipe Massa, a volta às pistas do heptacampeão mundial Michael Schumacher e outros astros do automobilismo mundial já podem garantir seus lugares no Desafio Internacional das Estrelas. Ao preço de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudante), os ingressos estão à venda e valem para treinos e corridas. O evento será realizado dias 24 e 25 de novembro, pelo segundo ano consecutivo no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis (SC).
Além de Massa e Schumacher, a brigada ferrarista será complementada pelo piloto de testes Luca Badoer. Vitantonio Liuzzi, Rubinho Barrichello e Nelsinho Piquet são outras atrações confirmadas da Fórmula 1, mas a seleção não pára por aí. Tony Kanaan, campeão em 2004, e Vítor Meira juntam-se ao norte-americano Marco Andretti, ao inglês Dan Wheldon, campeão em 2005, e ao sul-africano Tomas Scheckter, para representar a Fórmula Indy. Alexandre Barros, único brasileiro na MotoGP, também vai mostrar o que sabe em quatro rodas. Outros grandes nomes do automobilismo nacional, vindos da Stock Car e da Fórmula GP2, como Lucas di Grassi e Xandinho Negrão, alinharão no grid de 25 karts.O caráter beneficente do evento foi mantido. A receita obtida com a venda de ingressos para as arquibancadas populares será repassada a obras sociais administradas pela Prefeitura Municipal da capital catarinense. O prêmio oferecido ao campeão será novamente repassado ao Instituto Guga Kuerten, entidade sustentada pelo tricampeão do torneio de tênis de Roland Garros. As duas provas contarão com transmissão ao vivo pela televisão – a primeira, pela TV Globo; e a segunda, pelo SporTV.Confira onde comprar seu ingresso:

INTERNET

www.americanas.com – ingressos (somente inteira)

FLORIANÓPOLIS

Loja Guga Kuerten
Rua Bocaiúva, 2198, Centro
(48) 3333-0900

JK Pneus
Rua Arno Hoeschel, 221, Centro
(48) 3225-1888

Rua Max Schramm, 3495, Jardim Atlântico
(48) 3240-0808

BLUMENAU

JK Pneus
Rua São Paulo, 2758, Itoupava Seca
(47) 3323-9311

JOINVILLE

JK Pneus
Rua Dr. João Colin, 1300, América
(47) 3422-5979

Rua Araguaia, 25, esquina com a Graciosa, Guanabara
(47) 3426-3000

ITAJAÍ

JK Pneus
Rua Reinaldo Schmithausen, 555, Cordeiros
(47) 3346-1077

RIO DO SUL

JK Pneus
Al. Aristiliano Ramos, 1515, Centro
(47) 3525-2118

CRICIÚMA

JK Pneus
Rua Araranguá, 530, Centro
(48) 3437-7711

TUBARÃO

JK Pneus
Av. Patrício Lima, 240, Humaitá
(48) 3632-0662

BRUSQUE

JK Pneus
Av. Otto Renaux, 588, São Luiz
(47) 3396-7402

ITAPEMA

JK Pneus
Av. Nereu Ramos, 5358, Meia Praia
(47) 3267-0060

O Desafio Internacional das Estrelas é organizado pela Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, com patrocínio da Bridgestone, Governo do Estado de Santa Catarina e Prefeitura de Florianópolis, co-patrocínio de Varig, Old Eight, CCE Info e Fiat e apoio de Beiramar Shopping, JK Pneus, Costão do Santinho, Atlântida 100.9 e RBS TV.

fotos: Miguel Costa Jr.

Guga Fakri

* CHICO LONGO, CHICO SERRA E DANIEL SERRA CONFIRMAM PRESENÇA NAS MIL MILHAS BRASIL.

A Ferrari do Brasil confirmou, nesta semana, a participação dos pilotos Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra (Equipe JMB) nas Mil Milhas Brasil, que acontece no dia 10 de novembro, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, Interlagos, em São Paulo. A equipe vai correr com o Ferrari F430 GT2.

Os pilotos Chico Longo e Daniel Serra já aceleraram o modelo F430 GT2, mas em circuitos europeus. Ambos participaram do Campeonato Internacional GT Open nos autódromos de Valencia, na Espanha, nos dias 19 e 20 de maio, e em Monza, na Itália, nos dias 6 e 7 de outubro. Nas duas corridas, eles terminaram na 11ª colocação, em quatro baterias disputadas.

“A GT Open é uma experiência fascinante. Competir em uma categoria de altíssimo nível com pilotos experientes, mais de 30 supermáquinas como Lamborghini Gallardo, Dodge Viper, Aston Martin, Porsche, Mosler MT 900R , Ferrari F360 Challenge e F430 GT2, e terminar as provas em 11ª colocação é como conseguir o primeiro lugar. As Mil Milhas Brasil, por sua vez, são um importante evento de automobilismo no país. Por isso, trouxemos o Ferrari F430 GT, um carro excelente para corridas de longa duração. Nosso objetivo é ficar entre os três primeiros”, antecipou o piloto Chico Longo.O modelo Ferrari F430 GT2 foi desenvolvido a partir do F430 Challenge, mas com peso a seco 125 Kg menor. O seu propulsor é um V8 a 90º, com 450 cavalos de potência máxima a 7.000 rpm. Este carro de corrida vai às pistas com pneus 285/645 (na frente) e 305/705 (na traseira), com rodas de aro de 18 polegadas.

Equipe: pilotos e direção técnica.

Chico Longo

Data de nascimento: 17/05/1964

O piloto Francisco Longo, 42 anos, além de promotor do Campeonato Brasileiro Maserati, é também um dos pilotos da categoria. Apaixonado por velocidade, em 2004 tornou-se piloto. Longo tem obtido bons resultados na temporada. Encontra-se hoje, na temporada 2007, em 4º lugar.

Na 5ª etapa do Campeonato Brasileiro Maserati, em Londrina, Chico Longo chegou a sua primeira vitória, depois de ter largado em 3º, com tempo de 1m24s164. Outro importante resultado foi o de Santa Cruz do Sul, onde fez a pole position (tempo de 1m27s111) e terminou a corrida em 3º lugar.

No ano passado, na 3ª temporada da categoria, Longo conquistou a pole position da 8ª etapa, no mais importante circuito brasileiro, o de Interlagos. Ele cravou 1m48s248. Ainda em 2006, na 5ª etapa em Tarumã, o piloto largou em 3º lugar (tempo de 1m09s643) e chegou na 2ª colocação. Em 2005, o resultado mais importante, por ele obtido, foi o de Brasília, 2ª etapa daquele ano, quando chegou em 2º lugar.

Junto com seu companheiro de equipe Daniel Serra, em 2006 participou das provas de longa duração das Mil Milhas Brasil com uma Maserati Trofeo Light e também dos 500 Km de Interlagos, corrida em que a dupla obteve o 2º lugar na categoria e na geral. No mesmo ano participou das 3 horas de Curitiba, ocasião em que conseguiu o 1º lugar com a equipe da Maserati Competições.

No início de 2007 marcou presença nos circuitos internacionais de Valencia, na Espanha, e Monza, na Itália como piloto do campeonato GT Open.


Chico Serra

Data de nascimento : 03/03/1957

Chico Serra completa 30 anos de corridas de automóveis como um dos pilotos mais vitoriosos do automobilismo brasileiro. Como a maioria dos pilotos, Chico Serra iniciou carreira no kart, aos 15 anos de idade, categoria que o levou a conquistar o tricampeonato paulista e os títulos de campeão brasileiro e de campeão nacional. Nos cinco anos de kart que disputou (entre 1972 e 1976) adquiriu a experiência necessária para estrear na Fórmula Vê, na qual ganhou os títulos de campeão paulista e de vice-campeão brasileiro.

Em 1977, Chico Serra foi para a Inglaterra em busca de categorias internacionais. Ele chegou à Fórmula Ford, considerada na época a porta de entrada para o automobilismo europeu. Foram 23 vitórias e os títulos de campeão inglês e de campeão do Festival Mundial, que reuniu 170 pilotos de vários continentes. Com 21 anos de idade, em 1978 ingressou na Fórmula 3, com um carro March e em dois anos de corridas registrou 14 vitórias e a conquista do título de vice-campeão inglês. Dois anos depois (1980), participou da temporada de Fórmula 2, na qual obteve a sétima posição.

O passo seguinte foi a Fórmula 1, como piloto da equipe Copersucar. Foram dois anos de experiência numa fase em que a equipe já apresentava dificuldades. Posteriormente, competiu na equipe Arrows e também participou de provas internacionais de outras categorias.

Depois de sua fase internacional, Chico Serra regressou ao Brasil. Suas corridas foram dedicadas ao Campeonato Brasileiro de Marcas, com carros Fiat, que lhe deram um título de vice-campeão brasileiro. Na Stock Car, Chico Serra tornou-se uma das principais atrações, com 32 vitórias, 23 pole positions e o tricampeonato, em 1999, 2000 e 2001, além de três vice-campeonatos. Sua vitória mais recente foi em Brasília, no dia 24 de setembro, quando registrou, ao lado do filho Daniel, um fato inédito no automobilismo brasileiro. Vitórias de pai e filho, na mesma pista e no mesmo dia, nas corridas de Stock Car V8 e Stock Car V8 Light.

Em 2004, com início do Campeonato Brasileiro Maserati o piloto integrou na equipe como diretor esportivo da categoria. Hoje Chico Serra divide seu tempo como diretor de Maserati Competições e como piloto da Stock Car Nextel. E confirmou presença como piloto da equipe, juntamente com seu filho Daniel Serra e Chico Longo para Mil Milhas Brasil 2007.

Daniel Serra

Data de nascimento: 24/03/1984

Jovem e experiente, o piloto paulista Daniel Serra, 23 anos, começou no automobilismo em 1998, ano em que foi campeão da Copa Birel de Kart. Um ano depois ganhou a corrida dos 1000 km de kart. Durante os anos de 2000 e 2001, ficou com as posições de vice-campeão e 6º colocação do Campeonato Paulista de Kart. Em 2002, o piloto - em busca de novos desafios profissionais - disputou duas provas da Fórmula Chevrolet. Após ótimo desempenho nas provas, com uma vitória e um terceiro lugar, abandonou a categoria para ingressar no Campeonato Brasileiro Fórmula Renault – 2003, onde conseguiu o 7º lugar da prova.

No ano seguinte, passou a integrar a equipe da Maserati Competições como instrutor esportivo dos gentlemen drivers, atuando também no Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault, temporada em que terminou em 2º lugar. No mesmo ano levou o Troféu Capacete de Ouro na categoria “Melhor Piloto de Fórmula”. Para adquirir experiência internacional, participou da temporada 2005 do Campeonato Europeu de Fórmula Renault e foi campeão no desafio das Estrelas de Kart.

Em 2006, Daniel Serra entrou para o quadro de pilotos da marca do Tridente, junto com o piloto Francisco Longo. A dupla competiu nas Mil Milhas Brasil, pilotando a Trofeo Light. Participou também com o modelo Trofeo Light dos 500 Km de Interlagos, prova em que a equipe obteve o 2º lugar e em novembro do mesmo ano a equipe venceu as 3Horas de Curitiba. Na Stock Car Light, o piloto foi vice-campeão pela equipe WB Motor Sport.

No início de 2007, Daniel Serra e Francisco Longo participaram pela primeira vez da prova Internacional GT Open com o modelo Ferrari 430 GT2, no circuito de Valencia, na Espanha, e em Monza, na Itália.

A direção técnica da equipe está sob o comando de Hilton Lellis.

Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224

* GT3: VALDENO BRITO ESTRÉIA NA CATEGORIA EM GOIÂNIA.


Valdeno Brito estréia no Brasil GT3

Um dos pilotos mais rápidos da Stock Car farásua estréia em Goiânia no Brasil GT3 Championship. Brito dividirá o Porsche 997 nº 5 com Antonio Hermann

Na próxima rodada dupla do Brasil GT3 Championship, que será realizada no final de semana de 04 de novembro, em Goiânia (GO), Valdeno Brito, um dos dez pilotos que estão disputando o Play-off na Stock Car, pilotará um Porsche 997 GT3 em parceria com Antonio Hermann.

O piloto paraibano já esta fazendo contagem regressiva para ‘colocar as mãos no bólido alemão’: “Como piloto da Stock Car tenho tempo e interesse de andar em uma outra categoria, desde que seja competitiva. Fui à primeira corrida de Curitiba do GT3 para matar a curiosidade com relação ao campeonato e fiquei encantado com a organização e os fantásticos carros que correm na GT3”, comenta Valdeno. “Na mesma ocasião já comecei a ver uma forma de viabilizar a minha participação na categoria em 2008. Melhor ainda se eu pudesse competir em 2007, fato que vai acontecer e me deixa muito satisfeito”, complementa o piloto.

Valdeno competirá pela equipe WB Motorsport, do heptacampeão da Stock Car Washington Bezerra, o chefe de equipe mais premiado daquela categoria. “Já conhecia o Washington , que é um excelente preparador, alguém que se pode ter a certeza de que nos dará o melhor equipamento possível para a corrida. Ainda não conhecia o Antonio Hermann, mas fiquei impressionado com a rápida afinidade que surgiu das nossas primeiras conversas", conta Valdeno Brito.

“Já corri em várias categorias, mas nunca pilotei um carros desses, estou contando os minutos para sentar nesse Porsche e acelerar. Na verdade, já ‘guiei’ um desses carros em um simulador. Quase que diariamente faço um exercício virtual de pilotagem, é interessante, mas tenho certeza de que o carro de verdade vai ser muito melhor”, compara Brito.

Valdeno gostaria de dirigir o Porsche 997 antes dos treinos extras previstos para a próxima sexta-feira, 02 de novembro, mas não sabe se isso será possível. Além da Stock Car, o piloto paraibano já correu em outras categorias do tipo Turismo nacionais e também na Fórmula Chevrolet e Fórmula 3.“Tenho a impressão de que não terei muita dificuldade em pilotar no Brasil GT3, os carros são muito bons e rápidos. Mas minha experiência na Stock deve ser um bom parâmetro para começar. O carros do GT3 têm sido mais rápidos que os da categoria nacional mas a diferença não é muito grande. Este ano os Stock estão mais lentos por causa do pneus nacionais, mas com relação ao ano passado em Tarumã, por exemplo a diferença é de dois ou três segundos”, complementa Valdeno.

Para Antonio Hermann a chegada de Valdeno é uma novidade animadora. “Espero que possamos melhorar nossa posição no campeonato, na verdade, principalmente a minha. Como as classificações são computadas individualmente, já levo alguns pontos de vantagem com relação ao parceiro que está chegando”, comenta Hermann, um conhecido apaixonado pelos modelos fabrigados pela Porsche. Hermann ocupa sétima colocação na tabela do Brasil GT3 Championship, apenas três pontos atrás da dupla Renato Cattalini e Luis Paternostro (Ferrari F430), a quinta colocada no torneio.

Foto: Miguel Costa Jr.

Caio Moraes, Cleber Bernuci e Rodolpho Siqueira
Press Consultoria Ltda.

segunda-feira, outubro 29, 2007

* STOCK CAR: RODRIGO SPERAFICO LIDERA DE PONTA A PONTA E VENCE A 10ª ETAPA.


Piloto da Genéricos Biosintética Stock Car soma 242 pontos e sobe três posições no campeonato. Enrique Bernoldi enfrenta problemas com o carro e não completa a prova

TARUMÃ – Rodrigo Sperafico dominou a 10ª etapa da Copa Nextel Stock Car, vencendo de ponta a ponta a corrida deste domingo (28), no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). O paranaense completou as 44 voltas em 50min38s423 e fez a festa da equipe Genéricos Biosintética Stock Car ao conquistar sua segunda vitória na temporada. Cacá Bueno e Duda Pamplona, segundo e terceiro, respectivamente, completaram o pódio.

Sperafico, que ontem (27), após assegurar a pole position, comentou sobre sua preocupação com o desgaste dos pneus, disse que os mesmos reagiram bem ao longo da disputa.
"Fiz uma boa largada e na primeira volta já abri cerca de um ou dois segundos em relação ao segundo colocado, e depois eu só precisei administrar a vantagem. Os pneus eram a minha maior preocupação e acredito que dos demais pilotos também já que os cinco primeiros foram bem conservadores na corrida. Apesar dos compostos aumentarem de temperatura quando eu forçava mais, eles reagiram bem e eu pude desenvolver um bom ritmo", disse Sperafico que também venceu no início do ano em Curitiba (PR).
O piloto soma agora 242 pontos e figura em 3º lugar na tabela do campeonato. Cacá Bueno segue na liderança, com 272, e Thiago Camilo é o segundo, com 247. Com duas provas restantes e 50 pontos em jogo, Rodrigo afirmou que continua acreditando no título. "Ainda tenho esperanças e vou brigar por ele até o final. O Cacá tem 30 pontos a mais que eu, mas 50 pontos ainda estão em jogo e eu vou buscá-los", afirmou.

Enrique Bernoldi, também da Biosintética Stock Car, largou em 12º e quando já figurava na 7ª posição, a mangueira da bomba hidráulica estourou e começou a vazar óleo no pneu. Com isso, o curitibano foi obrigado a abandonar a seis voltas para o final.
"Comecei a ter problemas com o carro na volta de número 12, mas consegui me manter na disputa. Infelizmente, depois que caiu óleo no pneu foi impossível continuar. É uma pena porque o carro estava bom e poderia ter garantido mais alguns pontos. Agora é torcer para eu ter mais sorte no Rio", avaliou Bernoldi.
A próxima etapa acontece no dia 18 de novembro no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

fotos: Fernanda Freixosa

ReUnion Press
Assessoria de Imprensa da Equipe Genéricos Biosintética Stock Car
Milla Delfino

CDI – Casa da Imprensa
Assessoria de imprensa Aché Laboratórios
Eleni Gritzapis / Thiago Coletti