COMPRE AGORA

quarta-feira, outubro 03, 2007

* COM HAMILTON, RECORDES DA FÓRMULA 1 CAEM RAPIDAMENTE.

Castilho de Andrade

Os recordes estão caindo muito rápido na Fórmula 1. Levou 33 anos para Fernando Alonso, em 2005, quebrar o recorde de Émerson Fittipaldi como o mais jovem campeão mundial da Fórmula 1. A marca está muito próxima de ser batida outra vez, em apenas dois anos, por Lewis Hamilton, com seus 23 anos e nove meses. Há duas chances para isso acontecer. A primeira será na madrugada de sábado para domingo, em Xangai. A segunda, dia 21 de outubro, em Interlagos.

Hamilton é o quarto piloto mais jovem da história da F-1 a conquistar uma vitória na categoria. Foi no GP do Canadá deste ano quando ele cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Na frente estão Fernando Alonso, o mais jovem da história, e dois pilotos do passado, Troy Ruttman e Bruce McLaren.

Lewis Hamilton, com as quatro vitórias deste ano (Canadá, EUA, Hungria e Japão) igualou a marca de Jacques Villeneuve que, no seu ano de estréia (1996), também ganhou quatro corridas. Mas Hamilton terá ainda duas oportunidades para superar o recorde de Villeneuve, passando a ser, então, o único estreante com cinco ou seis vitórias. Fora Villeneuve e Hamilton, pilotos que ganharam no ano de estréia foram Giuseppe Farina (3), Juan Manoel Fangio (3), Gicarlo Baghetti, Jackie Stewart, Clay Regazzoni, Émerson Fittipaldi e Juan-Pablo Montoya, todos com uma vitória cada.

Quando subiu no pódio na sua corrida de estréia, na Austrália (3º colocado), Hamilton também quebrou um longo jejum de estreantes no pódio. Os anteriores foram Giuseppe Farina, Alberto Ascari, Luigi Fagioli, Dorino Serafini, Reginald Parnell e Peter Whithead, nomes que remetem aos distantes anos 50.

Ainda é importante ressaltar que, com nove pódios seguidos no início do campeonato, Hamilton ficou ao lado de um grupo seleto formado por Alberto Ascari, Jim Clark, Niki Lauda e Nelson Piquet. Só que Hamilton é o único estreante dessa lista. Mais do que eles só Schumacher (19 pódios sucessivos) e Alonso (15 pódios sucessivos).

Com 12 pontos de vantagem sobre Fernando Alonso e 17 pontos sobre Kimi Räikkönen, Hamilton só depende de si mesmo para ser o novo campeão mundial. Mantendo sua invejável regularidade, dificilmente o título escapará de suas mãos.

O Independent de Londres associa o estilo Hamilton a Ayrton Senna. Acho, entretanto, que eles têm uma diferença fundamental. Senna sempre me pareceu mais impulsivo e agressivo. Hamilton é menos impulsivo e já dá pistas de seu lado calculista. Sem que isso possa significar que ele é pior ou melhor do que Ayrton Senna. Isso só poderá ser respondido dentro de alguns anos. Com as devidas ressalvas das comparações a longo prazo.

De qualquer forma, liquidando o campeonato ou não em Xangai, Hamilton foi o maior responsável pela excelente temporada que tivemos em 2007, capaz de superar fatos comprometedores como o caso de espionagem industrial e a conseqüente punição da McLaren.

Não fosse um campeonato tão equilibrado e Hamilton, possivelmente, já teria sido o campeão por antecipação. As vitórias de cada um dos quatro pilotos traduzem bem a disputa do ano. Os três primeiros colocados – Hamilton, Alonso e Räikkönen– ganharam quatro corridas cada um; Felipe Massa, o quarto colocado, obteve três vitórias. Poderemos ter a conclusão final com cinco vitórias para um dos pilotos e quatro para os outros três. Há quanto tempo não se via uma disputa tão estável?

Castilho de Andrade é jornalista especializado em automobilismo e Diretor de Imprensa do GP Brasil de Fórmula 1. Sua coluna é publicada às quartas-feiras no site oficial do evento.

Nenhum comentário: