COMPRE AGORA

terça-feira, outubro 02, 2007

* F-TRUCK EM CURITIBA. AGORA É PRA VALER.

Faltam apenas três provas e chegou o momento de acelerar tudo para se colocar bem na disputa pelo título de 2007

O Campeonato Brasileiro de F-Truck de 2007 chega na reta final com a antepenúltima prova da 12ª temporada da categoria, marcada para o próximo dia 7 de outubro, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, município colado à capital do Paraná.

Após receber recentemente um público de aproximadamente 45 mil pessoas em Goiânia, a F-Truck promete novamente um espetáculo de casa cheia em Curitiba, quando vários pilotos estarão empenhando todo seu potencial para continuar na posição de lutar pelo título da temporada atual. Os principais concorrentes são os três ponteiros da tabela de classificação, Felipe Giaffone (Volkswagen) de São Paulo com 96 pontos, o também paulista Roberval Andrade (Scania) 85 e o paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) com 76 pontos.

Giaffone vem de uma quebra na última etapa em Goiânia, depois de três vitórias consecutivas, São Paulo, Fortaleza e Caruaru que proporcionou a liderança ao ex-piloto da F-Indy, até então sendo administrada por Roberval Andrade desde a terceira etapa deste ano. Sente não ter continuado a fase de vitórias porque abandonou a prova em Goiânia quando estava liderando. “Sem dúvida estaria mais confortável se não tivesse saído da prova em Goiânia, mas a vantagem que eu tenho me faz focar a preocupação de somar o máximo de pontos na corrida”, diz o líder Felipe Giaffone que já deixou de vencer no circuito de Pinhais em 2005, quando foi ultrapassado na última volta pelo catarinense Luiz Zapelline.

Roberval Andrade sabe que não tem mais tempo de se preocupar com a regularidade que teve durante toda a temporada só deixando de marcar pontos em Goiânia, onde quebrou na oitava volta quando brigava pela quarta posição na corrida. Não marcou pontos e agora está com 11 pontos de desvantagem do líder Giaffone. “Vamos correr para vencer e diminuir a vantagem do Felipe. Essa é nossa única estratégia”, confirma Roberval Andrade que vai para uma corrida de ataque.

Acompanhando os ponteiros desde o início do campeonato apesar de quebras que o deixaram longe da vitória nesse ano, o paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) também vem com a intenção de superar Giaffone e Roberval em Curitiba. “Vamos aproveitar os treinos livres para acertar nosso equipamento, já que não treinamos em Curitiba. A prova vai ser decisiva para quem quer ficar na briga pelo título”, lembra o tricampeão da F-Truck.

Pelo regulamento da F-Truck, ainda são 84 pontos em jogo nas três provas finais do campeonato, Curitiba, Campo Grande e Brasília. Por esta razão na classificação aparecem vários pilotos que além de estarem dentro da disputa pelo título, querem estar no mínimo entre os três primeiros no final do campeonato. O paranaense Leandro Totti (Ford) é um deles. Quarto colocado no campeonato depois de já liderado no ano, Leandro tem 56 pontos, seguido Renato Martins (Volkswagen) em quinto com 49, Jonathas Borlenghi (Volkswagen) com 40, Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) em sétimo com 39 e Beto Monteiro (Ford) com 35 pontos em oitavo. Todos eles podem ser incluídos no time de favoritos.

Classificação do campeonato após 6 etapas: 1) Felipe Giaffone, 96; 2) Roberval Andrade, 85 pts; 3) Wellington Cirino, 76 pts.; 4) Leandro Totti, 56 pts.; 5) Renato Martins, 49 pts.; 6) Jonathas Borlenghi, 40 pts.; 7) Geraldo Piquet, 39 pts.; 8) Beto Monteiro, 35 pts.; 9) Valmir Benavides, 28 pts.; 10) Vinicius Ramires, 22 pts.; 11) Vignaldo Fizio, 19 pts.; 12) Diumar Bueno, 12 pts.; 13) José Maria Reis, 11 pts.; 14) João Maistro, 10 pts.; 15) Pedro Muffato, 9 pts.; 16) Fred Marinelli, 8 pts.; 17) Djalma Fogaça, Luiz Carlos Zappellini e Adalberto Jardim, 6 pts.; 20) José Cangueiro, 4 pts.; 21) Débora Rodrigues e Fabiano Brito, 3 pts. 23) Beto Napolitano, 1 ponto.

Classificação por Marcas: 1) Volkswagen 216 pontos, 2) Mercedes-Benz 156, Scania 11, Ford 97, Volvo 25 e Iveco 8 pontos.

PROGRAMAÇÃO:

Os treinos livres para a sexta etapa da F-Truck 2007 começam na sexta-feira, dia 5 de outubro, com os horários marcados para 14 e 16 horas. No sábado, as sessões de treinos livres estão marcadas para as 9 e 11 horas da manhã. O treino de classificação para o grid de largada será às 15h30. No domingo (dia 7), o warm-up será à 9h45 e a prova às 14 horas com 30 voltas previstas para o circuito de 3.695 metros de extensão.

INGRESSOS

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Bridgestone Firestone de Curitiba. No site oficial da categoria, www.formulatruck.com estão informações e endereços para a compra de ingressos que antecipadamente dão direito ao boné oficial da F-Truck, com o logo bordado. A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de pessoas maiores de 65 anos e crianças de cinco a sete anos. Também têm entradas livres, pessoas portadoras de deficiência física. Por determinação do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, não é permitida a entrada de crianças com idade abaixo de cinco anos no autódromo. Os estudantes com a carteira da entidade pagam meia entrada.

O Autódromo Internacional de Curitiba não permite a entrada de isopores com bebidas. A organização oferece bares para lanches e bebidas dentro do autódromo.

VENCEDORES DA F-TRUCK EM CURITIBA

1996 – Sérgio Drugovith (PR) Bateria A

1996 – Sérgio Drugovith (PR) Bateria B

1997 - NÃO TEVE PROVA

1998 – Oswaldo Drugovith (PR) Bateria A

1998 – Oswaldo Drugovith (PR) Bateria B

1999 – Renato Martins (SP) Bateria A

1999 – Renato Martins (SP) Bateria B

2000 – Roberval Andrade (SP) Bateria A

2000 – Jorge Fleck (RS) Bateria B

2000 – Thiago Grisson (RS) Bateria A

2000 – Thiago Grisson (RS) Bateria B

2001 – Wellington Cirino (PR)

2001 – Wellington Cirino (PR)

2002 – Beto Monteiro (PE)

2003 – Vignaldo Fízio (SP)

2004 – NÀO TEVE PROVA

2005 – Luiz Zappelline (SC)

2006 – Vinicius Ramires (SP)

Obs 1. Até o ano 2000, as provas eram realizadas em duas baterias.

Obs 2. Nos anos 2000 e 2001 Curitiba recebeu duas provas da F-Truck.

Obs 3. Estatísticas da F-Truck estão à disposição com pedidos para dinholeme@uol.com.br.

A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.

Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.

Foto: Orlei Silva
Legenda: O tricampeão Wellington Cirino (Mercedes-Benz) é o terceiro colocado no campeonato, atrás de Felipe Giaffone e Roberval Andrade

Dinho Leme
DINHO LEME COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: