COMPRE AGORA

segunda-feira, dezembro 12, 2005

KART: DESAFIO DAS ESTRELAS; KHODAIR VENCE SEGUNDA CORRIDA.



Piloto da equipe Sorriso acertou na calibragem para a prova final e só não ficou com o título por apenas um ponto
Faltou apenas um ponto para que Allam Khodair se tornasse o primeiro campeão do Desafio das Estrelas, prova de kart promovida por Felipe Massa que reuniu alguns dos principais nomes do automobilismo brasileiro neste domingo (11), no Kartódromo Toca da Coruja, em Bauru. Mesmo largando em nono, Allam liderou parte da primeira corrida do dia (transmitida ao vivo pela Rede Globo), mas recebeu a bandeirada em segundo depois de perder tempo em uma disputa com Ricardo Maurício. Na corrida seguinte, saindo em sétimo – a posição dos oito primeiros na prova anterior foi invertida para a segunda bateria –, ele conseguiu assumir a liderança e venceu com certa vantagem para Felipe Massa, que com esse resultado ficou em terceiro na contagem geral de pontos. O campeão foi Daniel Serra, que disputou a Fórmula Renault Européia nesta temporada e negocia seu destino para o ano que vem.
"É muito bom chegar ao fim do ano dessa forma, com uma vitória. Acabei não terminando o em primeiro na contagem total de pontos por causa do critério de pontuação, que privilegiava o resultado da primeira corrida, mas gostei bastante", declarou Khodair, piloto da equipe Sorriso na Stock Car. Allam creditou o bom desempenho na segunda prova ao acerto na calibragem dos pneus, um dos poucos itens do kart que podiam ser alterados pelos pilotos. Ele explicou que, na tomada de tempos, saiu com libras demais nos pneus, e que na primeira corrida, errou para o outro lado. "Na primeira prova eu poderia ter vencido, mas a calibragem estava muito baixa. Usei o acerto ideal para a segunda corrida e consegui passar os ponteiros e abrir", completou.
O desafio das estrelas, que reuniu pilotos com passagem pela Fórmula 1, diversos pilotos da Stock Car – como o próprio Khodair, Giuliano Losacco e Cacá Bueno, campeão e vice da temporada – e pilotos de Fórmula e Kart, teve como grande apelo a igualdade dos equipamentos. Todos os pilotos usaram o mesmo modelo de chassi e as regulagens foram limitadas. Os motores foram equalizados e sorteados. Além disso, o peso do conjunto kart-piloto – que no kart faz muita diferença em virtude da baixa potência dos motores – foi equilibrado por meio de lastros de chumbo.
"O motor Biland que usamos tem cerca de 28 hp. Para que ficássemos todos em pé de igualdade, tivemos que chegar no peso do Thiago Camilo", relembrou Khodair. "Eu mesmo usei 16 kg de lastro para que a disputa ficasse equilibrada", finalizou.
O resultado final do Desafio das Estrelas foi o seguinte:
1 – Daniel Serra, 38 pontos
2 – Allam Khodair, 37
3 – Felipe Massa, 31
4 – Emil Shayeb e Átila Abreu, 22
6 – Ricardo Maurício, Luciano Burti e Andréia Octaviano, 13
9 – Aírton Daré, 12
10 – Thiago Camilo, 11

Inova Comunicação – Rafael Durante
Fotos: Miguel Costa Jr.

Nenhum comentário: