COMPRE AGORA

quarta-feira, dezembro 14, 2005

MIL MILHAS BRASIL: NOVIDADES PARA COMEMORAR 50 ANOS.




São Paulo - A festa já está pronta para a comemoração dos 50 anos da mais tradicional corrida do automobilismo nacional, a Mil Milhas Brasil. Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, no Anhembi, em São Paulo, a organização apresentou algumas novidades do que promete ser a mais badalada edição da história da prova. A Mil Milhas Brasil 50 anos será no dia 21 de janeiro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e fará parte, mais uma vez, das comemorações do aniversário de fundação da capital paulista. Além de Antonio Hermann, organizador da corrida, de Milton Longobardi, diretor de vendas e marketing da SPTuris, o evento contou com a presença do primeiro vencedor de mítica prova, Breno Fornari e de sua Carretera Ford.
"A Mil Milhas representa a história do automobilismo brasileiro. A idéia é ter mudanças nesta edição, mas preservar o espírito romântico da época do Breno Fornari, disse Antonio Hermann.
Vencedor da prova em três oportunidades (1956, 1958 e 1959) e companheiro de Catharino Andreatta, Breno Fornari sabe como ninguém a importância da prova. A organização da Mil Milhas Brasil 50 Anos ainda levou para o evento desta terça-feira a Carretera Ford 1940 verde e amarela, que foi pilotada por Fornari. As carreteras dominaram o automobilismo nacional nas décadas de 30, 40, 50 e 60. Os carros são híbridos e utilizam chassis, componentes e motores de marcas diferentes.
"Eram outros tempos. Eu e meus mecânicos que construímos o carro. A Mil Milhas foi a corrida mais importante que eu ganhei. Até hoje as pessoas lembram de mim por causa dessas vitórias. Neste ano, o povo terá um espetáculo fantástico", disse Breno.
Passados 50 anos, nesta histórica edição, os aficionados poderão conferir de perto as máquinas mais possantes e desejadas do mundo. Entre os modelos confirmados para 2006 estão Ferrari, Lamborghini, Aston Martin, Maserati, Corvette, Saleen, Mercedes Benz e Porsche, marcas que participam do Mundial da FIA GT. A corrida, que neste ano teve modificado o horário de largada para facilitar a visualização do público, tem a luz verde às 12 horas e encerramento por volta das 23h. Assim, como janeiro é verão, serão cerca de sete horas de luz natural.
"Estamos satisfeitos com a iniciativa do Hermann de reacender a fábula da Mil Milhas. Vamos gerar receita para o município e empregos temporários", disse Longobardi.
As atividades da Mil Milhas Brasil 50 anos começam nesta semana. Na sexta-feira e no sábado, alguns carros da mais tradicional prova de automobilismo do País estarão disputando as 20 primeiras vagas para a competição marcada para dia 21 de janeiro em Interlagos. Os dois dias terão os mesmos horários: a partir das 8 horas, acontece a vistoria técnica e, entre 8h50 e 11h10, os primeiros treinos livres. Às 13 horas começa o primeiro treino pré-classificatório. Ao todo serão quatro sessões de treinos livres e quatro de treinos pré-classificatórios.
A taxa de inscrição para os treinos pré-classificatórios é de R$ 7.500 por carro e R$ 2.500 por piloto, com um mínimo de dois pilotos em cada carro. Essa taxa de inscrição inclui combustível (álcool para competição, gasolina com 102 octanas e avigás) para os treinamentos e para toda a Mil Milhas Brasil 50 Anos. Dentro desse preço também está incluída a entrega do box montado para as equipes.
Os carros e pilotos que se inscreverem e garantirem vaga nesse primeiro treino classificatório estarão isentos da taxa de inscrição na prova, que será de R$ 10 mil por carro e R$ 3.500 por piloto. Aqueles que disputarem o classificatório de janeiro terão de pagar o valor total.
A Mil Milhas Brasil 50 Anos terá 54 carros no grid de largada. Deste total, 14 serão convidados da organização, 20 garantem vaga neste mês de dezembro e os outros 20 nos treinamentos programados para janeiro, na semana anterior ao evento.
INGRESSOS À VENDA A PARTIR DE QUINTA, DIA 15 DE DEZEMBRO
Os ingressos para a Mil Milhas Brasil 50 Anos estarão à venda a partir desta quinta-feira pelo telefone (11) 2191-6950 das 9 às 20 horas de segunda a sábado. Nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá venda por telefone. O site www.milmilhasbrasil.com.br também vende ingressos.
A Mil Milhas terá dois tipos de ingressos, ambos válidos para três dias, dois de treinos e a corrida. Arquibancada descoberta custa R$ 65 sem direito a visitação aos boxes. Os ingressos para as arquibancadas cobertas custam R$ 150 e dão direito a visitação aos boxes nos seguintes horários:
Quarta-feira, dia 18 de janeiro
12h15 às 12h45
14h15 às 14h45
17h45 às 18h45
Quinta-feira, dia 19 de janeiro
11h45 às 13 horas
15h45 às 16h15
Sábado, dia 21 de janeiro
9h15 às 10h45
A compra de cinco ingressos para as arquibancadas cobertas
dá direito a um passe de estacionamento dentro de Interlagos. O estacionamento não será liberado para o público.
Na semana da prova, dias 18, 19, 20 e 21, os ingressos podem ser adquiridos diretamente nas bilheterias do Autódromo de Interlagos das 9 às 18 horas.
Categorias da Mil Milhas Brasil:
MMSTC (Mil Milhas Silhouete e Touring Car) - Esta categoria engloba carros tubulares com bolha, além de carros de Turismo (Stock Car, TC2000, BTCC, WTCC) de qualquer procedência com até 6.000 cm3.
MMP2 (Mil Milhas Protótipos 2) - Protótipos nacionais com motores até 3.000 cm3.
MMGT2 (Mil Milhas Gran Turismo 2) - Categoria pode receber carros da FIA GT2, Porsche e Porsche Cup, todos com até 4.000 cm3. O regulamento é baseado no da FIAGT2.
MMGTP1 (Mil Milhas Gran Turismo Protótipos 1) - A MMGTP1 terá carros da categoria FIA GT1, DTM alemã, JGTC japonesa, Protótipos 1 nacionais além de Protótipos Daytona. Todos entre 3.000 cm3 e 6.000 cm3.
CURIOSIDADES DA MIL MILHAS BRASIL
- O nome Mil Milhas Brasil surgiu como homenagem à tradicional corrida italiana Mille Miglia.
- Na edição de 2001 os pilotos percorreram mais de mil milhas, ao fazerem 375 voltas em Interlagos, o equivalente a 1.615.875 metros. Mil milhas equivalem a 1.609.000 metros.
- Já participaram da corrida os maiores nomes do automobilismo nacional, como Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello, Ingo Hoffmann, Christian Fittipaldi, Chico Landi, Chico Serra, Raul Boesel, Luis Pereira Bueno entre outros.
- A edição com maior número de participantes foi a de 1989, quando 75 carros competiram em Interlagos. Hoje, as condições de segurança inviabilizariam essa quantidade.
- O menor tempo em que o foi completada as Mil Milhas foi em 1997 com a McLaren GTR BMW de Nelson Piquet, Johnny Cecotto e Steve Soper. Os pilotos fizeram o percurso em 10h05m10s. Nos 50 anos somente duas vezes a prova foi realizada fora de Interlagos: em 1997 foi em Brasília e em 1999 em Curitiba.
- O maior tempo em que foi completada as Mil Milhas foi em 1959. Nesta edição, os vencedores Breno Fornari e Catharino Andreatta fizeram o percurso em 16h22m38s com a Carretera Ford.
- O piloto com maior número de vitórias é Zeca Giaffone, com cinco primeiros lugares.
TODOS OS CAMPEÕES DA MIL MILHAS BRASIL
24/11/1956 - Catharino Andreatta/Breno Fornari (Carretera Ford)
23/11/1957 - Aristides Bertuol/Orlando Menegaz (Carretera Chevrolet)
19/11/1958 - Catharino Andreatta/Breno Fornari (Carretera Ford)
21/11/1959 - Catharino Andreatta/Breno Fornari (Carretera Ford)
23/11/1960 - Chico Landi/Christian Heins (FNM JK 2000)
25/11/1961 - Italo Bertão/Orlando Menegaz (Carretera Chevrolet)
17/11/1965 - Justino de Maio/Victoria Azzalin (Carretera Chevrolet)
19/11/1966 - Camilo Christófaro/Eduardo Celidôneo (Carretera Chevrolet)
3/12/1967 - Luís Pereira Bueno/Luiz Terra Smith (Interlagos Mark 1)
22/11/1970 Abílio Diniz/Alcides Diniz (Alfa Romeo GTA 2000)
9/12/1973 - Bird Clement/Nilson Clemente (Maverick 4800)
20/12/1981 - Zeca Giaffone/Affonso Giaffone/Chico Serra (Opala Stock Car)
30/1/1983 - Fausto Wajchenberg/Vicente Corrêa/Valdir Silva (Passat)
22/1/1984 - Zeca Giaffone/Reinaldo Campello/Maurizio Sala (Opala Stock Car)
25/1/1985 - Paulo Gomes/Fábio Sotto Mayor (Opala Stock Car)
26/1/1986 - Zeca Giaffone/Affonso Giafone/Walter Travaglini (Opala Stock Car)
25/1/1987 - Luís Pereira/Marcos Gracia (Opala Stock Car)
23/1/1988 - Zeca Giaffone/Luiz Pereira/Walter Travaglini (Opala Stock Car)
21/1/1989 - Zeca Giaffone/Walter Travaglini (Opala Stock Car)
8/4/1990 - Carlos Alves/José Carlos Dias (Opala Stock Car)
26/1/1992 - Klaus Heitkotter/Jurgen Weis/Marc Gindorf (BMW M3 2300)
24/1/1993 - Antonio Hermann/Franz Konrad/Franz Prangemeier (Porsche 911)
22/1/1994 - Wilson Fittipaldi/Christian Fittipaldi (Porsche NSR 911)
8/4/1995 - Wilson Fittipaldi/Antonio Hermann/Franz Konrad (Porsche 903)
20/4/1996 - André Lara Resende/Roberto Keller/Roberto Aranha/Walter Salles Jr. (Porsche 911)
19/1/1997 - Nelson Piquet/Johnny Cecotto/Steve Soper (McLaren GTR)
20/12/1998 - Tom Stefani/André Grillo/Júlio Fernandes (AS Vectra 2.0)
19/12/1999 - Beto Borghesi/Jair Bana/Luciano Borghesi (Aldee AP-2000)
27/1/2001 André Lara Resende/Régis Schuch/Max Wilson/Flávio Trindade (Porsche 911 GT3)
27/1/2002 Régis Schuch/ André Lara Resende/Raul Boesel (Porsche 911 GT3)
26/1/2003 Ingo Hoffman/Xandy Negrão/Ricardo Etchenique/Fernando Nabuco (Porsche 911 GT3)
25/1/2004 Stefano Zonca/Angelo Lancellotti/Fabrizio Gollin (Dodge Viper GTS-ACR)
25/1/2005 Xandy Negrão/Xandynho Negrão/Guto Negrão/Giuliano Losacco (Audi TT DTM)
A Mil Milhas Brasil 50 Anos tem patrocínios de Pirelli e TAM e apoio do Hospital São Luiz.
Mais informações no site www.milmilhasbrasil.com.br

LOCAL DA COMUNICAÇÃO -
Fotos : André Santos

Um comentário:

Unknown disse...

Boa Tarde, fico feliz em saber dessa homenagem, e peço para qualquer um que tenha imagens da edição de 1992, das mil milhas, me enviem, pois eu perdi todas as imagens e videos dessa etapa, é importante, pois meu pai participou dessa edição e queria ter algo para guardar além daquilo que tenho na memória. Obrigada. Camila contato: email: milatoledo@ig.com.br