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quarta-feira, dezembro 14, 2005

MERCADO: UMA NOVA GERAÇÃO DE CAPACETES-BMW MOTORRAD SYSTEM 5.


O novo System 5 representa um passo em direção ao futuro não apenas por seu aspecto esportivo mas pelas características do produto: ele é um dos capacetes articulados mais silenciosos do mercado e oferece como accesorio o equipamento com tecnologia Bluetooth, que permite uma comunicação sem fios e sem cabos entre piloto e garupa.
O novo System 5 conta com uma camada exterior composta de um laminado de fibra de vidro, carbono e kevlar (um polímero resistente ao calor), fabricada por um processo de pressão a quente. Este capacete atende aos mais elevados padrões aeroacústicos. O nível de ruído a 100 km/h é de apenas 86 dB (A). Desta forma ele é um dos capacetes articulados mais silenciosos do mercado. Também em termos de aerodinâmica o capacete é um definidor de tendências. Ele permanece em uma posição neutra em relação à corrente de ar e também apresenta apenas uma pequena resistência ao ar quando o piloto gira a cabeça. Obteve-se um alto nível de amortecimento de impacto por meio da segmentação individual, ajustada de acordo com a carga, da camada EPS (poliestireno expandido) do capacete em oito segmentos isolados.
A seção do queixo pode ser aberta ou fechada com uma mão. A responsável por esta praticidade é uma nova mecânica com cabos Bowden. A entrada de ar também é simples de regular. A ventilação do visor, que pode ser fechada, funciona por meio de um botão deslizante na área do queixo. A ventilação da cabeça possui dois ajustes na área da testa.
Na parte de trás da cabeça a corrente de ar é regulada por um controle deslizante infinitamente variável. Aberturas para exaustão do ar encontram-se na área de baixa pressão e desta forma maximizam a corrente de ar na parte interna do capacete.
O movimento de torção do capacete é evitado pela fixação de uma faixa protetora da nuca à direita e à esquerda da tira protetora do queixo. Em caso de acidente o capacete permanece na melhor posição possível e protege a cabeça. No revestimento da tira protetora do queixo estão fixados os chamados Noiseflaps. Eles são responsáveis por um bom isolamento do capacete e mantêm as turbulências afastadas da área do ouvido.
Assim como seu predecessor, o capacete pesa cerca de 1,69 kg. Ele possui um equipamento interno Dupont-Coolmax ativado pela respiração e que pode ser removido para limpeza. Seu visor tridimensional é curvo, resistente a arranhões e revestido com proteção antienvasante.
O sistema independente de veículo e chamado WCS-1 (Wireless Communication System ou Sistema de Comunicação sem Fio) é incorporado completamente no capacete. Ele é composto de dois microfones quase invisíveis na área da testa, um processador de sinal digital (DSP) para filtrar ruídos espúrios e do vento, um circuito principal com o módulo Bluetooth, dois alto-falantes e um conjunto integrado de bateria. Do lado esquerdo situa-se um painel de controle com três botões para as funções "On/Off/Select" (entre elas as funções "Pairing", que conecta os sistemas de comunicação, e "Multifunção" para ligação com outros equipamentos), assim como para os comandos de volume "+" e "-".
É possível ouvir confortavelmente as vozes dos participantes de uma comunicação mesmo além de 150 km/h, dependendo do modelo da motocicleta: O kit de comunicação pesa pouco mais que uma barra de chocolate (cerca de 120 g) e pode funcionar por várias horas com uma carga. No momento já é possível conectar-se a celulares compatíveis com Bluetooth. No Brasil foi testado também em conexão com o tocador de MP3 da Apple chamado de iPod, por meio de um accesorio de transmissão via Bluetooth, com resultados positivos.
O cliente pode escolher entre as duas cores disponíveis no Brasil: Preto noite, Prata titânio metálico,.

BMW DO BRASIL

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