COMPRE AGORA

quinta-feira, julho 06, 2006

* MERCADO: FIAT DOBLÒ AMPLIA SUA GAMA COM A NOVA VERSÃO HLX 1.8.

Fiat Doblò entra na era flex trazendo novos conteúdos tecnológicos

O novo Fiat Doblò chega ao mercado trazendo novidades que o deixam ainda mais completo, prático, bonito, confortável e moderno. Agora ele entra na era dos motores bicombustível e torna-se o único modelo do segmento das multivans e também de furgões pequenos a oferecer a tecnologia flexível. Junto com o novo motor 1.8 flex, o Fiat Doblò Flex ganha também mudanças estéticas e novos equipamentos que já são sucesso da marca, como o sistema de viva-voz com bluetooth®, som com MP3 e vidros escurecidos Vênus 55.
Mais potente e com maior torque em baixas rotações, o novo motor 1.8 flex gera 112 cv a gasolina — o que significa um ganho de 9 cv, já que o motor anterior 1.8 a gasolina tinha 103 cv — e 114 cv a álcool, com potência máxima atingida a 5.500 rpm. E proporciona 17,8 kgm de torque máximo disponível já em 2.800 rpm rodando somente com gasolina e 18,5 kgm utilizando álcool. Números que conferem ao Fiat Doblò 1.8 Flex maior fôlego em subidas, retomadas de velocidade mais ágeis e um melhor desempenho.
O novo motor 1.8 flex conta com o sistema eletrônico de aceleração Drive By Wire, que substitui o cabo do acelerador — uma central eletrônica controla a abertura da borboleta, que se dá de forma progressiva, evitando os trancos na aceleração comuns em retomadas e desacelerações bruscas. Além disso, traz diversas novidades que o tornam ainda mais moderno, assegurando sempre máxima dirigibilidade, economia e performance. São elas:

- Coletor de admissão. Com novo design, agora é feito de plástico em vez de alumínio, ficando 1.8 kg mais leve. O coletor integra sensores de temperatura e pressão de ar, eletroválvula cânister, injetores, corpo da borboleta Drive by Wire e sistema de partida a frio.

- Cabeçote. Tem nova geometria da câmara de combustão.

- Comando de válvulas tipo roller finger light. O novo comando emprega um balancim roletado para acionar as válvulas. O contato entre o eixo-comando e o balancim é feito por meio de um rolamento, reduzindo o atrito direto entre os dois componentes.

- Eixo-comando de válvulas. Foi alterado para adequar-se ao novo sistema de acionamento das válvulas, para melhoria de performance em altas rotações e também visando um incremento do desempenho em baixas rotações e maior regularidade da marcha lenta.

- Novo virabrequim. Sua inércia foi otimizada e as massas dele, das bielas e dos pistões foram equalizadas, resultando em diminuição dos níveis de ruído e de vibrações.

No novo motor 1.8 Flex podemos destacar também os componentes abaixo: biela fraturada de aço forjado,coletor de descarga close-coupled fabricado de tubos de aço, cárter estrutural de alumínio e um sistema de gerenciamento eletrônico da injeção multipoint digital semi-seqüencial. Ele também já cumpre a quarta fase do Proconve, que entrará em vigor para 100% da produção somente em 2007 — demonstração da Fiat Automóveis em respeito ao meio ambiente. Novidades estéticas e novos conteúdos

Além do motor flexível, o Doblò — a multivan da Fiat que oferece um generoso espaço interno e uma configuração do habitáculo bastante inteligente — ganha agora também algumas mudanças estéticas, tanto externas como internas, e novos equipamentos, ficando mais moderno, prático e confortável.

O Fiat Doblò 1.8 Flex está disponível nas versões ELX, Adventure e Cargo. Como novidade, todas as versões trazem a logomarca, a sigla da motorização e o adesivo Flex na tampa traseira do veículo. Para reforçar um visual ainda mais moderno, os faróis das versões ELX e Adventure ganham moldura interna metalizada. Nos pára-choques dianteiros, a versão ELX tem agora a parte inferior da entrada de ar pintada na mesma cor do pára-choque, enquanto a Adventure traz um efeito estético prata, que simula um protetor, o que deixa a versão com um visual mais arrojado e robusto. Ainda externamente, a versão ELX chega com novas calotas e a Adventure passa a oferecer duas novas capas de cobertura para o estepe, o que permite ao consumidor mais opções de escolha.

Internamente, todas as versões do Fiat Doblò 1.8 Flex trazem um quadro de instrumentos mais funcional — o da versão Adventure com grafismo na cor amarela e assinatura — e novos tecidos de bancos. As versões ELX e Adventure também chegam com um novo console central dianteiro. Ele possui dois porta-copos, além de um generoso porta-objetos e mais um porta-copos traseiro. Para aumentar o conforto e a praticidade para os passageiros dos bancos suplementares são oferecidos porta-copos localizados nas laterais traseiras do modelo.

Mas as mudanças não param por aí, o Fiat Doblò 1.8 Flex oferece mais novidades, como os novos equipamentos inéditos em seu segmento, tanto para a versão ELX como para a Adventure. Esses novos itens tornam o modelo ainda mais moderno, seguro e confortável. São eles:

- O Fiat Doblò 1.8 Flex é o primeiro de sua categoria a oferecer o sistema de viva-voz para celular com tecnologia Bluetooth®, que permite realizar e receber ligações utilizando o equipamento de som do veículo sem a necessidade de fios ou conexões.

- Também é o único que possui em sua lista de conteúdos os vidros verdes escurecidos Vênus 55 nos vidros laterais traseiros e no da tampa traseira. Com uma transparência de 55%, suficiente para bloquear mais de 50% da radiação solar, essa tecnologia aumenta o conforto térmico dos ocupantes e melhora o sistema de climatização, que trabalha com menos potência, favorecendo a economia de combustível. Esse item vem de série na versão Adventure.

- Outro equipamento inédito é o CD player com MP3 mais RDS, que oferece mais comodidade ao cliente. Devido ao formato de áudio digital compactado, o MP3 permite gravar muitas horas de música em um único CD. Enquanto a função RDS (Radio Data System) do sistema de som, mostra no visor do rádio mensagens de texto enviadas pelas emissoras.

Outra novidade que chega de série nas versões Adventure e ELX é o sistema My Car Fiat. Muito útil, ele permite ao motorista configurar e personalizar diversas características do carro, de acordo com suas preferências pessoais. Como, por exemplo, ativar e definir o alerta de limite de velocidade, ajustar o relógio, escolher a unidade de distância a ser exibida (km/h ou mph) e ajustar o volume de som emitido ao pressionar as teclas do menu My Car Fiat e do aviso sonoro.

Para aumentar ainda mais a versatilidade do Doblò Adventure 1.8 Flex, ele passa a incluir na sua lista de opcionais o sexto lugar, oferecendo assim a possibilidade de se levar mais um passageiro. Mesmo com este banco traseiro suplementar, sobra ainda muito espaço no porta-malas, já que o Fiat Doblò tem capacidade para 750 litros, que com os bancos traseiros rebatidos podem chegar a 3.000 litros, o maior de sua categoria.

A versão Adventure do modelo passa a incorporar também como item de série o pára-brisa degradê, opcional na ELX e na Cargo. E para melhorar ainda mais a comodidade, também entra na lista de equipamentos opcionais da Adventure o apóia-braço para o banco do motorista.

Desde o seu lançamento o Fiat Doblò é muito bem-sucedido. Chegou ao mercado em novembro de 2001 e já no ano seguinte conquistou a liderança do segmento das multivans com uma participação de 73,6%. Com a entrada da versão Adventure, em abril de 2003, sua participação neste segmento aumentou ainda mais, fechando 2005 com 98,5%. Agora, com todas essas novidades, o modelo fica mais competitivo no mercado, oferecendo uma relação custo-benefício ainda melhor. Veja no quadro abaixo a nova gama do Fiat Doblò com o preço de cada versão.

Nova gama do Fiat Doblò

Doblò ELX 1.8 Flex - R$44.500,00
Doblò Adventure 1.8 Flex - R$55.000,00
Doblò Cargo 1.8 Flex - R$41.000,00


Todas as versões do Fiat Doblò são equipadas com o novo motor 1.8 Flex de 8 válvulas com potência de 112 cv (gasolina) e 114 cv (álcool).

Nenhum comentário: