COMPRE AGORA

quarta-feira, julho 05, 2006

* WTCC: ANDY PRIAULX DA EQUIPE BMW REINO UNIDO COMEMORA QUARTA VITÓRIA NA 9ª E 10º ETAPAS EM CURITIBA.


BMW Itália-Espanha comemora terceiro lugar no pódio com Alessandro Zanardi

Na primeira vez que Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA (WTCC) foi realizado na América do Sul, Andy Priaulx (GBR) da Equipe BMW Reino Unido assegurou a quarta vitória na temporada. O atual Campeão Mundial venceu a segunda corrida no ‘Autódromo Internacional de Curitiba’. Atrás de Priaulx e do piloto do Alfa Romeo Gianni Morbidelli (ITA) chegou Alessandro Zanardi (ITA), da Equipe BMW Itália-Espanha, que conquistou seu primeiro pódio neste ano. O piloto de 39 anos largou na corrida um em ultimo lugar no grid após um erro no classificatório. No entanto, ele deu mostras de uma recuperação impressionante e foi recompensado com o terceiro lugar. Além disso, Jörg Müller (ALE) da Equipe BMW da Alemanha somou dois pontos à sua marca em Curitiba. Ele chegou na sétima posição da corrida dois. Jordi Gené assegurou a vitória na primeira etapa do dia (ESP) à frente de Peter Terting (ALE) e Augusto Farfus (BRA).

Os brasileiros apaixonados pelo esporte motorizado foram testemunhas de uma largada turbulenta na primeira corrida. Logo na primeira volta, o safety car entrou na pista, após a colisão entre Maurizio Ceresoli (ITA) e o piloto da casa Lucas Molo (BRA). Naquele instante, Jörg Müller tinha aberto caminho para a nona posição, o piloto da Equipe BMW Italia-Espanha Duncan Huisman (HOL) corria na décima. A melhor largada, todavia, foi executada por Zanardi que saltou da 26ª para a 15ª. Dirk Müller (ALE) sofreu uma dose de má sorte logo no início da corrida. Correndo na 14a, o carro do piloto da Equipe BMW Alemanha foi atingindo na parte traseira e empurrado na brita na volta seis.
Consequentemente ele foi relegado às últimas equipes e chegou em 20º.

Priaulx defendia a sétima posição na largada, mas teve que deixar Morbidelli ultrapassa-lo na volta quatro, seguindo a fase com o safety-car. Ele defendia a oitava colocação – e deste modo a pole position para a corrida dois – até o final da corrida. Jörg Müller teve uma performance perfeita e chegou em nono. Huisman estava a caminho de se confirmar na décima, quando ele teve um problema técnico no eixo traseiro e foi forçado a reduzir sua velocidade, perdendo desta forma uma posição. Zanardi beneficiado com isso cruzou a linha em décimo lugar, depois de algumas manobras espetaculares de ultrapassagem.

A segunda etapa transformou-se em uma estória de suspense. O safety-car teve que neutralizar as equipes duas vezes. Devido a mais alguns acidentes e a muita sujeira na pista, o controle da prova decidiu dar bandeira vermelha na corrida um pouco antes do final. Priaulx pode se afastar das disputas mais acirradas entre as equipes intermediárias e controlou a velocidade na ponta. Ele foi bem sucedido em abrir vantagem depois de cada fase com o safety car. Voltando mais atrás entre as últimas equipes, Zanardi envolveu-se em muita ação. Da décima colocação no grid ele subiu uma posição e conseqüentemente tomou a terceira colocação de James Thompson (GBR) na volta nove. Ao final da corrida, ele estava em posição para iniciar um ataque ao segundo colocado Morbidelli, mas foi parado pela bandeira vermelha. Pela primeira vez em sua carreira de WTCC, Zanardi estabeleceu a volta mais rápida da corrida, marcando o tempo de 1:26.069.

Jörg Müller pulou de nono a sétimo ao longo de toda a corrida. Seu companheiro de equipe Dirk Müller não teve a sorte de entrar na luta pelos pontos depois de começar em 20° e teve que fazer valer a 15a colocação. Huisman também falhou na tentativa de ficar entre os oito melhores em seu retorno à WTCC. Depois que ele bateu com Gabriele Tarquini (ITA) na volta cinco, ele caiu e finalmente chegou em 16o.

Reações:

Andy Priaulx (Equipe BMW Reino Unido):

"Foi brilhante ter vencido outra vez. Mas para mim, os pontos são mais importantes. Vir ao Brasil com 11 pontos apesar dos 65 quilos de lastro não era o que eu esperava. Por isso estou muito, muito satisfeito. Tive uma boa largada na corrida dois e abri boa vantagem, e daí o safety-car apareceu. Após uma boa re-largada, abri nova vantagem – e novamente o safety car apareceu. Foi uma corrida acidentada, mas eu procurei pilotar com engenho e sem cometer nenhum erro. Entretanto, não será fácil no México agora, já que terei que carregar um lastro elevado novamente."

Alessandro Zanardi (Equipe BMW Itália-Espanha):

"Ontem foi um dia ruim para mim. A Equipe BMW Itália-Espanha me deu um ótimo carro, e eu senti que uma posição entre os cinco primeiros no grid poderia ser possível. Mas daí eu joguei esse plano fora antes do final da minha primeira volta. Novamente, quero pedir desculpas à minha equipe por isso. O que se passou nas corridas foi inacreditável. Pilotei agressivamente, mas o meu carro não teve um único arranhão. Chegar em décimo e depois em terceiro é simplesmente formidável. As corridas foram bastante interessantes para mim, é o mínimo que se pode dizer."

Bart Mampaey (Equipe Principal BMW Reino Unido):

"Logo na sexta-feira percebemos que teríamos um carro competitivo aqui. Por outro lado, também era óbvio que alguns de nossos rivais também estariam muito fortes. Por essa razão, não foi nada fácil assegurar outra vitória. Na corrida um nós vimos que é quase impossível ultrapassar sem risco tendo muito lastro no carro. Por isso estamos muito felizes com a oitava colocação. A segunda corrida foi muito excitante. Andy demonstrou uma performance forte. Os onze pontos são de fato muito bem-vindos."

Charly Lamm (Diretor da Equipe BMW Alemanha):

"Parabéns ao Andy Priaulx e ao Alessandro Zanardi, que – juntos com Jörg – puderam marcar pontos para a BMW hoje. Nosso final de semana não foi tão fácil. Isso vale especialmente para o Dirk, que teve que largar em uma posição intermediária após uma sessão classificatória difícil e esteve envolvido em vários incidentes. Jörg não teve a sorte de chegar em oitavo na corrida um, assim assegurando a pole para a segunda etapa. Então nós temos que ficar felizes pelos dois pontos. Nós vamos trabalhar duro, para voltar a encabeçar o grid no México."

Resultados:

Campeonato de Pilotos: 1º Priaulx (44 pontos), 2º Thompson (41), 3º Tarquini (40), 4º Rydell (34), 5º Muller (33), 6º Dirk Müller (32), 7º Terting (32), 8º Jörg Müller (30).
Campeonato de Construtores: 1º SEAT (127 pontos), 2º BMW (126), 3º Alfa Romeo (75), 4º Chevrolet (62).


Calendário das Corridas:

02/04 – Monza (ITA), 30/04 – Magny-Cours (FRA), 21/05 – Brands Hatch (GBR), 04/06 – Oschersleben (ALE), 02/07 – Curitiba (BRA), 30/07 – Puebla (MEX), 03/09 – Brno (CZE), 24/09 – Istanbul (TUR), 08/10 – Valencia (ESP), 19/11 – Macau (CHN).

Nenhum comentário: