COMPRE AGORA

quarta-feira, julho 05, 2006

* RALLY DOS SERTÕES: DUNAS APRESENTA ROTEIRO DO 14º RALLY INTERNACIONAL DOS SERTÕES.



Prova passará pelos estados de Goiás, Tocantins,
Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais.


Marcos Ermírio de Moraes e Simone Palladino, diretores da Dunas Race, organizadora do Rally Internacional dos Sertões, apresentaram o tão esperado roteiro e todas as novidades da 14ª edição da prova no briefing realizado nesta segunda-feira (4), em São Paulo. A prova de cross country terá um total de 3.878 quilômetros, sendo 1.986 de especiais, o que representa 51% do percurso. A largada será em Goiânia (GO), no dia 27 de julho, e passará por Minaçú (GO), Palmas (TO), Alto Parnaíba (MA), Correntes (PI), Barra (BA), Seabra (BA), Brumado (BA), Cândido Sales (BA), com chegada em Porto Seguro (BA).

Na apresentação, Marcos Ermírio de Moraes, diretor presidente da Dunas Race e também responsável pelo levantamento do roteiro, explicou etapa por etapa da categoria cross country, mostrou fotos dos principais obstáculos que os competidores encontrarão no percurso. "A prova está bem dura, com trilhas travadas, especiais técnicas, mas bem gostosa de andar. Cerca de 70% do percurso é inédito, a partir de Alto Parnaíba teremos especiais por onde o Rally dos Sertões nunca passou", disse Moraes.

A etapa maratona, em que os veículos não podem receber apoio mecânico, será já no terceiro dia de prova, entre Alto Parnaíba (MA) e Correntes (PI), passando pelo famoso Deserto do Jalapão, que tem como principal característica as trilhas arenosas. Os reparos nos veículos só poderão ser feitos no dia seguinte, pelos próprios competidores, com as peças que levarem e somente depois da largada, já com o cronômetro aberto.

Nesta 14ª edição do Rally Internacional dos Sertões a organização procurou fazer dias menores, ou seja, sem muitos deslocamentos iniciais ou finais, para que os competidores possam chegar mais cedo nas cidades-sede. Outra novidade está no briefing, que a exemplo do que é feito no Campeonato Mundial de Rally Cross Country, será escrito. No final de cada dia, todos os competidores receberão as possíveis modificações na planilha e todas as orientações impressas. A organização realizará também o briefing falado, para esclarecer dúvidas.

Como o Rally Internacional dos Sertões é válido pelo Campeonato Mundial de Rally Cross Country para a categoria motos, a organização incorporou mais uma exigência do regulamento da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), o uso obrigatório do Sentinel, aparelho que será instalado em todos os veículos e será utilizado na hora de fazer as ultrapassagens. O competidor que vem atrás aciona o aparelho e o que está na frente recebe um sinal luminoso e sonoro, e assim fica ciente de que tem alguém querendo passar. Além do Sentinel, os veículos também devem ser equipados com GPS, GPS Spy (introduzido no ano passado) e rádio HT/PY.

O Rally Internacional dos Sertões tem duas competições: o cross country (velocidade), que tem motos (subdividida em nove categorias); carros (subdividida em cinco) e caminhões (a partir deste ano com duas categorias); e o regularidade, que tem três categorias (Super Master, Master e Turismo). Nesta edição não haverá a categoria Expedition. O percurso do regularidade é diferente do cross country e a conferência final do percurso está sendo finalizada. Por enquanto, a prova terá um total de 3.728 quilômetros, destes, 1.426 de trechos navegados.

Ações Social e Ambiental

Além da competição, a organização do Rally Internacional dos Sertões também promove ações sociais e ambientais ao longo do percurso da prova, que beneficiam as comunidades das cidades por onde o evento passa e as trilhas, que são deixadas exatamente como foram encontradas. O trabalho da Ação Social é realizado em três fases: a primeira antes da prova, a segunda ocorre junto com o rali e a terceira após a prova. Coordenados por Luiz Salvatore, os trabalhos dos 30 profissionais voluntários abrangem as áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente e inclusão digital. A participação na Ação Social é aberta e bem-vinda. Os competidores que desejarem fazer doações podem procurar a organização e fazer sua contribuição.

Os Canastras também atuam na área ambiental. O grupo é o último a percorrer as trilhas do rali e faz esse caminho recolhendo todo tipo de detritos deixados pelos competidores, desde pedaços dos veículos até o óleo derramado no chão. Nos acampamentos, o lixo reciclável é coletado, assim como o óleo e os pneus, que são encaminhados para os lugares adequados. O grupo também realiza palestras sobre meio ambiente em escolas ao longo do percurso.

DETALHES DE ROTEIRO – CATEGORIA CROSS COUNTRY

DATA ROTEIRO CROSS COUNTRY KM DEFINIÇÃO

27/07 - 1ª Etapa – Goiânia (GO) – Minaçu (GO)
Deslocamento Inicial (DI) – 353Km
Trecho de Especial 1 (TE) – 105 Km
Deslocamento – 63 km
TE 2 – 118 km
Deslocamento Final (DF) - 7Km
Total: 646 Km


28/07 - 2ª Etapa – Minaçu (GO) – Palmas (TO)
DI – 20 Km
TE – 255 Km
DF – 276 Km
Total: 551 km


29/07 - 3ª Etapa – Palmas (TO) – Alto Parnaíba (MA)
(Etapa Maratona )
DI – 202 Km
TE – 457 Km
DF – 2 Km
Total: 661 km


30/07 - 4ª Etapa – Alto Parnaíba (MA) – Corrente (PI)
DI – 02 Km
TE – 187 Km
DF – 77 Km
Total: 266 km


31/07 - 5ª Etapa – Corrente (BA) – Barra (BA)
DI – 129 Km
TE – 273 Km
DF – 46 Km
Total: 448 km


01/08 - 6ª Etapa – Barra (BA) – Seabra (BA)
DI – 107 Km
TE – 152 Km
DF – 53 Km
Total: 312 km


02/08 - 7ª Etapa – Seabra (BA) – Brumado (BA)
DI – 13 Km
TE – 168 Km
DF – 97 Km
Total: 278 km


03/08 - 8ª Etapa – Brumado (BA) – Cândido Sales (BA)
DI – 13 Km
TE – 168 Km
DF – 97 Km
Total: 278 km


04/08 - 9ª Etapa – Cândido Sales (BA) – Porto Seguro (BA)
DI – 99 Km
TE – 131 Km
DF – 184 Km
Total: 414 km


O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e supervisionado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). O evento tem patrocínio da Ipiranga, Goodyear e Banco Real, co-patrocínio da TAM Express e da Volks Caminhões e apoio do Governo de Goiás, Governo de Tocantins, Prefeitura de Porto Seguro, Gol Music, Shopping Flamboyant, CNS, Rádio Eldorado, Rádio Interativa, Webracing (loja oficial), Webventure, Helimed, Oitis Hotel, Yamaha, Sparco/Lico, Lubrizol, Grupo Júlio Simões e Transilva.

Crédito foto: Donizetti Castilho/Divulgação.
Dinho Leme, Tiago Mendonça, Fábia Renata e Ana Lúcia Moraes.

Nenhum comentário: