Perda de estabilidade em curvas e balanço excessivo após freadas ou arrancadas podem indicar desgaste no sistema de suspensão
A prevenção é fundamental para evitar o transtorno de ficar parado no trânsito, com o veículo quebrado. Além disso, fazer a manutenção preventiva no automóvel evita gastos desnecessários já que a reparação corretiva sai 30% mais cara, sem contar que ela ainda pode garantir a segurança das pessoas. Um dos sistemas que devem ser verificados, de acordo com as recomendações do fabricante, ao efetuar a manutenção preventiva é o de suspensão, importante por ser responsável pela estabilidade e conforto do automóvel. “O sistema de suspensão, composto por amortecedores, molas, braços, pivôs, barra estabilizadora, entre outros componentes, interfere na dirigibilidade e conforto do veículo, envolvendo diretamente a segurança dos ocupantes”, adverte Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, lembrando que a falta de estabilidade pode fazer com que o motorista perca a direção do carro em uma curva e provoque graves acidentes.
Segundo Silva, além de efetuar a manutenção preventiva, os motoristas devem ficar atentos a alguns indícios de desgaste de amortecedores. “Além da perda de estabilidade em curvas, vazamento de óleo, balanço excessivo após freadas e arrancadas, ruídos na suspensão, pular excessivo das rodas, redução do contato entre pneu e solo e desgaste irregular de pneus podem indicar que os amortecedores estão comprometidos”, enfatiza.
É possível evitar o desgaste prematuro dos amortecedores com alguns cuidados básicos, entre eles, não exceder a carga máxima permitida, fazer alinhamento e balanceamento de rodas, não realizar alterações das características originais e utilizar peças de qualidade.
A recomendação é, a partir dos 40 mil quilômetros rodados, revisar o sistema de suspensão a cada 10 mil quilômetros ou a qualquer mudança de comportamento do veículo.
Fonte:Verso Comunicação
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