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quarta-feira, fevereiro 01, 2006

MERCADO: AUDI TT TEM MAIOR POTÊNCIA ESPECÍFICA DO MERCADO BRASILEIRO




Com 126,33 cv/litro, o esportivo alemão fica à frente da
Ferrari Modena e do Porsche 911 Carrera no ranking da revista eletrônica
Carro Online

Alta potência em motores mais compactos e com alta
tecnologia. A revista Carro Online, do site Terra (www.terra.com.br ), selecionou os dez carros com a maior relação de potência específica à venda no mercado nacional e o campeão da pesquisa foi o Audi TT 1.8 Turbo quattro coupé. Potência específica é o número de cavalos do motor dividido pela cilindrada. Quanto maior este resultado, melhor o aproveitamento do propulsor e mais eficiente a utilização da energia que lhe é fornecida, sem contar o desenvolvimento tecnológico empregado no conjunto, a economia de combustível em relação a motores com
altas cilindradas e melhores respostas do acelerador.

No caso do Audi TT, com um motor de apenas 1,8 litros
(1.781 cilindradas) turbo, que desenvolve 225 cv de potência, o resultado da potência específica é 126,33 cv/litro, número que garante o primeiro lugar no ranking brasileiro. O motor do TT é o mesmo usado no irmão menor A3 e no primo Golf, mas as soluções tecnológicas aplicadas ao coupê lhe dão um tempero diferente e ele consegue arrancar mais 45 cavalos de potência que seus parentes mais próximos. O Audi TT vem com uma turbina do motor maior e é equipado com dois intercoolers, que ajudam a resfriar o ar e aumentar a quantidade de mistura ar-combustível dentro da câmara de combustão do motor. O carro faz de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e tem velocidade máxima de 243 km/h. Com a primeira colocação do Audi TT, dá para perceber que nem só o alto número de cavalos debaixo do capô ou motores de alta cilindradas são o suficiente para virar sinônimo de rapidez ou desempenho.

O segundo colocado do ranking de potência específica daCarro Online é a Ferrari Modena Challenge Stradale. Com motor aspirado, a versão preparada da Ferrari 360 Modena, tem 425 cv em um motor de 3,586 lou seja, 118,52 cv/l. A velocidade máxima dessa "macchina" é de 300 km/h.
Sendo a única representante Ferrari dessa lista, a Stradale pode até estar em 2º, mas a aceleração (4,1 segundos de 0 a 100 km/h) e a velocidade máxima acima de todos os demais relacionados dão o reconhecimento especial à marca italiana.

Em terceiro lugar vem o Subaru Impreza 2.0 WRX Turbo. O modelo tem 218 cv em um motor turbinado, com 1,994 l de cilindrada, ou seja, 109,33 cv/l de potência específica, alcançando 232 km/h e o 3º posto nesta lista.

A marca BMW aparece na quarta posição com o BMW M3.
Segundo a revista, com um motor de 6 cilindros em linha, de 3,245 l, sem turbo ou qualquer outra sobrealimentação, a montadora BMW conseguiu "arrancar" 343 cv de potência, cerca de 105,7 cv/l.
Na seqüência do ranking vêm os modelos BMW M5 e M6.
Seguindo a mesma receita de motores aspirados com muita potência, a BMW conseguiu produzir um motor V10 de 4,999 l, com 507 cv de potência. São 101,42 cv/l, em um motor que tem tarefa dupla: equipar ao mesmo tempo o M5 e o M6. n.

Audi A3 1.8 Turbo 180 cv e Volkswagen Golf GTi Turbo aparecem na sétima posição. Com a mesma base do motor que o TT, esses dois carros só não dividem o 1º lugar nessa lista por terem o propulsor de 1,781 l amansado em 180 cv. É uma versão menos agressiva e mais fácil de "tocar", feita para o dia-a-dia dentro do trânsito caótico das grandes cidades. Mesmo com as "unhas" cortadas, tanto um quanto o outro tem 101,07 cv/l. Pequena vantagem para o número de desempenho do A3: 0 a 100 km/h em 7s5 contra 7s8 do Golf, e 228 km/h de velocidade máxima contra 227 km/h do Volkswagen.

Legítima representante dos esportivos clássicos, a marca Porsche só aparece na nona posição, e com um sport utility. O Porsche Cayenne Turbo é um intruso em meio a tantos esportivos, mas mesmo assim, ficou à frente do irmão Carrera S. São 99,8 cv/l saídos de seu motor 4.5 litros de 450 cv. E pensar que a Porsche acaba de lançar uma versão ainda mais potente, o Turbo S, com 521 cv e 115,5 cv/l, o que faria dele o 3º colocado.
Último colocado no ranking dos dez mais, o Porsche 911 Carrera Coupé ocupa a 10a posição, pois se trata da versão Carrera S, com 355 cv e 3,6 litros. No entanto, esta colocação poderia ser bem melhor não fosse a Porsche ter tirado de linha a versão Turbo, com 450 cv, que lhe garantiria uma razão de 125 cv/l, um segundo lugar no quesito potência específica, mas mesmo assim, ainda atrás do Audi TT.

RANKING 10 MAIS - POTÊNCIA ESPECÍFICA

1º) AUDI TT 1.8 TURBO QUATTRO COUPÉ (126,33 cv/l)
2º) FERRARI MODENA CHALLENGE STRADALE (118,52 cv/l)
3º) SUBARU IMPREZA 2.0 WRX TURBO (109.33 cv/l)
4º) BMW M3 (105,70 cv/l)
5º) BMW M5 E BMW M6 (101,42 cv/l)
7º) AUDI A3 1.8 TURBO E VW GOLF GTI TURBO (101,07 cv/l)
9º) PORSCHE CAYENNE TURBO (99,80 cv/l)
10º) PORSCHE 911 CARRERA COUPÉ (98,61 cv/l)

Charles Marzanasco Filho
Imprensa Audi Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

Parati 1.0 turbo dá 112 cv/l de fábrica"!
hehehe