COMPRE AGORA

terça-feira, junho 22, 2010

F-Truck volta a Campo Grande para a 4a etapa da temporada


Depois de um ano sem a Fórmula Truck, o torcedor do Mato Grosso do Sul pode ver novamente a festa da categoria brasileira de caminhões
O Autódromo Internacional Orlando Moura, de Campo Grande, MS volta a receber a Fórmula Truck, com uma etapa do Campeonato Sul-americano e Brasileiro, que volta pela oitava vez à capital e depois de ter inaugurado o circuito mato-grossense em 2001. Nos dias 25, 26 e 27 de junho, o ronco forte de 26 caminhões estilizados e mais bonitos do mundo, volta a ecoar nas planícies do cerrado da capital do Mato Grosso do Sul.

O diretor de produção Roberto Cirino já está na fase de últimos acertos do circuito para o GP Crystal, 4a etapa desta temporada, que neste ano recebe, além da pintura habitual dos muros e prédios, a construção de mais 35 mil lugares em arquibancadas modulares, além de outros seis mil na área VIP nos Hospitality Centers (camarotes). Por outro lado, os times e pilotos se preparam com treinos e acertos para a etapa que começa a determinar os grandes favoritos para a briga pelo título da temporada de 2010. A ABF Mercedes-Benz com a dupla de pilotos Wellington Cirino do Paraná e Geraldo Piquet de Brasília, já tem o rumo definido - pelo menos para as próximas etapas. "Após dois dias de treinos em Londrina, chegamos à conclusão que o set up do caminhão do Geraldo é o que vem tendo melhor rendimento", contou Wellington Cirino, o maior vencedor do circuito de Campo Grande, com três vitórias, 2001, 2003 e no ano passado e também o piloto que mais tem pole position no circuito sul-mato-grossense, 2001, 2003, 2004 e 2008.

O atual líder Walmir Benavides e o vice Felipe Giaffone continuam mostrando otimismo e total segurança de que estarão novamente levando a Volkswagen para um confronto com grandes possibilidades de sucesso. "Fiquei surpreso com resultado dos dois dias de treinos em Interlagos. Tivemos referências de outros pilotos andando e meu carro (F-Truck) andou muito. Talvez o Felipe e o Renato precisem de algumas modificações porque algumas vezes usamos set up diferentes. O Felipe corre com um acerto totalmente diferente do meu, mas o Renato anda bem com qualquer acerto", elogia e abre os segredos de seus companheiros de equipe. Hisgué não se esquece de Débora Rodrigues, o quarto nome da RM Competições e que em duas das três etapas realizadas, se manteve entre os dez primeiros. "Um grande feito de uma piloto mulher que disputa com 25 pilotos homens", lembra o líder do campeonato.

Pilotos de F-1 testam F-Truck em Interlagos

Os treinos de Interlagos no início dessa semana tiveram também a presença e testes nos próprios F-Truck de dois pilotos que correram na Fórmula Truck. Ingo Hoffmann e Christian Fittipaldi andaram nos caminhões Volkswagen Constellation. Apesar de acharem totalmente diferente de tudo que já guiaram, Ingo e Christian confirmaram que o F-Truck é um equipamento de corrida muito bem desenvolvido "Pelo que pude perceber, exige uma guiada muito técnica. O piloto precisa entender como funciona o caminhão", disse Ingo Hoffmann, com entusiasmo por ver o desempenho de um caminhão transformado em equipamento de corrida.

Além dos quatro pilotos da RM Competições Volkswagen, os treinos de Interlagos tiveram a presença de mais três equipes de primeira: a Scania Corínthians Motorsport com os pilotos Roberval Andrade e André Marques, a DF Motorsport Ford com Danilo Dirani, Anderson Toso e Fábio Fogaça que andou com o F-Truck de Bruno Junqueira que estava fora do país, e a Scuderia Iveco com Beto Monteiro e Cristiano da Matta. Roberval Andrade, vencedor de 2007 em Campo Grande e também já com uma vitória nessa temporada no Rio de Janeiro, se diz carregado de boas notícias para Campo Grande - "No treino de Interlagos conseguimos identificar um problema que nos causava algumas dificuldades. Não posso contar agora, mas temos surpresa para a prova de São Paulo. Para Campo Grande, nós já temos um acerto que definimos em treinos há dois meses no mesmo circuito e estamos mais do que prontos. É para ganhar a corrida", prognostica positivamente Roberval.

Danilo Dirani, apontado como a revelação da temporada deste ano está otimista para chegar a sua primeira vitória na Fórmula Truck. "Larguei na pole no Rio e em segundo em Caruaru. Tive problemas mecânicos nas duas. Acho que está chegando a hora da primeira vitória", diz o piloto da DF Motorsport Ford.

Os pilotos Beto Monteiro e Cristiano da Matta da equipe oficial da Iveco tiveram problemas nos treinos em Interlagos, mas confiam no trabalho desenvolvido no dinamômetro da equipe - "Estamos melhorando os motores para a pista de Campo Grande que exige mais potência. Também estamos testando novos amortecedores que já mostraram eficiência na parte de suspensão. De qualquer forma vai ser a primeira vez que eu ando de Iveco em Campo Grande, mas esperamos andar bem", conta com otimismo Beto Monteiro, que acaba de chegar de uma representativa participação na NASCAR no mês passado.

Dinho Leme

Nenhum comentário: