O Grupo Via Italia, representante oficial da Ferrari no Brasil, traz ao país o modelo 458 Spider. Um conversível que une as mesmas soluções técnicas e de dirigibilidade do modelo 458 Italia, com seu motor central de oito cilindros em “V”.
A 458 Spider tem motor de aspiração natural e injeção direta de combustível na câmara de combustão, elogiado pela imprensa europeia por seu desempenho e refinamento técnico.
A força do motor V8 é transferida para as rodas pelo sistema já bastante conhecido: o câmbio de dupla embreagem e duas “borboletas” atrás do volante, como num carro de Fórmula 1. O modelo também conta com o sofisticado E-diff, um diferencial de deslizamento limitado que corta parte da força que chega às rodas em casos extremos.  O modelo traz ainda freios ABS de série.
Alguns itens do carro, como o acelerador com mapeamento digital, e o refinamento da suspensão de braços sobrepostos e multibraço na dianteira, ajudam a melhorar a dirigibilidade. Tudo projetado para garantir a máxima performance e prazer ao dirigir. Até mesmo o ronco do motor foi modificado para que o motorista e o passageiro possam se encantar com a experiência de acelerar fundo sem a capota.
A capota é um capítulo à parte: seu mecanismo de acionamento foi patenteado pela Ferrari. É o primeiro carro do tipo berlinetta (carro esporte mais curto do que o habitual, mas sempre de teto fechado) conversível.
Toda feita em alumínio, ela oferece uma série de vantagens em relação aos tetos convencionais de lona, permitindo uma redução de 25 kg. O tempo de abertura é de apenas 14 segundos.
Em geral, conversíveis têm o porta-malas prejudicado pela capota e seus mecanismos, o que não acontece com a 458 Spider. Esta capota foi desenhada para não prejudicar o estilo e o desempenho.
O restante do carro é caracterizado por formas inovadoras e, ao mesmo tempo, generosas com a aerodinâmica e com a ventilação do motor. Este automóvel tem radiadores de óleo para a caixa de câmbio.
Para aumentar ainda mais o prazer ao dirigir, os assentos contam com um “quebra-vento” acionado eletricamente atrás da cabine. Este difusor de ar permite a conversa entre os ocupantes mesmo a 200 km/h.
Novas soluções técnicas adotas para o chassi garantem o mesmo grau de rigidez torsional em relação à 458 Spider, seja com a capota aberta ou fechada. O resultado é um automóvel inesquecível.
Ficha técnica
Dimensões
Comprimento 
 | 
4.527 mm 
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Largura 
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1.937 mm 
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Altura 
 | 
1.211 mm 
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Entre-eixos 
 | 
2.650 mm 
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Peso a seco 
 | 
1.430 kg 
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Relação peso/potência 
 | 
2,51 cv / kg 
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Distrbuição de peso 
 | 
42% (frente) e 58% (traseira) 
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Motor
Tipo 
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V8 com bancadas a 90 graus 
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Cilindrada 
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4.499 cm3 
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Potência máxima 
 | 
570 cv a 9.000 rpm 
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Torque máximo 
 | 
540 Nm a 6.000 rpm 
 | 
Potência específica 
 | 
127 cv/litro 
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Compression ratio 
 | 
12,5:1 
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Rodas e pneus dianteiros 
 | 
235/35 ZR20 com pneus 
de 8,5 polegadas 
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Rodas e pneus traseiros 
 | 
295/35 ZR20  com pneus 
de 10,5 polegadas 
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Performance
Velocidade máxima 
 | 
320 km/h 
 | 
0-100 km/h 
 | 
menos de 3,4 segundos 
 | 
Fonte: Henrique Cavinatti
In Press Porter Novelli




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