O Grupo Via Italia, representante oficial da Ferrari no Brasil, traz ao país o modelo 458 Spider. Um conversível que une as mesmas soluções técnicas e de dirigibilidade do modelo 458 Italia, com seu motor central de oito cilindros em “V”.
A 458 Spider tem motor de aspiração natural e injeção direta de combustível na câmara de combustão, elogiado pela imprensa europeia por seu desempenho e refinamento técnico.
A força do motor V8 é transferida para as rodas pelo sistema já bastante conhecido: o câmbio de dupla embreagem e duas “borboletas” atrás do volante, como num carro de Fórmula 1. O modelo também conta com o sofisticado E-diff, um diferencial de deslizamento limitado que corta parte da força que chega às rodas em casos extremos. O modelo traz ainda freios ABS de série.
Alguns itens do carro, como o acelerador com mapeamento digital, e o refinamento da suspensão de braços sobrepostos e multibraço na dianteira, ajudam a melhorar a dirigibilidade. Tudo projetado para garantir a máxima performance e prazer ao dirigir. Até mesmo o ronco do motor foi modificado para que o motorista e o passageiro possam se encantar com a experiência de acelerar fundo sem a capota.
A capota é um capítulo à parte: seu mecanismo de acionamento foi patenteado pela Ferrari. É o primeiro carro do tipo berlinetta (carro esporte mais curto do que o habitual, mas sempre de teto fechado) conversível.
Toda feita em alumínio, ela oferece uma série de vantagens em relação aos tetos convencionais de lona, permitindo uma redução de 25 kg. O tempo de abertura é de apenas 14 segundos.
Em geral, conversíveis têm o porta-malas prejudicado pela capota e seus mecanismos, o que não acontece com a 458 Spider. Esta capota foi desenhada para não prejudicar o estilo e o desempenho.
O restante do carro é caracterizado por formas inovadoras e, ao mesmo tempo, generosas com a aerodinâmica e com a ventilação do motor. Este automóvel tem radiadores de óleo para a caixa de câmbio.
Para aumentar ainda mais o prazer ao dirigir, os assentos contam com um “quebra-vento” acionado eletricamente atrás da cabine. Este difusor de ar permite a conversa entre os ocupantes mesmo a 200 km/h.
Novas soluções técnicas adotas para o chassi garantem o mesmo grau de rigidez torsional em relação à 458 Spider, seja com a capota aberta ou fechada. O resultado é um automóvel inesquecível.
Ficha técnica
Dimensões
Comprimento
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4.527 mm
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Largura
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1.937 mm
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Altura
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1.211 mm
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Entre-eixos
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2.650 mm
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Peso a seco
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1.430 kg
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Relação peso/potência
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2,51 cv / kg
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Distrbuição de peso
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42% (frente) e 58% (traseira)
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Motor
Tipo
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V8 com bancadas a 90 graus
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Cilindrada
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4.499 cm3
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Potência máxima
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570 cv a 9.000 rpm
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Torque máximo
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540 Nm a 6.000 rpm
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Potência específica
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127 cv/litro
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Compression ratio
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12,5:1
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Rodas e pneus dianteiros
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235/35 ZR20 com pneus
de 8,5 polegadas
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Rodas e pneus traseiros
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295/35 ZR20 com pneus
de 10,5 polegadas
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Performance
Velocidade máxima
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320 km/h
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0-100 km/h
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menos de 3,4 segundos
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Fonte: Henrique Cavinatti
In Press Porter Novelli
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