- Modelo oferece 5 anos de garantia, sem limite de quilometragem
- Motores flex 1.0 12v e 1.6 16v chegam como os mais potentes do segmento
- Revisões serão oferecidas a preço fixo
- Ar condicionado, direção hidráulica e duplo airbag frontal são itens de série no novo HB20
Desenvolvido exclusivamente para o Brasil, o Hyundai HB20 começa a ser vendido em outubro, a partir de R$ 31.995,00. O primeiro Hyundai brasileiro vai oferecer modernidade – com seu design que segue a filosofia de Escultura Fluída da marca; e esportividade – com motores 1.0 e 1.6 que têm potência acima da média do segmento. A sigla "HB" representa Hyundai Brasil, enquanto o número "20" é uma caracterização da Hyundai para veículos do segmento B.
Durante a fase de concepção do HB20, dezenas de engenheiros brasileiros e coreanos estiveram envolvidos no projeto, para que o modelo atendesse às condições típicas do Brasil. O HB20 será produzido na primeira fábrica própria da Hyundai no Brasil, instalada em Piracicaba (SP). Conhecida por seus produtos premium, que prezam pelo design sem abrir mão de conforto e segurança, a Hyundai garantirá ao HB20 as características dos demais veículos da marca.
Detalhes como rodas em alumínio R14 ou R15, moldura negra nos faróis, retrovisores com repetidor de seta e bicos de jatos de água ocultos são opcionais que podem realçar ainda mais o visual do HB20. A tecnologia também está presente, seja no acendimento automático dos faróis, nos comandos de áudio no volante, no computador de bordo (que fornece informações como autonomia, consumo instantâneo e médio e tempo de viagem em tempo real) exibido no Supervision Cluster, no sensor de estacionamento ou no sistema remoto de abertura das portas por meio da chave canivete.
Design
Detalhes externos acentuam as linhas modernas e esportivas do hatchback. A lateral tem linha de cintura elevada, que imprime fluidez às formas do hatch. Considerando a distância entre-eixos (2.500mm) e o volume do porta-malas (300 litros), o HB20 oferece ótimo espaço interno.
A busca pelo conforto do consumidor fez com que o HB20 atingisse um dos menores níveis de ruídos e vibrações do segmento.
O compacto nacional da Hyundai será comercializado em oito opções de cores:
Perolizadas: Preto Phantom; Azul Ocean; Marrom Clay
Metálicas: Prata Metal; Cinza Titanium
Sólidas: Preto Onix; Vermelho Tropic; Branco Polar
Dimensões:
- Largura: 1680mm
- Distância entre-eixos: 2500mm
- Comprimento: 3900mm
- Altura: 1470mm
- Porta-malas: 300 litros (podendo chegar a 900 litros com o banco traseiro rebatido)
Internamente, o HB20 oferece três opções de revestimento para o estofado: Knit Cinza, Knit Azul e Woven Preto, dependendo da versão, e duas opções de cores para o painel: preto e preto com cinza.
Equipamentos
Tecnologia e conforto estão presentes nos diversos equipamentos oferecidos pelo HB20, como direção hidráulica, airbag duplo, fixações Isofix, ar-condicionado, regulagem de altura para o banco do motorista, console central com porta-objetos e porta-garrafas e o Supervision Cluster, que acende automaticamente sempre que o motor estiver ligado, oferecendo leitura direta de cada informação do computador de bordo, assim como do velocímetro e conta giros. Os comandos internos estão posicionados estrategicamente e oferecem ergonomia ao motorista. Uma gaveta sob o banco do motorista aumenta a possibilidade de armazenamento de objetos com mais segurança.
O sistema de som com leitor MP3, opcional em algumas versões, é integrado ao painel e conta com comandos de áudio no volante. As entradas auxiliar e USB ficam localizadas dentro do console central, com tampa retrátil – que não deixa o dispositivo de áudio, como iPod, a vista.
As diversas versões do HB20 podem ser equipadas com itens de segurança, como sistema ABS e EBD, sensor de estacionamento, refletores traseiros e nas portas dianteiras (internamente), faróis de neblina e alarme com sensor de presença.
Motorização
Todas as versões do HB20 são equipadas com motores flex com bloco de alumínio. O motor 1.0 de 80 cv e três cilindros oferece melhor eficiência energética, gerando menos consumo, diminuição na emissão de poluentes e resultando em menor custo de manutenção. Esse motor é 6% mais potente que a média do segmento. Já o motor 1.6 16v de 128cv é 23% mais potente que a média do segmento.
O HB20 utiliza comando de válvulas variável (CVVT) em ambos os motores, que otimiza a mistura de ar-combustível tanto em baixas quanto em altas rotações, promovendo melhora de performance e consumo:
Motores
- 1.0L, 12V, 3 cilindros
- Motor Kappa
- Cilindrada: 998 cc
- Potência (cv/rpm): 80/6200 com etanol; 75/6200 com gasolina
- Torque (kgf.m/rpm): 10,2/4500 (etanol); 9,4/4500 (gasolina)
- Taxa de compressão = 12.5
- 1.6 L, 16V, 4 cilindros
- Motor Gamma
- Cilindrada: 1.591 cc
- Potência (cv/rpm): 128/6000 com etanol; 122/6000 com gasolina
- Torque (kgf.m/rpm): 16,5/5000 (etanol); 16,0/4500 (gasolina)
- Taxa de compressão = 12.0
Transmissão
Os câmbios manuais de cinco velocidades presentes no veículo possuem engates curtos, privilegiando o conforto e respostas rápidas. As versões com motor 1.6 oferecem, opcionalmente, um verdadeiro câmbio automático, com troca de marchas suaves.
Garantia
A Hyundai é conhecida por oferecer uma das maiores garantias do mercado e não seria diferente com o novo modelo da marca para o Brasil. O HB20 oferece cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular. Nos casos comerciais, a garantia continua em cinco anos ou até atingir 100.000 km.
As revisões programadas a cada 10mil km terão preços fixos, sendo que as duas primeiras contemplam mão de obra grátis.
A Hyundai iniciará a produção do HB20 em 20 de setembro. O modelo hatch terá suas vendas iniciadas na primeira quinzena de outubro deste ano. A família HB contará, também, com as versões sedã e crossover, que chegarão ao mercado no primeiro semestre de 2013.
Os três modelos serão produzidos na fábrica da Hyundai Motor Brasil, em Piracicaba, com 1.390.000 m2, dos quais 69.000 m2 de área construída. O Brasil é o 7º país a receber uma fábrica da Hyundai fora da Coreia, após Turquia, Índia, China, Estados Unidos, República Tcheca e Rússia. O investimento nas instalações brasileiras foi de US$ 600 milhões.
A Hyundai Motor Brasil já possui 1.600 colaboradores e, até 2013, pretende chegar a dois mil profissionais. A fábrica, em Piracicaba, vai motivar a geração de três mil postos de trabalho nos fornecedores que foram instalados no pólo automotivo ao seu redor e outros 20 mil empregos indiretos.
Fonte: Hyundai
Nenhum comentário:
Postar um comentário