A Ford está 
testando novas tecnologias de iluminação que vão permitir ao motorista 
identificar potenciais riscos nas estradas à noite, como pedestres, ciclistas e 
animais na pista, e ter uma viagem mais segura, como mostra o vídeo neste 
link. O sistema avançado de iluminação 
dianteira baseado em câmera combina dois avanços já disponíveis em carros da 
Ford: o farol adaptativo - lançado agora no Brasil com a nova linha Focus - e o 
sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, além de poder operar com 
GPS.
Já o sistema 
"Spot Lightning" usa uma câmera infravermelha para detectar a presença de 
pedestres, ciclistas e animais na pista e alertar o motorista. Ele pode 
identificar até oito potenciais perigos e destacar duas prioridades máximas, por 
meio de faróis especiais e exibição na tela do painel. 
Essas 
tecnologias estão sendo desenvolvidas no Centro Europeu de Pesquisa e Inovação 
da Ford em Aachen, Alemanha, e a expectativa é que estejam disponíveis no 
mercado em breve. Dados de segurança rodoviária mostram que há um aumento 
significativo da probabilidade de acidentes em estradas sem 
iluminação.
"Muitas 
pessoas que dirigem à noite já tiveram a experiência de reagir rapidamente a 
algo que surgiu de repente na pista. O sistema avançado de iluminação dianteira 
da Ford baseado em câmera e Spot Lighting ajuda a alertar o motorista sobre 
pessoas ou animais que possam representar perigo", diz Ken Washington, 
vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da 
Ford.
O sistema 
avançado de iluminação dianteira baseado em câmera pode usar o GPS para iluminar 
melhor as curvas e depressões da estrada. Quando o sinal de GPS não está 
disponível, a câmera de vídeo montada na base do espelho retrovisor identifica 
as marcações da pista para prever a direção das curvas e iluminar a área de 
forma mais eficiente. Nesse caso, a câmera armazena a informação no sistema de 
navegação e quando o motorista utiliza a mesma via novamente os faróis se 
adaptam à estrada automaticamente.
O chamado 
"Spot Lighting", em fase de desenvolvimento, usa uma câmera infravermelha na 
grade dianteira para localizar e rastrear simultaneamente até oito pessoas ou 
animais grandes, incluindo cães de maior porte, a uma distância de até 120 
metros. Ele destaca os dois perigos principais para o motorista, projetando 
luzes na estrada por meio de duas lâmpadas especiais de LED ao lado dos faróis 
de neblina. Os objetos também são mostrados na tela do painel, com uma moldura 
vermelha ou amarela dependendo da proximidade e do nível de perigo 
apresentado.
"A iluminação 
dianteira avançada baseada em câmera pode ajudar o motorista a viajar à noite em 
lugares desconhecidos e enxergar riscos inesperados. Nas rotatórias, por 
exemplo, ele ajuda o motorista a ver claramente as saídas e se há ciclistas e 
pedestres cruzando a estrada", diz Michael Koherr, engenheiro de pesquisa de 
Sistemas de Iluminação da Ford Europa. "E o Spot Lighting torna visíveis os 
potenciais perigos na estrada, seja um pedestre, um ciclista ou animal de grande 
porte."
Legendas das imagens
1 - A Ford 
está desenvolvendo um sistema avançado de iluminação dianteira baseado em câmera 
que reconhece sinais de trânsito e amplia o facho em cruzamentos e 
rotatórias
2 - O sistema 
avançado de iluminação dianteira baseado em câmera da Ford usa o GPS e uma 
câmera para iluminar melhor curvas e depressões na pista, armazenando as 
informações do trajeto no sistema de navegação
Fonte:
Imprensa 
Ford




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