A Ford está
testando novas tecnologias de iluminação que vão permitir ao motorista
identificar potenciais riscos nas estradas à noite, como pedestres, ciclistas e
animais na pista, e ter uma viagem mais segura, como mostra o vídeo neste
link. O sistema avançado de iluminação
dianteira baseado em câmera combina dois avanços já disponíveis em carros da
Ford: o farol adaptativo - lançado agora no Brasil com a nova linha Focus - e o
sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, além de poder operar com
GPS.
Já o sistema
"Spot Lightning" usa uma câmera infravermelha para detectar a presença de
pedestres, ciclistas e animais na pista e alertar o motorista. Ele pode
identificar até oito potenciais perigos e destacar duas prioridades máximas, por
meio de faróis especiais e exibição na tela do painel.
Essas
tecnologias estão sendo desenvolvidas no Centro Europeu de Pesquisa e Inovação
da Ford em Aachen, Alemanha, e a expectativa é que estejam disponíveis no
mercado em breve. Dados de segurança rodoviária mostram que há um aumento
significativo da probabilidade de acidentes em estradas sem
iluminação.
"Muitas
pessoas que dirigem à noite já tiveram a experiência de reagir rapidamente a
algo que surgiu de repente na pista. O sistema avançado de iluminação dianteira
da Ford baseado em câmera e Spot Lighting ajuda a alertar o motorista sobre
pessoas ou animais que possam representar perigo", diz Ken Washington,
vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da
Ford.
O sistema
avançado de iluminação dianteira baseado em câmera pode usar o GPS para iluminar
melhor as curvas e depressões da estrada. Quando o sinal de GPS não está
disponível, a câmera de vídeo montada na base do espelho retrovisor identifica
as marcações da pista para prever a direção das curvas e iluminar a área de
forma mais eficiente. Nesse caso, a câmera armazena a informação no sistema de
navegação e quando o motorista utiliza a mesma via novamente os faróis se
adaptam à estrada automaticamente.
O chamado
"Spot Lighting", em fase de desenvolvimento, usa uma câmera infravermelha na
grade dianteira para localizar e rastrear simultaneamente até oito pessoas ou
animais grandes, incluindo cães de maior porte, a uma distância de até 120
metros. Ele destaca os dois perigos principais para o motorista, projetando
luzes na estrada por meio de duas lâmpadas especiais de LED ao lado dos faróis
de neblina. Os objetos também são mostrados na tela do painel, com uma moldura
vermelha ou amarela dependendo da proximidade e do nível de perigo
apresentado.
"A iluminação
dianteira avançada baseada em câmera pode ajudar o motorista a viajar à noite em
lugares desconhecidos e enxergar riscos inesperados. Nas rotatórias, por
exemplo, ele ajuda o motorista a ver claramente as saídas e se há ciclistas e
pedestres cruzando a estrada", diz Michael Koherr, engenheiro de pesquisa de
Sistemas de Iluminação da Ford Europa. "E o Spot Lighting torna visíveis os
potenciais perigos na estrada, seja um pedestre, um ciclista ou animal de grande
porte."
Legendas das imagens
1 - A Ford
está desenvolvendo um sistema avançado de iluminação dianteira baseado em câmera
que reconhece sinais de trânsito e amplia o facho em cruzamentos e
rotatórias
2 - O sistema
avançado de iluminação dianteira baseado em câmera da Ford usa o GPS e uma
câmera para iluminar melhor curvas e depressões na pista, armazenando as
informações do trajeto no sistema de navegação
Fonte:
Imprensa
Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário