Henrique Lambert e outras estrelas da categoria devem participar do evento em Interlagos
O ano de 2009 ainda não acabou, mas pilotos e equipes da Fórmula 3 Sul-americana já tem seu primeiro encontro marcado para 2010. Entre os dias 21 e 24 de janeiro será disputado o F3 Brazil Open, abrindo oficialmente a temporada 2009 do automobilismo nacional. O evento acontece no autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo.
"A expectativa em participar é bem grande, pois o campeonato deve contar com a presença de pilotos vindos da Europa visando a preparação pra 2010. O nível de competitividade deve ser bem elevado", afirma o carioca Henrique Lambert (Titans Group/Oi FM), que em sua primeira temporada completa na F3 ficou com a quarta colocação.
Além de participar de uma grande competição e rivalizar na pista contra diversos pilotos gabaritados, o torneio será o início da pré-temporada em 2010. "Precisamos dar continuidade a temporada 2009 com treino o mais cedo possível, visando fazer deste Open uma parte da pré-temporada para 2010", comenta Lambert.
"Sem dúvida, desde a época do kart, acredito que os torneios de verão são a melhor forma de pré-temporada. Você já tem seus adversários conhecidos e entra no ritmo do campeonato. Correr é o melhor treino", completa o representante do Rio de Janeiro, que ainda não tem equipe definida para disputar o F3 Brazil Open.
O piloto carioca quer usar a experiência que passou em 2009 e agora fazer uma pré-temporada bem feita. Ele não participou da preparação para a F3 este ano e não esteve presente nas quatro corridas iniciais do campeonato. Se mesmo sem seguir a cartilha ele subiu com freqüência ao pódio, venceu corridas, fez pole-position e brigou pelo vice-campeonato, com a preparação ideal poderia ser até melhor.
"O mais importante é dar continuidade aos resultados de 2009. Acho que com uma pré-temporada completa seguida de muitos treinos, tenho a chance de brigar pelo titulo", aposta. O titular do Titans Group/Oi FM alcançou sete pódios, venceu em Campo Grande e conquistou duas poles na preliminar da F1 em Interlagos. Para fechar o ano, o piloto andou muito tempo entre os primeiros e completou as 500 Milhas Granja Viana na nona posição.
Como funciona o torneio
O F3 Brazil Open faz parte das comemorações do aniversário de 456 anos da cidade de São Paulo. Serão quatro corridas no final de semana. As três primeiras serão classificatórias. A pontuação alcançada define o grid de largada para a última corrida. Quem vencer a prova final é o campeão.
"As disputas vão lembrar o Pan-americano de kart, já que quem vencer a corrida final será declarado o campeão. O importante é buscar um carro rápido para a última corrida e até lá estar entre os primeiros, sempre visando a bateria final", afirma Lambert. O piloto acredita que será uma excelente oportunidade de andar bastante com o chassi F309 em Interlagos, onde as equipes pouco estiveram em 2009.
"Vai ser uma espécie de maratona, ainda mais em Interlagos, que todos conhecem, mas que infelizmente não foi a grande casa das equipes em 2009. Tivemos somente uma etapa realizada e fizemos poucos treinos", explica. "Vai ser uma forma de realmente desenvolver o equipamento pra Interlagos e pro restante da temporada", conclui.
Além da Fórmula 3, as atividades do fim de semana terão a participação dos Clássicos de Competição e os 1000 quilômetros de Interlagos.
Está é a programação para o F3 Brazil Open:
Quinta-feira, 21/01/2010
10h00 - 10h45: Treino livre
13h00 - 13h45: Treino livre
Sexta-feira, 22/01/2010
10h35 - 11h05: Treino classificatório (1ª e 2ª corridas)
14h50: Largada para a corrida 1
Sábado, 23/01/2010
11h00: Largada para a corrida 2
14h30: Largada para a corrida 3
Domingo, 24/01/2010
10h45: Largada para a corrida final
Mastermidia
Nenhum comentário:
Postar um comentário