Piloto australiano venceu pela quarta vez no ano
A Fórmula Indy realizou na tarde deste domingo (18) nas ruas de Toronto a décima etapa do campeonato 2010. Mais uma vez a vitória ficou com o australiano Will Power da equipe Penske, a sua quarta vitória no ano, a segunda nas ruas de Toronto (venceu em 2007). O australiano do carro Nº 12 aumentou sua vantagem na liderança do campeonato em 45 pontos para Dario Franchitti, também o segundo colocado da prova de hoje. Completando o pódio, Ryan Hunter Reay cruzou a linha de chegada na terceira colocação.
Tony Kanaan, que largou em oitavo lugar, foi o melhor brasileiro da corrida, concluído-a em quarto lugar. Graham Rahal, que reestreou agora pela equipe Newman Haas, veio a seguir, em quinto. Danica Patrick foi a sexta colocada, seguida de Justin Wilson em sétimo. Marco Andretti finalizou a corrida em oitavo lugar, enquanto que a suíça Simona de Silvestro foi a nona colocada, melhor piloto estreante nesta prova. O inglês Dan Wheldon fechou os dez primeiros em décimo.
Entre os demais pilotos brasileiros, apenas Vitor Meira em 11º lugar e Mario Moraes em 14º completaram a corrida, os demais acabaram se envolvendo em acidentes.
Logo na largada, Justin Wilson manteve a liderança, enquanto Hélio Castroneves pulou para segunda posição. Will Power que largou na segunda colocação caiu para a quinta posição.
Na volta 16, os pilotos da equipe KV Racing Technology, Mario Moraes e Takuma Sato se envolveram em um acidente no final da reta oposta, pior para o japonês que deixou a prova. Os fiscais da Fórmula Indy agitaram a bandeira amarela e grande parte dos pilotos entraram para realizarem as primeiras trocas de pneus e o reabastecimento. Na saída do pit, o brasileiro Hélio Castroneves voltou na frente do inglês Justin Wilson. O canadense Paul Tracy e o brasileiro Vitor Meira em estratégias diferentes, não fizeram a parada durante esta bandeira amarela.
A relargada aconteceu na volta 22, o brasileiro Hélio Castroneves que vinha em terceiro lugar, partiu para cima de Vitor Meira, segundo colocado neste momento da prova, o piloto da Penske acabou acertando o carro Nº 14 da A. J. Foyt, tendo sua suspensão dianteira direita destruída e se retirando da corrida. O diretor de prova paralisou a corrida mais uma vez com a bandeira amarela.
Na abertura da 27ª volta, a bandeira verde foi agitada novamente, mas não foi possível completá-la. Alex Lloyd escapou na curva três e bateu na barreira de pneus, ocasionando a terceira amarela na prova. A relargada foi na volta 32, mas no mesmo ponto dos outros acidentes, no final da reta oposta, Mario Moraes acertou seu conterrâneo, Mario Romancini. O brasileiro da Conquest Racing acabou fora da prova.
Durante esta paralisação, os pilotos Paul Tracy e Vitor Meira finalmente fizeram suas paradas no pit. O brasileiro voltou a frente do canadense. Após quatro voltas em bandeira amarela, a relargada aconteceu. Neste momento Dario Franchitti estava na liderança da corrida com Will Power em segundo. Tony Kanaan era o melhor brasileiro da prova neste instante, no quinto posto.
A segunda janela de parada nos boxes aconteceu a partir da volta 54, Dario Franchitti que estava na ponta da corrida foi o primeiro a parar. Will Power e Justin Wilson que vinham na seqüência pararam nos pits uma volta depois que o escocês. O inglês Justin Wilson voltou na frente depois da parada, seguido de Will Power, Dario Franchitti retornou na terceira colocação.
Na luta pela décima colocação, Alex Tagliani atacou Raphael Matos na curva quatro, o brasileiro levou a pior após um toque do canadense. Ernesto Viso que vinha a seguir, também ficou parado na confusão, esta foi a quinta bandeira amarela da corrida, durante a volta 66.
Com cinco voltas de bandeira amarela, veio mais uma relargada, Will Power passou Justin Wilson ainda na reta dos boxes após uma má relargada do piloto inglês, na seqüência, o pole-position da prova acabou rodando e perdendo varias colocações. Na volta seguinte, Tomas Scheckter acertou o piloto canadense Ale Tagliani na curva um, os dois ficaram parados na barreira de proteção de pneus, mais uma vez o diretor acionou a bandeira amarela pela última vez.
Depois que aconteceu a relargada na volta 77, Will Power continuou na frente, com Dario Franchitti na segunda colocação e Ryan Hunter Reay em terceiro completaram o pódio.
A próxima corrida da Fórmula Indy acontece no próximo domingo (25), também no Canadá, agora, no circuito de Edmonton, montado em uma pista de aeroporto.
Confira o resultado final do Grande Prêmio de Toronto:
P Piloto (nacionalidade) Equipe Diferença
1º Will Power (AUS) Penske 85 voltas
2º Dario Franchitti (ESC) Chip Ganassi 1.2757
3º Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti Autosport 1.7605
4º Tony Kanaan (BRA) Andretti Autosport 3.5382
5º Graham Rahal (EUA) Newman Haas Racing 9.7349
6º Danica Patrick (EUA) Andretti Autosport 11.9439
7º Justin Wilson (ING) Dreyer & Reinbold Racing 12.3783
8º Marco Andretti (EUA) Andretti Autosport 16.3360
9º Simona de Silvestro (SUI) HVM Racing 21.5321
10º Dan Wheldon (ING) Panther Racing 23.1537
11º Vitor Meira (BRA) A J. Foyt Racing 25.8960
12º Hideki Mutoh (JAP) Newman Haas Racing 26.2878
13º Paul Tracy (CAN) KV Racing Technology + 1 volta
14º Mario Moraes (BRA) KV Racing Technology + 1 volta
15º Tomas Scheckter (AFS) Dreyer & Reinbold Racing + 1 volta
16º Bertrand Baguette (BEL) Conquest Racing + 1 volta
17º Alex Tagliani (CAN) FAZZT Race Team + 1 volta
18º Ryan Briscoe (AUS) Penske + 2 voltas
19º Ernesto José Viso (VEN) KV Racing Technology + 3 voltas
Não completaram a prova
20º Scott Dixon (NZL) Chip Ganassi Acidente
21º Raphael Matos (BRA) De Ferran Dragon Racing Acidente
22º Mario Romancini (BRA) Conquest Racing Acidente
23º Alex Lloyd (ING) Dale Coyne Racing Acidente
24º Helio Castroneves (BRA) Penske Acidente
25º Takuma Sato (JAP) KV Racing Technology Acidente
26º Milka Duno (VEN) Dale Coyne Racing Problemas mecânicos
Tony Kanaan, que largou em oitavo lugar, foi o melhor brasileiro da corrida, concluído-a em quarto lugar. Graham Rahal, que reestreou agora pela equipe Newman Haas, veio a seguir, em quinto. Danica Patrick foi a sexta colocada, seguida de Justin Wilson em sétimo. Marco Andretti finalizou a corrida em oitavo lugar, enquanto que a suíça Simona de Silvestro foi a nona colocada, melhor piloto estreante nesta prova. O inglês Dan Wheldon fechou os dez primeiros em décimo.
Entre os demais pilotos brasileiros, apenas Vitor Meira em 11º lugar e Mario Moraes em 14º completaram a corrida, os demais acabaram se envolvendo em acidentes.
Logo na largada, Justin Wilson manteve a liderança, enquanto Hélio Castroneves pulou para segunda posição. Will Power que largou na segunda colocação caiu para a quinta posição.
Na volta 16, os pilotos da equipe KV Racing Technology, Mario Moraes e Takuma Sato se envolveram em um acidente no final da reta oposta, pior para o japonês que deixou a prova. Os fiscais da Fórmula Indy agitaram a bandeira amarela e grande parte dos pilotos entraram para realizarem as primeiras trocas de pneus e o reabastecimento. Na saída do pit, o brasileiro Hélio Castroneves voltou na frente do inglês Justin Wilson. O canadense Paul Tracy e o brasileiro Vitor Meira em estratégias diferentes, não fizeram a parada durante esta bandeira amarela.
A relargada aconteceu na volta 22, o brasileiro Hélio Castroneves que vinha em terceiro lugar, partiu para cima de Vitor Meira, segundo colocado neste momento da prova, o piloto da Penske acabou acertando o carro Nº 14 da A. J. Foyt, tendo sua suspensão dianteira direita destruída e se retirando da corrida. O diretor de prova paralisou a corrida mais uma vez com a bandeira amarela.
Na abertura da 27ª volta, a bandeira verde foi agitada novamente, mas não foi possível completá-la. Alex Lloyd escapou na curva três e bateu na barreira de pneus, ocasionando a terceira amarela na prova. A relargada foi na volta 32, mas no mesmo ponto dos outros acidentes, no final da reta oposta, Mario Moraes acertou seu conterrâneo, Mario Romancini. O brasileiro da Conquest Racing acabou fora da prova.
Durante esta paralisação, os pilotos Paul Tracy e Vitor Meira finalmente fizeram suas paradas no pit. O brasileiro voltou a frente do canadense. Após quatro voltas em bandeira amarela, a relargada aconteceu. Neste momento Dario Franchitti estava na liderança da corrida com Will Power em segundo. Tony Kanaan era o melhor brasileiro da prova neste instante, no quinto posto.
A segunda janela de parada nos boxes aconteceu a partir da volta 54, Dario Franchitti que estava na ponta da corrida foi o primeiro a parar. Will Power e Justin Wilson que vinham na seqüência pararam nos pits uma volta depois que o escocês. O inglês Justin Wilson voltou na frente depois da parada, seguido de Will Power, Dario Franchitti retornou na terceira colocação.
Na luta pela décima colocação, Alex Tagliani atacou Raphael Matos na curva quatro, o brasileiro levou a pior após um toque do canadense. Ernesto Viso que vinha a seguir, também ficou parado na confusão, esta foi a quinta bandeira amarela da corrida, durante a volta 66.
Com cinco voltas de bandeira amarela, veio mais uma relargada, Will Power passou Justin Wilson ainda na reta dos boxes após uma má relargada do piloto inglês, na seqüência, o pole-position da prova acabou rodando e perdendo varias colocações. Na volta seguinte, Tomas Scheckter acertou o piloto canadense Ale Tagliani na curva um, os dois ficaram parados na barreira de proteção de pneus, mais uma vez o diretor acionou a bandeira amarela pela última vez.
Depois que aconteceu a relargada na volta 77, Will Power continuou na frente, com Dario Franchitti na segunda colocação e Ryan Hunter Reay em terceiro completaram o pódio.
A próxima corrida da Fórmula Indy acontece no próximo domingo (25), também no Canadá, agora, no circuito de Edmonton, montado em uma pista de aeroporto.
Confira o resultado final do Grande Prêmio de Toronto:
P Piloto (nacionalidade) Equipe Diferença
1º Will Power (AUS) Penske 85 voltas
2º Dario Franchitti (ESC) Chip Ganassi 1.2757
3º Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti Autosport 1.7605
4º Tony Kanaan (BRA) Andretti Autosport 3.5382
5º Graham Rahal (EUA) Newman Haas Racing 9.7349
6º Danica Patrick (EUA) Andretti Autosport 11.9439
7º Justin Wilson (ING) Dreyer & Reinbold Racing 12.3783
8º Marco Andretti (EUA) Andretti Autosport 16.3360
9º Simona de Silvestro (SUI) HVM Racing 21.5321
10º Dan Wheldon (ING) Panther Racing 23.1537
11º Vitor Meira (BRA) A J. Foyt Racing 25.8960
12º Hideki Mutoh (JAP) Newman Haas Racing 26.2878
13º Paul Tracy (CAN) KV Racing Technology + 1 volta
14º Mario Moraes (BRA) KV Racing Technology + 1 volta
15º Tomas Scheckter (AFS) Dreyer & Reinbold Racing + 1 volta
16º Bertrand Baguette (BEL) Conquest Racing + 1 volta
17º Alex Tagliani (CAN) FAZZT Race Team + 1 volta
18º Ryan Briscoe (AUS) Penske + 2 voltas
19º Ernesto José Viso (VEN) KV Racing Technology + 3 voltas
Não completaram a prova
20º Scott Dixon (NZL) Chip Ganassi Acidente
21º Raphael Matos (BRA) De Ferran Dragon Racing Acidente
22º Mario Romancini (BRA) Conquest Racing Acidente
23º Alex Lloyd (ING) Dale Coyne Racing Acidente
24º Helio Castroneves (BRA) Penske Acidente
25º Takuma Sato (JAP) KV Racing Technology Acidente
26º Milka Duno (VEN) Dale Coyne Racing Problemas mecânicos
MP Team
Nenhum comentário:
Postar um comentário