COMPRE AGORA
quarta-feira, abril 26, 2006
STOCK JR: CURITIBA RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ OS CARROS DA CATEGORIA
A nova atração chega ao circuito paranaense trazendo nomes diferentes na lista de inscritos: ex-kartistas, jovens pilotos e até mesmo quem estava fora das pistas.
A renovada Stock Car chega a Curitiba trazendo na bagagem uma novata. É a Stock Jr., a mais recente categoria do automobilismo nacional, que passou a integrar a programação da categoria neste ano e pela primeira vez fará uma corrida no circuito paranaense. Criada para funcionar como o primeiro degrau na trajetória do piloto dentro do evento, a Stock Jr. trouxe para as pistas boas revelações do kart, pilotos que estavam se destacando em outras categorias e até mesmo alguns nomes que fizeram sucesso na última década. Tudo porque existe a divisão de duas classes no mesmo grid: Pró, para os mais jovens, e Master, para quem já passou dos 35 anos de idade.
A expectativa dos organizadores, de reunir os mais diferentes tipos de pilotos, foi confirmada logo na primeira etapa. Um dos destaques foi o retorno do paulista Linneu Linardi, que estava afastado do automobilismo há cinco anos, depois de fazer carreira internacional na Fórmula 3 Sul-Americana e Fórmula 2000 Canadense. Ele aproveitou a Stock Jr. para voltar às pistas e encerrou a primeira rodada dupla do ano liderando a competição pela classe Master. "Foi um início muito positivo e tenho certeza que conhecendo melhor o carro as coisas vão melhorar ainda mais. A categoria é nova e todos nós estamos aproveitando para ganhar experiência com o equipamento", afirma Linneu.
O circuito de Curitiba, que é novo para a Stock Jr., traz ótimas recordações para Linneu Linardi. "Foi neste circuito que eu disputei minha primeira prova no automobilismo, em 1990, pela extinta Fórmula Super 1.600 (substituída pela F-3 Sul-Americana). Fiz a melhor volta e quebrei o recorde da pista", lembra o piloto. "É claro que não me lembro mais das referências do traçado, então não deixa de ser uma novidade para mim também", comenta. Até o momento, o principal adversário de Linneu Linardi na briga pelo título da classe Master é Jason Oliveira, vice-líder da competição.
A Stock Jr. utiliza chassi tubular importado dos Estados Unidos e motor Yamaha 1.250 cilindradas, com 130 cavalos de potência. O câmbio é seqüencial de cinco marchas. Uma das grandes diferenças da categoria é contar com pneu radial. O equipamento atinge de 0 a 100 km/h em quatro segundos e pode superar a marca de 200 km/h. "Sou um dos pilotos mais experientes do grid e mesmo assim este é um carro diferente de tudo o que eu já guiei na minha vida, o que representa um atrativo a mais na categoria", avalia Linneu.
Dinho Leme Comunicação
Fotos: Carlos Pandolfe/ Carsten Horst
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário