COMPRE AGORA

sexta-feira, abril 21, 2006

FÓRMULA GP2: MUDANÇAS NA PISTA DESAFIAM XANDINHO EM ÍMOLA


Acerto do carro do ano passado terá pouca utilidade neste fim de semana

SÃO PAULO – É o mesmo velho e decadente Autódromo Dino e Enzo Ferrari, mas quase um novo circuito que espera por Xandinho Negrão (Medley) na abertura dos treinos oficiais da segunda rodada dupla da Fórmula GP2 no GP de Ímola. Com o recapeamento de grande parte da pista de 4.933 metros, que reduziu consideravelmente as ondulações, o novo desenho da Variante Alta e a utilização dos pneus slick pela primeira vez, as equipes iniciarão praticamente a partir do zero os ensaios desta sexta-feira em termos de acerto dos carros. "E o pior é que temos apenas 30 minutos de treinos livres antes da sessão classificatória para nos ajustarmos a essas novidades", lembra Xandinho (Medley), da Piquet Sports.

Xandinho chegou hoje a Ímola e foi fazer o habitual reconhecimento do traçado. Segundo ele, a Variante Alta – que em 2005 era contornada em terceira marcha pelos monopostos da GP2 – será feita agora em segunda. "As relações de marcha devem permanecer iguais às do ano passado. Apenas o Esse ficou mais lento", disse o campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2004. Mas algumas conseqüências serão inevitáveis. "É bem provável que tenhamos de baixar a altura do carro, porque a pista está bem mais lisa. Também tenho de me readaptar a um circuito onde andei pouco em 2005. Além disso, agora os pneus são slick e não mais os sulcados, e isso faz grande diferença no acerto", lembra.

A programação do Grande Prêmio de Ímola traz outro complicador para os engenheiros. A Fórmula GP2 realiza os treinos iniciais logo pela manhã, com a pista ainda suja e escorregadia. Quando regressar para a sessão classificatória válida para a corrida do sábado, o asfalto já estará muito mais aderente por causa da borracha deixada pelos carros da Fórmula 1. Vamos treinar numa pista e classificar em outra. "É preciso ter muita sensibilidade para antecipar as mudanças que ocorrerão de um treino para outro", diz Xandinho.

Na rodada inaugural do início do mês em Valência, Xandinho obteve um 13º e um 7º lugares. Voltou da Espanha ainda mais convencido da importância de conquistar uma boa posição de largada, não perder tempo no pit stop obrigatório para troca de dois pneus da primeira corrida e encontrar o caminho livre na volta à pista. "A Fórmula GP2 é como a maioria das outras categorias. A sessão classificatória sinaliza as suas chances na prova. No nosso caso, o pit stop é mais um obstáculo. Em Valência, entrei nos boxes três segundos antes dos carros da SuperNova e voltei quatro depois por causa de um problema na parada. E no tráfego, o ritmo sempre cai bastante."

A programação da Fórmula GP2 em Ímola é a seguinte, sempre pelo horário de Brasília:

Sexta-feira
Treinos livres – 04h30 / 05h00
Sessão classificatória: 10h30 / 11h00


Sábado
Terceira etapa – 10h45 (37 voltas)


Domingo
Quarta etapa – 05h00 (25 voltas)


Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: