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sábado, abril 08, 2006
STOCK CAR: REUNION ACOMPANHA CRESCIMENTO BRUTAL DA STOCK CAR E DOBRA FATURAMENTO
Agência de marketing especializada em esportes a motor gera cada vez mais negócios dentro da Stock Car
Indiscutivelmente o marketing esportivo está cada vez mais ganhando espaço no plano estratégico das empresas dos mais diversos setores. O interesse aumenta ainda mais quando se fala em Stock Car, a principal categoria do automobilismo nacional, que a cada ano ganha mais prestígio, credibilidade e, o mais importante, admiradores.
Foi acompanhando este crescimento que a Reunion Sports & Marketing, uma das primeiras agências especializadas em esportes a motor do País, quase dobrou os negócios gerados por meio da Stock Car. O montante passou de R$ 3,5 milhões para R$ 6,5 milhões, segundo um dos sócios da empresa, o publicitário Fernando Julianelli.
Na opinião de Geraldo Rodrigues, também sócio da Reunion, o prestígio que a Stock Car vem conquistando a cada ano é incrível e este fenômeno é claramente observado em sua área de atuação. "Há cinco anos tínhamos que praticar nossa capacidade de persuasão e argumentação para convencer um futuro cliente a apostar na categoria. Hoje a situação é completamente diferente. As portas já estão abertas. O interesse já existe. Nosso trabalho é gerenciar todo o processo para que tudo corra bem", completou.
O motivo do sucesso é evidente. O patrocínio no automobilismo é uma ferramenta muito eficaz, flexível e seu retorno garantido vai além da exposição da marca nas pistas, explica Julianelli. Uma cota de patrocínio na Stock Car não é sinônimo apenas de exposição, mas de um leque de opções em promoção e marketing de incentivo. A empresa consegue visibilidade não só na estampa da no carro, nos uniformes e brindes como também na transmissão ao vivo em dois importantes canais de televisão no País – Globo e SportTV – além de promover ações de relacionamento com seus clientes e otimizar o endomarketing.
"A Stock Car é um evento consagrado e bem planejado e, além disso, o fato de uma empresa patrocinar uma equipe que colocará os carros em exposição e, paralelamente, proporcionará uma programação promocional durante todo o ano em território nacional é importantíssimo."
Em adição a tudo isso a Stock Car se tornou um esporte de massa e um exemplo de tecnologia, status, competitividade, profissionalismo e, acima de tudo, já pode ser considerada uma das paixões dos brasileiros, como o futebol.
As arquibancadas estão sempre lotadas e, segundo estatísticas de 2005, atingiu um público médio de 33,5 mil pessoas por etapa, superando a registrada numa partida do Campeonato Brasileiro de Futebol. Definitivamente, a Stock Car é uma das categorias que mais cresce em público e faturamento e a expectativa de público para esta temporada é ainda maior.
Os negócios
A lista de clientes que a Reunion conquistou no decorrer dos anos com a Stock Car é cada vez maior. Um deles é a sociedade com a equipe Terra Avallone, que nesta temporada é representada nas pistas pelos pilotos Christian Fittipaldi, Felipe Maluhy e Tarso Marques. Outro é a Sky, com quem fechou negócio em 2005 para patrocinar Thiago Camilo, da Vogel. Além disso, a agência coordenou a transação entre a Petrobras e a Action Power, hoje parceiras no patrocínio de Luciano Burti e Thiago Marques.
Dentre as empresas que investem nos pilotos da equipe Terra Avallone estão: a Autoglass, maior distribuidora de vidros nacionais e importados do País, Banco Pine, tradicional banco de crédito, a Caixa Econômica Federal, uma das principais instituições financeiras do Brasil, a Eberle Tools / Mundial, que atua em diferentes segmentos de consumo, com destaque para o segmento "beauty care", a Sundown (Johnson & Johnson), marca líder no mercado de protetores e bronzeadores solares no País, e Tracker do Brasil, licenciatária exclusiva da tecnologia LoJack, líder mundial em rastreamento e localização de veículos roubados ou furtados. Além, é claro, do principal deles: o portal Terra, líder na internet brasileira.
A temporada
A abertura da temporada da Stock Car V8, juntamente com a Light, será no dia 9 de abril, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, SP. As etapas acontecerão em quatro estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo – além das etapas no Distrito Federal e em Buenos Aires, na Argentina.
A temporada terá 12 etapas da V8. Uma das novidades em 2006 é a entrada da Volkswagen com o Bora, que dividirá espaço nas pistas com o Astra, da Chevrolet, e com o Lancer, da Mitsubishi.
Acompanhe o calendário 2006 da Stock Car V8:
1ª – São Paulo – 09 de abril - SportTV
2ª – Curitiba – 30 de abril - SportTV
3ª – Rio de Janeiro – 21 de maio - Globo
4ª – São Paulo – 02 de julho - SportTV
5ª – Londrina – 23 de julho - SportTV
6ª – Curitiba – 13 de agosto - SportTV
7ª – Santa Cruz – 03 de setembro - SportTV
8ª – Brasília – 24 de setembro - Globo
9ª – Tarumã – 15 de outubro - Globo
10ª – Buenos Aires – 29 de outubro - Globo
11ª – Rio de Janeiro – 19 de novembro - Globo
12ª – São Paulo – 10 de dezembro - Globo
MAIS INFORMAÇÕES
REUNION PRESS
CLÁUDIA FREIESLEBEN / FERNANDA GONÇALVES
FOTOS: CARLOS PANDOLFE/ CARSTEN HORST
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