A Equipe Peugeot Total abriu com chave de ouro a Intercontinental Le Mans
2010, ao vencer, no último domingo (12/09), a primeira corrida desta
recém-criada competição de endurance com o Peugeot 908 HDi FAP. O sucesso
foi completado com a conquista do segundo lugar pela equipe Oreca, também a
bordo do bólido da Marca.
VITÓRIA INCONTESTÁVEL
Depois de registrar o melhor tempo no warm-up realizado na manhã antes da
prova, coube ao piloto Anthony Davidson iniciar a corrida ao volante do
Peugeot 908 HDi FAP nº1 em clima de confiança. Diante de um grande público,
que contou ainda com mais de três mil convidados da Peugeot Inglaterra,
Davidson conseguiu conquistar a segunda posição logo no início, tomando o
lugar do piloto Bernhard (Audi) e travando uma emocionante disputa com
McNish (Audi), até então líder da corrida.
Por diversas vezes os dois competidores correram lado a lado no circuito
britânico, mostrando uma disputa forte e ritmada, mas foi Davidson quem
levou a melhor na 9ª volta e assumiu a ponta. A partir dali,
caracterizou-se uma longa corrida à frente do grid. O desempenho impecável
dos dois Peugeot 908 HDi FAP foi associado ao ótimo trabalho realizado
dentro dos boxes e também à excelente performance dos pneus Michelin, que
permitiram conservar o mesmo nível de comportamento após o revezamento de
pilotos. Anthony Davidson e Nicolas Minassian completaram os 1000
quilômetros da corrida em pouco mais de cinco horas, assinalando a 17ª
vitória da trajetória de sucesso do 908 HDi FAP.
A “DOBRADINHA” DO 908 HDi FAP
A Peugeot abriu com honra o novo campeonato ILMC, inaugurando um capítulo
importante na história das provas de resistência. Além dos pontos
garantidos com essa vitória, somam-se os pontos conquistados pela equipe
Oreca.
Pilotado por Stéphane Sarrazin e Nicolas Lapierre, este 908 HDi FAP
garantiu a liderança da Peugeot na competição, e também coroou o desempenho
de Sarrazin, que pela segunda vez em sua carreira sagrou-se campeão na
disputa entre pilotos, depois da conquista em 2007.
Em função destes resultados, Silverstone foi um excelente ponto de partida
para a Peugeot, que pretende obter resultados semelhantes nas próximas duas
etapas da competição: em Road Atlanta (Petit Le Mans), dia 02/10, e em
Zhuhai (China), dia 07/11.
Olivier Quesnel: “A vitória nesta corrida era extremamente necessária para
reforçar a equipe e abrir uma vantagem na competição, que é nosso foco.
Equipe e pilotos fizeram um trabalho fantástico. O modo como a corrida se
desenrolou superou as minhas maiores expectativas, desde que Davidson
assumiu a segunda posição ao desempenho de Minassian após o revezamento.
Para completar a satisfação, os títulos da Peugeot e de Stéphane Sarrazin
na Le Mans Series graças ao 908 HDi FAP da equipe Oreca.”
Nicolas Minassian: “Eu cheguei muito confiante em Silverstone e, ao mesmo
tempo, bastante ansioso para mais uma vez assumir o volante do 908 HDi FAP.
Davidson fez um excelente trabalho na primeira parte da corrida, deixando
em minhas mãos a responsabilidade de manter o controle na linha de frente.
Essa vitória foi uma magnífica recompensa pela minha última prova com esse
carro, que é fantástico e me proporcionou duas conquistas.”
Anthony Davidson: “Tive um imenso prazer em iniciar a corrida, por dois
motivos: foi a primeira vez que larguei pela Peugeot, e ainda pude travar
um vibrante duelo. Esse resultado foi uma ótima maneira de começar o
campeonato para a Peugeot.”
CLASSIFICAÇÃO – 1000 KM DE SILVERSTONE
1. Peugeot 908 HDi FAP N°1 (Minassian-Davidson) 170 voltas
2. Peugeot 908 HDi FAP-Oreca (Sarrazin-Lapierre) + 42s920
3. Audi (Bernhard-Capello) + 1mn46s357
4. Aston Martin (Barazi-Mucke-Hancock) +3 voltas
5. Lola (Prost-Jani) +5 voltas
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO INTERCONTINENTAL LE MANS CUP
Construtores
1. PEUGEOT, 47 pontos
2. AUDI, 21 pontos
Equipes
1. Team Peugeot Total, 25 pontos
2. Team Oreca Matmut, 22 pontos
3. Audi Sport Team, 21 pontos
4. Drayson Racing, 15 pontos
www.peugeot.com.br/imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário