Entre motos foram oito subdivisões; quadris, carros e caminhões tiveram três, seis e duas, respectivamente
O Rally Internacional dos Sertões terminou no último dia 20 em Fortaleza (CE), mais precisamente no Beach Park. Foram cerca de 4.500 quilômetros percorridos em dez dias, entre Goiânia (GO) e a capital cearense. Largaram 155 veículos, entre motos, quadriciclos, carros e caminhões. Destes, 112 chegaram ao destino final da 18ª edição da segunda maior prova fora-de-estrada do planeta. Apenas alguns, entretanto, foram os campeões de suas respectivas categorias.
Além dos vencedores gerais - Marc Coma (motos); Rafal Sonik (quadris); Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (carros); e Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca (caminhões) -, outras 19 categorias foram premiadas. Motos e carros foram os veículos com maior número de subdivisões.
Mais sete campeões nas motos e três nos quadris
Bicampeão do Dakar, Coma faturou sua primeira vitória na maior aventura brasileira sobre rodas entre todos que disputaram em duas rodas e também na categoria Super Production Over - válida pelo mundial da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para motos com mais de 450 cm³ de cilindrada até 1300cc. Com o quarto lugar no Sertões, o francês David Casteu venceu a etapa do campeonato mundial de cross country na categoria Super Production 450 - motocicletas e protótipos com motorização a partir de 250 até 450 cm³ de cilindrada - e, de quebra, conquistou seu primeiro título mundial.
Segundo colocado na geral, o mineiro Felipe Zanol foi o campeão na Production 450 -válida pelo mundial da FIM para motocicletas de série até 450cc, dois e quatro tempos. Laurent Lazard, na Production Over - para motos de 450cc até 700cc.
Pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria Sport - motocicletas com motorização dois tempos até 380cc ou motorização quatro tempos até 700cc -, que valeu pontos pelo nacional da modalidade, o vencedor foi Guto Klaumann; assim como Marcos Finato, na Super Production - motos e protótipos a partir de 250cc até 1300cc com preparo livre -; Felipe Zanol, na Production - motos até 450 cm³ de cilindrada, de dois e quatro tempos, seguindo normas FIM, e motos off-road produzidas no Brasil de até 700cc. Pela categoria Brasil até 450cc - motos até 450cc, de dois e quatro tempos, produzidas no país com preparo livre - o campeão foi Dautim Cimetta.
Em quatro rodas, mas ainda com o corpo exposto, o polonês Rafal Sonik, conhecido como "Super Sonik", estreou com o pé direito no Sertões. Faturou o título no geral dos quadriciclos e também na categoria Quads - que faz parte do mundial FIM. Francinei Costa foi o campeão pela Campeonato Brasileiro na categoria Quadris Extreme - máquinas com motorização de até 1300cc com preparação livre, tração 4x2 ou 4x4 -, enquanto Tom Rosa venceu na Quadris 450 - quadriciclos com motorização de até 450cc com preparação livre, tração 4X2 ou 4x4 -, para veículos com até 450 cm³ de capacidade.
Carros e caminhões: seis campeões em quatro rodas e dois nos peso-pesados
Ao conquistar o tricampeonato do Rally dos Sertões, o primeiro ao lado do navegador Youssef Haddad, Guilherme Spinelli também faturou o título na categoria Protótipo T1 - veículos com produção nacional e pelos menos mil unidades produzidas durante 12 meses consecutivos. Os vice-campeões deste ano, Klever Kolberg e Flavio França, ganharam a prova na Protótipo T1 - Etanol.
Ao completar o maior rali nacional em terceiro lugar, Paulo Nobre "Palmeirinha" e Luiz Carlos Palu foram os campeões pela T1 FIA - protótipos homologados de acordo com o anexo J da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Luiz Facco e Silvio Deusdará levaram a melhor na Super Production - participam veículos com menos de mil unidades produzidas -; como Sven Fischer e João Luiz Stal, na T2 FIA - veículos com o mínimo de mil unidades produzidas durante 12 meses consecutivos homologados pela FIA para competições de rali cross country-; e Victor Valente e Daniel Simon, na Production T2 - veículos com o mínimo de mil unidades produzidas, tendo como comercialização inicial de veículo normal de rua (picapes,sport utilitys ou utilitários) e posteriormente adaptados e adequados ao uso em competições ou rallys.
Com apenas duas categorias, os caminhões se dividiram em veículos leves - mínimo de 3.500kg - e pesados - peso mínimo de 4.800kg. O trio formado por Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca, vencedores do rali no geral dos pesos-pesados, sagraram-se campeões entre os caminhões leves, enquanto Ulysses Marinzeck, Cesar Botas e Adriano Silva, trio quinto colocado entre os dez caminhões, faturou o título entre os pesados.
As categorias Carro Super Prodution e Geral Caminhões e Caminhões Pesados estão sob judice em razão da intenção de recurso do carro 338 e do caminhão 405 ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
Confira a tabela com todos os campeões do 18º Rally Internacional dos Sertões:
Motos
Geral - Marc Coma (ESP) - KTM 690Mundial FIM Super Production Over - Marc Coma (ESP) - KTM 690Mundial FIM Super Production 450 - David Casteu (FRA) - Sherco 450Mundial FIM Production Over - Laurent Lazard (URU) - KTM 690Mundial FIM Production 450 - Felipe Zanol (BRA) - Honda 450Campeonato Brasileiro Sport - Guto Klaumann (BRA) - Yamaha 450Campeonato Brasileiro Super Production - Marcos Finato (BRA) - KTM 525Campeonato Brasileiro Production - Felipe Zanol (BRA) - Honda 450Campeonato Brasileiro Brasil até 450cc - Dautim Cimetta (BRA) - Honda 300
Quadris
Geral - Rafal Sonik (POL) - Yamaha 900Mundial FIM Quads - Rafal Sonik (POL) - Yamaha 900Campeonato Brasileiro Quadris Extreme - Francinei Costa (BRA) - Yamaha 700Campeonato Brasileiro Quadris 450 - Tom Rosa (BRA) - Yamaha 450
Carros
Geral - Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA) - Mitsubishi Triton SRProtótipo T1 - Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA) - Mitsubishi Triton SRProtótipo T1 - Etanol - Klever Kolberg/Flavio França (BRA) - ProtomT1 FIA - Paulo Nobre "Palmeirinha"/Luiz Carlos Palu - BMW X3T2 FIA - Sven Fischer/João Luiz Stal - Mitsubishi PajeroSuper Production - Luiz Facco/Silvio Deusdará - Mitsubishi L200Production T2 - Victor Valente/Daniel Simon - Toyota Hilux
Caminhões
Geral - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (BRA) - Ford F4000Caminhões Leves - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (BRA) - Ford F4000Caminhões Pesados - Ulysses Marinzeck/Cesar Botas/Adriano Silva (BRA) - Ford Cargo 1722
Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
Acesse o site do evento: www.sertoes.com
Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial
ReUnion Press
Além dos vencedores gerais - Marc Coma (motos); Rafal Sonik (quadris); Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (carros); e Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca (caminhões) -, outras 19 categorias foram premiadas. Motos e carros foram os veículos com maior número de subdivisões.
Mais sete campeões nas motos e três nos quadris
Bicampeão do Dakar, Coma faturou sua primeira vitória na maior aventura brasileira sobre rodas entre todos que disputaram em duas rodas e também na categoria Super Production Over - válida pelo mundial da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para motos com mais de 450 cm³ de cilindrada até 1300cc. Com o quarto lugar no Sertões, o francês David Casteu venceu a etapa do campeonato mundial de cross country na categoria Super Production 450 - motocicletas e protótipos com motorização a partir de 250 até 450 cm³ de cilindrada - e, de quebra, conquistou seu primeiro título mundial.
Segundo colocado na geral, o mineiro Felipe Zanol foi o campeão na Production 450 -válida pelo mundial da FIM para motocicletas de série até 450cc, dois e quatro tempos. Laurent Lazard, na Production Over - para motos de 450cc até 700cc.
Pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria Sport - motocicletas com motorização dois tempos até 380cc ou motorização quatro tempos até 700cc -, que valeu pontos pelo nacional da modalidade, o vencedor foi Guto Klaumann; assim como Marcos Finato, na Super Production - motos e protótipos a partir de 250cc até 1300cc com preparo livre -; Felipe Zanol, na Production - motos até 450 cm³ de cilindrada, de dois e quatro tempos, seguindo normas FIM, e motos off-road produzidas no Brasil de até 700cc. Pela categoria Brasil até 450cc - motos até 450cc, de dois e quatro tempos, produzidas no país com preparo livre - o campeão foi Dautim Cimetta.
Em quatro rodas, mas ainda com o corpo exposto, o polonês Rafal Sonik, conhecido como "Super Sonik", estreou com o pé direito no Sertões. Faturou o título no geral dos quadriciclos e também na categoria Quads - que faz parte do mundial FIM. Francinei Costa foi o campeão pela Campeonato Brasileiro na categoria Quadris Extreme - máquinas com motorização de até 1300cc com preparação livre, tração 4x2 ou 4x4 -, enquanto Tom Rosa venceu na Quadris 450 - quadriciclos com motorização de até 450cc com preparação livre, tração 4X2 ou 4x4 -, para veículos com até 450 cm³ de capacidade.
Carros e caminhões: seis campeões em quatro rodas e dois nos peso-pesados
Ao conquistar o tricampeonato do Rally dos Sertões, o primeiro ao lado do navegador Youssef Haddad, Guilherme Spinelli também faturou o título na categoria Protótipo T1 - veículos com produção nacional e pelos menos mil unidades produzidas durante 12 meses consecutivos. Os vice-campeões deste ano, Klever Kolberg e Flavio França, ganharam a prova na Protótipo T1 - Etanol.
Ao completar o maior rali nacional em terceiro lugar, Paulo Nobre "Palmeirinha" e Luiz Carlos Palu foram os campeões pela T1 FIA - protótipos homologados de acordo com o anexo J da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Luiz Facco e Silvio Deusdará levaram a melhor na Super Production - participam veículos com menos de mil unidades produzidas -; como Sven Fischer e João Luiz Stal, na T2 FIA - veículos com o mínimo de mil unidades produzidas durante 12 meses consecutivos homologados pela FIA para competições de rali cross country-; e Victor Valente e Daniel Simon, na Production T2 - veículos com o mínimo de mil unidades produzidas, tendo como comercialização inicial de veículo normal de rua (picapes,sport utilitys ou utilitários) e posteriormente adaptados e adequados ao uso em competições ou rallys.
Com apenas duas categorias, os caminhões se dividiram em veículos leves - mínimo de 3.500kg - e pesados - peso mínimo de 4.800kg. O trio formado por Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca, vencedores do rali no geral dos pesos-pesados, sagraram-se campeões entre os caminhões leves, enquanto Ulysses Marinzeck, Cesar Botas e Adriano Silva, trio quinto colocado entre os dez caminhões, faturou o título entre os pesados.
As categorias Carro Super Prodution e Geral Caminhões e Caminhões Pesados estão sob judice em razão da intenção de recurso do carro 338 e do caminhão 405 ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
Confira a tabela com todos os campeões do 18º Rally Internacional dos Sertões:
Motos
Geral - Marc Coma (ESP) - KTM 690Mundial FIM Super Production Over - Marc Coma (ESP) - KTM 690Mundial FIM Super Production 450 - David Casteu (FRA) - Sherco 450Mundial FIM Production Over - Laurent Lazard (URU) - KTM 690Mundial FIM Production 450 - Felipe Zanol (BRA) - Honda 450Campeonato Brasileiro Sport - Guto Klaumann (BRA) - Yamaha 450Campeonato Brasileiro Super Production - Marcos Finato (BRA) - KTM 525Campeonato Brasileiro Production - Felipe Zanol (BRA) - Honda 450Campeonato Brasileiro Brasil até 450cc - Dautim Cimetta (BRA) - Honda 300
Quadris
Geral - Rafal Sonik (POL) - Yamaha 900Mundial FIM Quads - Rafal Sonik (POL) - Yamaha 900Campeonato Brasileiro Quadris Extreme - Francinei Costa (BRA) - Yamaha 700Campeonato Brasileiro Quadris 450 - Tom Rosa (BRA) - Yamaha 450
Carros
Geral - Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA) - Mitsubishi Triton SRProtótipo T1 - Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA) - Mitsubishi Triton SRProtótipo T1 - Etanol - Klever Kolberg/Flavio França (BRA) - ProtomT1 FIA - Paulo Nobre "Palmeirinha"/Luiz Carlos Palu - BMW X3T2 FIA - Sven Fischer/João Luiz Stal - Mitsubishi PajeroSuper Production - Luiz Facco/Silvio Deusdará - Mitsubishi L200Production T2 - Victor Valente/Daniel Simon - Toyota Hilux
Caminhões
Geral - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (BRA) - Ford F4000Caminhões Leves - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (BRA) - Ford F4000Caminhões Pesados - Ulysses Marinzeck/Cesar Botas/Adriano Silva (BRA) - Ford Cargo 1722
Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
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