Tecnologia ecológica é a tendência para pneus do futuro
De Tókio, no Japão, a Bridgestone Corporation anunciou o desenvolvimento de um pneu conceito, que dispensa o uso de ar e que pode ser uma alternativa viável e ecologicamente correta aos pneus tradicionais no futuro.
Apresentada durante a 42ª edição do Tokyo Motor Show, salão do automóvel japonês, a novidade vem ao encontro da Missão Ambiental da Bridgestone, que visa contribuir com uma sociedade mais sustentável, com ênfase em três pilares principais: a preservação do meio-ambiente, a conservação dos recursos naturais e a redução de emissões de carbono. Para apoiar sua missão, a Bridgestone trabalha em vários projetos como o do pneu sem ar, com o objetivo de colaborar com um meio ambiente mais saudável para as presentes e futuras gerações.
Os pneus sem ar geram um menor impacto para o meio ambiente em relação aos tradicionais, mas os protótipos deste tipo desenvolvidos anteriormente eram inviáveis para a produção em larga escala. Por isso, a Bridgestone desenvolveu esta tecnologia com o objetivo de implementá-la na prática.
Características especiais da tecnologia do pneu sem ar
Com uma estrutura flexível única que se estende ao longo do interior dos pneus e que suporta todo o peso do veículo, não há necessidade de calibrá-los periodicamente, o que significa que exigem menos manutenção. Ao mesmo tempo, a preocupação com perfurações é eliminada. Além disso, a estrutura interna é produzida a partir de resinas termoplásticas reutilizáveis[i], e assim como a borracha da banda de rodagem, estes são materiais 100 por cento recicláveis. Como resultado, os pneus estabelecem um novo padrão em termos de compatibilidade ambiental, segurança e conforto.
A Bridgestone busca este desenvolvimento tecnológico com o objetivo de alcançar um processo que maximiza o uso cíclico de recursos, transformando os pneus usados em pneus novos por meio de materiais recicláveis.
A Bridgestone busca este desenvolvimento tecnológico com o objetivo de alcançar um processo que maximize proativamente o uso cíclico de recursos dos pneus usados para pneus novos, utilizando materiais recicláveis.
Fonte: Fabíola Gaspari
Nenhum comentário:
Postar um comentário