As principais funções dos pneus são assegurar a transmissão da potência motriz, garantir a dirigibilidade do veículo, oferecer respostas eficientes nas freadas e aceleradas, bem como contribuir com a suspensão do veículo, propiciando conforto aos passageiros. A suspensão e os freios podem estar funcionando bem, mas se os pneus não estiverem em bom estado, toda a segurança do veículo pode ser prejudicada.
Antes de pensar em cair na estrada para curtir as férias de fim de ano ou mesmo fazer longas viagens a trabalho, os motoristas precisam fazer o check-list da manutenção dos veículos, seja ele de passeio ou carga. O gerente de varejo da NSA Pneutec, Alexandre Soria, lista as 10 checagens essenciais para aqueles que viajarão no fim do ano:
Exame periódico
A cada 5 mil quilômetros, desde que nenhum evento fora do normal tenha acontecido, a inspeção dos pneus deve ser feita. Em situações de potencial risco aos pneus, recomenda-se inspecioná-lo imediatamente ao evento.
Pneus de carga
No caso de pneus com câmara e, que a cada vez que se troca um pneus velho por um novo, deve-se também trocar a câmara e o protetor. Mesmo não tendo grandes reparos, a câmara usada está fadigada, perdendo sua elasticidade e dimensões originais.
Pneus de passeio
É altamente recomendada a troca das válvulas a cada troca de pneus. Submetidas a fortes pressões, as válvulas se deterioram por envelhecimento e pela ação da força centrífuga.
Pneus “carecas” não viajam
É fundamental ter atenção às condições dos pneus. Quando atingem uma profundidade de sulco inferior (risquinhos do pneu) a 1,6mm podem ser considerados praticamente “carecas” e têm sua segurança comprometida. Nestas condições as consequências são um maior risco de estouro do pneu, instabilidade do veículo em pistas molhadas, maior propensão à derrapagem e risco de multa pela autoridade de trânsito. Para garantir um trajeto seguro fique de olho na instabilidade do veículo.
Calibragem
Cada veículo tem a sua indicação adequada, por isso, não calibre o pneu sem ter as medições corretas. Quando incorreta, a pressão prejudica a dirigibilidade, causa desgaste irregular do pneu, aumenta o risco de cortes e impactos, além de diminuir a vida útil e afetar o consumo de combustível.
Pressão nos pneus
A pressão nos pneus possui relação direta com o volume de carga transportada, não existindo uma única de calibragem. Lembre-se que os fabricantes de pneus exibem a pressão maxima suportada na lateral (flanco) do pneu.
A calibragem correta de acordo com a carga total incidente no pneu e a posição em que é utilizado no veículo (montagem simples ou montagem em duplos), permite obter o melhor desempenho do pneu, uma maior quilometragem, aproveitamento da carcaça para reformas e um desgaste uniforme.
É fundamental saber se o pneu em uso está adequado à aplicação correta ao segmento, pois o peso do carro influencia no desempenho dos pneus. Pneus rodoviários são diferentes de um construído para uso fora de estrada.
Sobrecarga nos pneus
Um pneu com sobrecarga de 30% leva a uma perda média de 40% na sua vida útil. A sobrecarga gera aumento no consumo de combustível, podendo levar ainda a quebras na carcaça com perda de recapabilidade, prejudicando a suspensão e a segurança do motorista. Por isso, é recomendável que se observe cuidadosamente os limites de carga dos pneus.
Atenção ao estepe
O estepe deve ser o melhor pneu do veículo, pois será ele que substituirá o danificado. É comum esquecer-se de calibrá-lo e, geralmente, o conjunto pneu/roda é um dos piores itens do veículo, pois se retira este para substituir as rodas amassadas e pneus avariados que estavam em uso.
Alinhamento e balanceamento
Frequentemente as pessoas confundem alinhamento e balanceamento, mas eles são manutenções completamente diferentes. O alinhamento adequado permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora a eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível. Além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evita que o veículo desvie ou puxe para os lados.
Se o volante vibra ou o veículo apresenta barulhos em determinadas velocidades é hora de checar o balanceamento. Este cuidado permite que a roda gire sem provocar vibrações.
São serviços independentes e normalmente um não afeta o outro, ou seja, é possível fazer balanceamento mesmo que o veículo não apresente condições de alinhamento por suspensão danificada. Recomenda-se estes serviços a cada 10.000 km ,juntamente com o rodízio de pneus.
Prazo de garantia
Sim, pneus também têm vida útil e prazo de garantia. Geralmente são cinco anos a partir da data de fabricação encontrada na lateral do pneu, onde aparece “DOT xxxx xxxx (SSAA)”, sendo o SS o número da semana do ano em que foi fabricado e AA o ano. Passando o período indicado, é hora de trocar os pneus.
Já para os pneus reformados podem ser recapados até 7 anos, segundo o INMETRO.
Suspensão
Todo defeito que o veículo apresentar na suspensão será refletido diretamente nos pneus. Isso afetará diretamente a durabilidade dos pneus, a estabilidade do veículo, a segurança e o conforto do motorista.
Rodízio dos pneus
A cada 10 mil quilômetros ou após a constatação da necessidade, o rodízio dos pneus deve ser feito com critério, pois há um procedimento correto no sentido da inversão. A manutenção ajuda na durabilidade dos pneus e no desgaste uniforme.
Neste período de férias e viagens fique atento! O descuido com o veículo, além de aumentar o risco de acidentes pode trazer prejuízos financeiros ao motorista. Segundo o Código de Trânsito brasileiro, o motorista que conduzir o veículo sem os equipamentos obrigatórios, como estabelecido pelo Contran, será punido com uma multa de R$ 127,69, além de perder cinco pontos na carteira de habilitação.
Além disso, fazer ou deixar que se faça reparos no veículo em via pública é considerada infração grave, com multa de R$ 127,69 e implica a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Fonte: www.agenciacontatto.com.br
Antes de pensar em cair na estrada para curtir as férias de fim de ano ou mesmo fazer longas viagens a trabalho, os motoristas precisam fazer o check-list da manutenção dos veículos, seja ele de passeio ou carga. O gerente de varejo da NSA Pneutec, Alexandre Soria, lista as 10 checagens essenciais para aqueles que viajarão no fim do ano:
Exame periódico
A cada 5 mil quilômetros, desde que nenhum evento fora do normal tenha acontecido, a inspeção dos pneus deve ser feita. Em situações de potencial risco aos pneus, recomenda-se inspecioná-lo imediatamente ao evento.
Pneus de carga
No caso de pneus com câmara e, que a cada vez que se troca um pneus velho por um novo, deve-se também trocar a câmara e o protetor. Mesmo não tendo grandes reparos, a câmara usada está fadigada, perdendo sua elasticidade e dimensões originais.
Pneus de passeio
É altamente recomendada a troca das válvulas a cada troca de pneus. Submetidas a fortes pressões, as válvulas se deterioram por envelhecimento e pela ação da força centrífuga.
Pneus “carecas” não viajam
É fundamental ter atenção às condições dos pneus. Quando atingem uma profundidade de sulco inferior (risquinhos do pneu) a 1,6mm podem ser considerados praticamente “carecas” e têm sua segurança comprometida. Nestas condições as consequências são um maior risco de estouro do pneu, instabilidade do veículo em pistas molhadas, maior propensão à derrapagem e risco de multa pela autoridade de trânsito. Para garantir um trajeto seguro fique de olho na instabilidade do veículo.
Calibragem
Cada veículo tem a sua indicação adequada, por isso, não calibre o pneu sem ter as medições corretas. Quando incorreta, a pressão prejudica a dirigibilidade, causa desgaste irregular do pneu, aumenta o risco de cortes e impactos, além de diminuir a vida útil e afetar o consumo de combustível.
Pressão nos pneus
A pressão nos pneus possui relação direta com o volume de carga transportada, não existindo uma única de calibragem. Lembre-se que os fabricantes de pneus exibem a pressão maxima suportada na lateral (flanco) do pneu.
A calibragem correta de acordo com a carga total incidente no pneu e a posição em que é utilizado no veículo (montagem simples ou montagem em duplos), permite obter o melhor desempenho do pneu, uma maior quilometragem, aproveitamento da carcaça para reformas e um desgaste uniforme.
É fundamental saber se o pneu em uso está adequado à aplicação correta ao segmento, pois o peso do carro influencia no desempenho dos pneus. Pneus rodoviários são diferentes de um construído para uso fora de estrada.
Sobrecarga nos pneus
Um pneu com sobrecarga de 30% leva a uma perda média de 40% na sua vida útil. A sobrecarga gera aumento no consumo de combustível, podendo levar ainda a quebras na carcaça com perda de recapabilidade, prejudicando a suspensão e a segurança do motorista. Por isso, é recomendável que se observe cuidadosamente os limites de carga dos pneus.
Atenção ao estepe
O estepe deve ser o melhor pneu do veículo, pois será ele que substituirá o danificado. É comum esquecer-se de calibrá-lo e, geralmente, o conjunto pneu/roda é um dos piores itens do veículo, pois se retira este para substituir as rodas amassadas e pneus avariados que estavam em uso.
Alinhamento e balanceamento
Frequentemente as pessoas confundem alinhamento e balanceamento, mas eles são manutenções completamente diferentes. O alinhamento adequado permite um desgaste regular dos pneus e ainda melhora a eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível. Além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, evita que o veículo desvie ou puxe para os lados.
Se o volante vibra ou o veículo apresenta barulhos em determinadas velocidades é hora de checar o balanceamento. Este cuidado permite que a roda gire sem provocar vibrações.
São serviços independentes e normalmente um não afeta o outro, ou seja, é possível fazer balanceamento mesmo que o veículo não apresente condições de alinhamento por suspensão danificada. Recomenda-se estes serviços a cada 10.000 km ,juntamente com o rodízio de pneus.
Prazo de garantia
Sim, pneus também têm vida útil e prazo de garantia. Geralmente são cinco anos a partir da data de fabricação encontrada na lateral do pneu, onde aparece “DOT xxxx xxxx (SSAA)”, sendo o SS o número da semana do ano em que foi fabricado e AA o ano. Passando o período indicado, é hora de trocar os pneus.
Já para os pneus reformados podem ser recapados até 7 anos, segundo o INMETRO.
Suspensão
Todo defeito que o veículo apresentar na suspensão será refletido diretamente nos pneus. Isso afetará diretamente a durabilidade dos pneus, a estabilidade do veículo, a segurança e o conforto do motorista.
Rodízio dos pneus
A cada 10 mil quilômetros ou após a constatação da necessidade, o rodízio dos pneus deve ser feito com critério, pois há um procedimento correto no sentido da inversão. A manutenção ajuda na durabilidade dos pneus e no desgaste uniforme.
Neste período de férias e viagens fique atento! O descuido com o veículo, além de aumentar o risco de acidentes pode trazer prejuízos financeiros ao motorista. Segundo o Código de Trânsito brasileiro, o motorista que conduzir o veículo sem os equipamentos obrigatórios, como estabelecido pelo Contran, será punido com uma multa de R$ 127,69, além de perder cinco pontos na carteira de habilitação.
Além disso, fazer ou deixar que se faça reparos no veículo em via pública é considerada infração grave, com multa de R$ 127,69 e implica a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Fonte: www.agenciacontatto.com.br
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