A Pirelli, principal fornecedora de pneus para as competições automobilísticas sul-americanas e fornecedora oficial da Fórmula 1, anuncia o retorno como fornecedora exclusiva da Stock Car, principal competição automotiva nacional, para os campeonatos de 2013 a 2016.
A oficialização da volta da fabricante de pneus à competição aconteceu ontem durante uma coletiva de imprensa que contou com a presença de Gianfranco Sgro, superintendente da Pirelli na América do Sul, Paul Hembery, diretor de Motorsport da Pirelli e Mauricio Slaviero, diretor geral da Vicar.
Para as próximas temporadas da Stock Car, a Pirelli trará a linha de pneus de competição PZero,para pista seca, e o modelo Cinturato, para pista molhada, produzidos na fábrica de pneus de Motorsport da Pirelli em Izmit, na Turquia. Trata-se do mais moderno complexo produtivo mundial de pneus de competição, onde são também produzidos os pneus da Fórmula 1 e de outras provas internacionais. A produção de Motorsport do estabelecimento turco é destinada para mais ou menos 130 competições automobilísticas internacionais, tanto de rua quanto em pista, nas quais a marca italiana é fornecedora exclusiva (dentre as quais Fórmula 1, GP2 e GP3), além dos mais prestigiosos campeonatos monomarca, como Ferrari Challenge, Lamborghini Super Trofeo e Trofeo Maserati. No complexo, a gama Pirelli para uso no automobilismo esportivo é composta de cerca de 200 tipologias de pneus Racing, incluindo os produtos para rally. O composto utilizado para a produção dos pneus da Stock Car será produzido no polo tecnológico de Settimo Torinese, na Itália, a fábrica do Grupo Pirelli em que são produzidos também os compostos da Fórmula 1. A Pirelli prevê o fornecimento total de cerca de cinco mil pneus para a temporada de 2013.
Para proporcionar ao público a possibilidade de conhecer os tipos de pneus utilizados em cada prova, a Pirelli propõe para o próximo ano o pneu slick com a escrita PZero impressa em amarelo e o pneu de chuva com a escrita azul impressa no modelo Cinturato, marca que fez história na Fórmula 1 com a qual a Pirelli correu e venceu nos anos 50 e que, a partir deste ano, foi inserida para distinguir os pneus de chuva da F1.
Com a volta da Pirelli a esta competição, revive-se a parceria histórica da marca italiana que nasceu na primeira corrida da Stock Car no Brasil, no traçado do Autódromo de Tarumã, no estado do Rio Grande do Sul, em 22 de abril de 1979. A Pirelli forneceu, por 25 anos consecutivos, pneus de competição fabricados no Brasil, acompanhando a evolução dos veículos da competição, dos primeiros Opalas aos atuais bólidos de chassi tubular. Entre 2004 e 2006, a Pirelli passou a fornecer equipamento importado da Itália e, em 2007, último ano da marca na categoria, os compostos utilizados voltaram a ser os de fabricação nacional.
Os pneus da Stock Car foram desenvolvidos pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli no Brasil, em conjunto com a estrutura da matriz de P&D em Milão, durante os testes realizados no Brasil com a contribuição de engenheiros italianos e brasileiros, além dos organizadores da competição, com o objetivo de atingir a máxima performance, estabilidade, durabilidade e segurança para as duas categorias. Especificamente, foram realizados testes nos autódromos de Campo Grande (Mato Grosso do Sul) e Tarumã (Rio Grande do Sul), com o piloto Felipe Giaffone, durante as provas da temporada recém-terminada.
“O retorno à Stock Car representa para a Pirelli uma ampliação da estratégia Premium na região, com o fornecimento dos pneus para uma das mais importantes competições do continente, em que é requerido o máximo da prestação em condições extremas”, comenta Gianfranco Sgro, superintendente da Pirelli na América do Sul. “A experiência de mais de um século no Motorsport e o contínuo desenvolvimento de produtos sempre mais inovadores foram fundamentais para obtermos a homologação dos nossos pneus de carro de passeio como Equipamento Original das montadoras mais prestigiosas do mundo, tais como Ferrari, Maserati, Audi, Porsche e BMW, favorecendo o crescimento da nossa presença no segmento Premium também na América do Sul.”
“Os pneus que utilizaremos neste campeonato carregam toda a nossa tecnologia, inovação e experiência desenvolvidas nas principais competições do automobilismo mundial”, declara Paul Hembery, diretor de Motorsport da Pirelli. “Com a participação em mais de 50 campeonatos esportivos em 2012, a Pirelli é a principal fornecedora de pneus de competições automobilísticas sul-americanas. A volta à Stock Car tem o objetivo de reforçar a nossa presença nas competições do continente, além de contribuir para incrementar a performance das equipes e o espetáculo para o público.”
“Estamos muito felizes em retomar a parceria de tantos anos com a Pirelli, principalmente agora que a empresa atravessa excelente momento na Fórmula 1. Em 2013, os pneus para a Stock Car serão produzidos na fábrica da Turquia, que possui tecnologia de última geração. Tenho certeza de que, como aconteceu em boa parte da existência da Stock Car, a parceria será vitoriosa``, diz Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar.
Fotos: Carlos Pandolfe
Fonte: FSB Comunicações
Edson Gushiken
Patrícia Santilli
Nenhum comentário:
Postar um comentário