FIA GT: Xandinho Negrão chega em segundo na Romênia
Brasileiro consolida vice-liderança no campeonato
Em parceria com o português Miguel Ramos, o brasileiro Xandinho Negrão (Medley) terminou em segundo lugar a sétima etapa do FIA GT, uma das principais séries internacionais de turismo. A prova, disputada neste domingo no circuito urbano de Bucareste (Romênia), foi conquistada pelos suíços Marcel Fassler e Jean-Deniz Deletraz, que souberam aproveitar a pole garantida pela vitória da véspera na abertura da rodada dupla.
Xandinho comemorou mais uma ótima corrida, o terceiro pódio da temporada e a consolidação da vice-liderança do campeonato. Quarto no grid, na largada ele tomou a terceira posição do outro Maserati MC12 GT1 da Equipe Vitaphone conduzido pelo italiano Andrea Bertolini e partiu no encalço dos Corvette Z06 que ocupavam a primeira fila. “Deu para fazer o que era possível: tentar sair bem e aproveitar algum problema com os pilotos da frente. E foi o que acabou acontecendo”, explicou.
Durante seu turno, Xandinho andou praticamente colado no holandês Mike Hezemans. Já próximo do pit stop, para reabastecimento e troca de pneus e pilotos, a distância aumentou um pouco. “O câmbio começou a ficar duro de reduzir. Mesmo assim, mantive o ritmo. O rendimento do Corvette é que melhorou bastante”, comentou o campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2004, que entregou o cockpit a Ramos com 19 segundos de vantagem sobre o quarto colocado.
Pouco depois de assumir o volante do Corvette, no entanto, o italiano Fabrizio Gollin acertou o muro e abandonou, abrindo caminho para os dois Maserati rumarem na direção do pódio. Nas últimas voltas, o alemão Michael Bartels conseguiu se aproximar perigosamente de Ramos. “Ele disse que a quinta marcha deixou de entrar, mas felizmente conseguiu levar o carro assim mesmo”, disse Xandinho.
A rodada dupla da Romênia foi a única nesse formato no calendário. Por isso, os pontos foram divididos por dois. Dessa forma, Xandinho e Ramos foram embora de Bucareste com mais 6,5 pontos. “Tem sido um bom ano. Faltam quatro provas e ainda temos condições de descontar essa diferença para os outros pilotos da Maserati”, avisou.
O resultado da 7ª etapa:
1 – Marcel Fassler-Jean Deniz Deletraz (Corvette Z06), 46 voltas em 1h00min56s962
2 – Xandinho Negrão-Miguel Ramos (Maserati MC12), a 9s964
3 – Andrea Bertolini-Michael Bartels (Maserati MC12), a 13s896
4 – Anthony Kumpen-Bert Longin (Saleen S7), a 24s321
5 – Phillip Peter-Allam Simonsen (Aston Martin DB9), a 33s792
6 – Xavier Maassen-Christophe Bouchut (Corvette Z06), a 38s684
7 – Peter Cox-Roman Rusinov (Lamborghini Murciélago), a 1min18s014
8 – Robbie Bell-Andrew Kirkaldy (Ferrari F430), a uma volta
9 – Toni Vilander-Gianmaria Bruni (Ferrari F430), a uma volta
10 – Richard Westbrook-Emmanuel Collard (Porsche 911 GT3), a uma volta
A nova classificação: 1, Bertolini-Bartels, 50 pontos; 2, Xandinho-Ramos, 37,5; 3, Hezemans-Gollin, 34; 4, Deletraz-Fassler, 30,5; 5, Peter-Simonsen, 30; 6, Bouchut-Maassen, 26,5.
Próxima etapa: Brno (República Tcheca), 14 de setembro.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Nenhum comentário:
Postar um comentário