Stock Car: equipes escondem segredos pelo prêmio milionário
Estratégias da corrida do milhão de dólares são guardadas a sete chaves
RIO DE JANEIRO – Nunca na longa história de 30 anos da Stock Car uma corrida mereceu tantos cuidados por parte das equipes como a que despejará na conta bancária do vencedor deste domingo em Jacarepaguá a astronômica bolada de aproximadamente um milhão e setecentos mil reais – US$ 1 milhão. Cereja no bolo do calendário, a sétima etapa - penúltima da fase classificatória aos playoffs decisivos - terá formato especial e diferenciado, que inclui o aumento da duração de 50 minutos para uma hora e quinze, duas paradas obrigatórias para reabastecimento de 20 litros e a possibilidade de troca de pneus na segunda. “Temos nossos segredos. Quem quiser conhecê-los que espere mais um pouco”, desconversa Thiago Meneghel, engenheiro do líder Ricardo Maurício.
E é exatamente na troca de pneus que reside o maior sigilo nos bastidores da categoria. Ninguém – engenheiros, pilotos ou mecânicos – revela os detalhes dos treinamentos realizados para reduzir ao máximo a perda de tempo na troca dos pneus a partir do 50º minuto da prova, quando os compostos importados produzidos pela Goodyear devem estar próximos do limite de rendimento e durabilidade. O piloto Felipe Giaffone, que conduziu os testes de resistência no abrasivo asfalto carioca há cerca de dois meses, mostra-se cético quanto às chances de quem apostar num único jogo. “Quando testei, os pneus acabaram praticamente na lona”, atesta.
A própria Goodyear enviou comunicado às equipes recomendando a troca dos pneus, mas os rumores nos boxes sugerem que alguns pilotos poderão ignorá-la. Ou que, dentro da mesma equipe, estratégias diferentes poderão determinar a parada de apenas um piloto. Na verdade, a principal dúvida é sobre o “custo-benefício” de cada estratégia, ainda que todos apostem numa sensível perda de performance dos pneus perto da segunda janela de reabastecimento. Afinal, depois da troca deverão restar em torno de apenas 10 voltas, e não há consenso se elas serão suficientes para descontar o tempo de desaceleração, parada e saída dos boxes e garantir a recuperação ou a melhoria de posição na pista.
O fato é que a Equipe Medley – subdivida nas estruturas comandas por Andreas Mattheis e Thiago Meneghel – mobilizou recursos financeiros, materiais e humanos para conquistar a sexta vitória do ano e a sétima desde o encerramento da temporada passada. “Pode ser que alguém consiga fazer um pit stop tão rápido quanto o nosso. Mais rápido, sinceramente, não acredito”, desafia Meneghel. A equipe está levando a corrida tão a sério que os oito mecânicos encarregados da troca de pneus – quatro em cada boxe – foram escolhidos depois de um rigoroso processo interno envolvendo mais de 40 profissionais. Outros quatro estarão na reserva, prontos para qualquer eventualidade. Durante todo esse período, os treinamentos foram diários e cada um dos aprovados já realizou mais de 300 trocas.
Nesta sexta-feira, as equipes poderão aproveitar as duas sessões de ensaios livres de 90 minutos – das 10h35 às 12h05 e das 15h05 às 16h35, ambas com limite de 28 voltas por carro – para exercitar a troca dos pneus. Independentemente da premiação milionária e inédita, a corrida tem grande importância para a classificação do campeonato. Se Ricardo Maurício, com 113 pontos, seu companheiro Marcos Gomes (110), Thiago Camilo (71) e o bicampeão Cacá Bueno (69) estão matematicamente garantidos, a briga pelas outras seis vagas continua aberta, mas poderá assegurar novos nomes neste fim de semana. Entre eles, Valdeno Brito, também da Medley e 7º colocado com 36 pontos. Embora a “nota de corte” dos dois primeiros anos de existência dos playoffs tenha ficado em torno dos 45, o paraibano e único nordestino da categoria conta com um pouco mais. “Só vou me sentir confortável com 50 pontos. Ganhando a prova, resolvo esse problema de vez”, brinca Valdeno, cujo 2º lugar em Santa Cruz do Sul foi o ponto alto do campeonato até agora.
foto: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Nenhum comentário:
Postar um comentário