O New Fiesta, sucesso global da Ford, está provando ser a base ideal para carros de rali, com capacidade de levar pilotos talentosos aos degraus mais altos do esporte. Um exemplo é o New Fiesta RS World Rally Car, representante oficial da Ford no Campeonato Mundial de Rali. Com tração nas quatro rodas, ele é pilotado por Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala e foi desenvolvido pela M-Sport, parceira britânica de longa data da Ford, com suporte da Ford Europa.
Exibido no estande da Ford no Salão de Frankfurt, o New Fiesta WRC é equipado com motor 1.6 com turbo e injeção direta, baseado na avançada tecnologia EcoBoost que equipa a linha atual de veículos Ford.
Conhecido como uma das competições mais difíceis para carros baseados em modelos de produção, o Campeonato Mundial de Rali submete os competidores às condições mais adversas, desde as estradas geladas da Suécia até o calor escaldante da Grécia.
Um degrau abaixo do New Fiesta RS WRC, na hierarquia da Ford, está o New Fiesta Regional Rally Car. Ele compartilha o mesmo DNA global de performance do seu irmão, mas é equipado com um restritor de motor diferente e modificações aerodinâmicas para atender às regulamentações técnicas de outras categorias, como o Campeonato Europeu de Rali.
O carro é construído para atender os regulamentos regionais da FIA, oferecendo versatilidade para competir tanto em ralis nacionais como no mundial. Para essa conversão, que pode ser feita em apenas seis horas, é disponibilizado um kit especial de peças.
Situado no meio da escala está o Fiesta S2000, a partir do qual o New Fiesta RS WRC foi desenvolvido originalmente. Depois de vencer o famoso Rali de Monte Carlo em sua estreia em 2010, o S2000 tornou-se um dos líderes do S-WRC da FIA, uma categoria de apoio do mundial.
Ocupando a quarta fileira está o Fiesta R2, que forma a base da WRC Academy da FIA, novo programa de treinamento apoiado pela Ford para jovens pilotos. Com motor 1.6, o R2 também é o veículo oficial do Fiesta Sporting Trophy, categoria nacional promovida em oito países.
Na base está o Fiesta MS1, projetado para ser um carro de rali de entrada, que dá oportunidade a novos pilotos. Ele é baseado no Fiesta 1.6 Zetec S e oferece aos competidores a opção de fazer um "upgrade", passo a passo, partindo do MS1 até um R2, de acordo com os recursos disponíveis.
Fonte: Ford
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