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sexta-feira, julho 26, 2013

Motor de três cilindros 1.0 EA211 é o mais moderno fabricado pela Volkswagen


  • Bloco e cabeçote de alumínio ajudam a reduzir o peso do motor em 24 kg
  • Motor é o primeiro 1.0l flexível a dispensar o tanque auxiliar para partida
O novo motor de três cilindros da família EA211 é o mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção, quanto aos recursos de que dispõe. O motor é produzido em São Carlos, no interior de São Paulo .

O motor – cujo nome completo é EA211 1.0l R3, em que o “R” identifica o termo alemão “Reihe”, “linha” em português – é um projeto global e foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e menor consumo de combustível. Ele fez sua estreia no Fox BlueMotion 2014, que acaba de chegar ao mercado.


Com 999 cm³ de cilindrada, o motor EA211 1.0l é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW), à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol) e ocorre a partir de 3.000 rpm, mantendo-se por longa faixa de rotações.

Peso reduzido e eficiência térmica

A primeira vantagem do motor EA211 1.0l, o menor peso, foi obtida com a adoção de bloco e cabeçote de alumínio. Além dos materiais utilizados em sua construção, colaboram para o menor peso a configuração com três cilindros, o que reduz o número de componentes – biela, pistão e mancais – e árvore de manivelas (virabrequim) menor. Comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, o novo EA211 é 24 kg mais leve.

Essa configuração gera outros benefícios, como maior eficiência térmica quando comparado a um motor de quatro cilindros de mesma cilindrada, graças à menor perda de calor. Os cilindros têm maior diâmetro (são 74,5 mm, com 76,4 mm de curso), o que permite melhor enchimento da câmara de combustão.


Partida a frio sem tanque auxiliar

Outra EA211 1.0l é o primeiro motor flexível do País nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. O etanol é aquecido em câmaras ao lado das válvulas injetoras e opera com temperatura ambiente abaixo de 17,5°C e se o teor de etanol na mistura for alto. Evolução do sistema introduzido no Brasil de forma pioneira pela Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema aplicado no motor que equipa o Fox 1.0l BlueMotion utiliza galeria de injeção feita de material polimérico, que aprimora a eficiência do conjunto.

Fonte: Volkswagen

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