COMPRE AGORA

sexta-feira, outubro 28, 2005

MERCADO: FIAT STILO GANHA TECNOLOGIA FLEX.



FIAT STILO GANHA TECNOLOGIA FLEX

Desde o seu lançamento o Fiat Stilo está sempre trazendo inovações para o seu segmento. Agora ele entra também na era da tecnologia dos motores bicombustível. O Fiat Stilo Flex chega ao mercado equipado com o novo propulsor 1.8 flexível, que oferece excelente dirigibilidade, mais torque e economia de combustível. Além de ganhar o novo motor, que roda tanto a álcool como a gasolina, o Stilo Flex conta com a completa lista de equipamentos do modelo, alguns ainda inéditos em sua categoria, e que proporcionam aos ocupantes muito conforto, praticidade e segurança. Com mais essa novidade, o Fiat Stilo torna-se ainda mais competitivo no segmento dos hatches médios.

O Fiat Stilo Flex traz sob o seu capô o novo motor 1.8 que ganhou, além da tecnologia bicombustível, mais potência e um generoso torque em baixas rotações. Ele gera 112 cv a gasolina (um ganho de 9 cv, já que o motor anterior 1.8 a gasolina tinha 103 cv) e 114 cv a álcool, com potência máxima atingida a 5.500 rpm. Tal característica lhe confere excelente performance: velocidade máxima de 188 km/h a gasolina e 190 km/h a álcool; e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos (gasolina) e 10,7 s (álcool). E os 17,8 kgm de torque máximo disponível já em 2.800 rpm rodando somente com gasolina e 18,5 kgm utilizando álcool, proporcionam ao Stilo Flex maior fôlego em subidas e retomadas de velocidade ainda mais ágeis.

Na cidade, o Fiat Stilo Flex roda 12,0 quilômetros com um litro de gasolina, e 8,2 km com um litro de álcool. Na estrada, faz 16,3 km por litro de gasolina e 11,2 km por litro de álcool.

O novo motor 1.8 Flex do Fiat Stilo conta também com o sistema eletrônico de aceleração Drive By Wire, que substitui o cabo do acelerador — uma central eletrônica controla a abertura da borboleta, que se dá de forma progressiva, evitando os trancos na aceleração comuns em retomadas e desacelerações bruscas. Melhor dirigibilidade, menor emissão de poluentes, economia de combustível e menos manutenção são os ganhos do sistema Drive By Wire para o consumidor.

E mais: diversas novidades o tornam ainda mais moderno, assegurando sempre máxima dirigibilidade, economia, performance e limpeza. São elas:
§ Coletor de admissão. Com novo design, agora é feito de plástico em vez de alumínio, ficando 1.8 kg mais leve. O coletor integra sensores de temperatura e pressão de ar, eletroválvula cânister, injetores, corpo da borboleta Drive by Wire e sistema de partida a frio. Entre as vantagens do novo componente, além de ficar mais leve, a perda de carga foi diminuída em função da baixa rugosidade do plástico na superfície interna do coletor, o que eleva o rendimento volumétrico, e o comprimento dos dutos de admissão foi otimizado para privilegiar o torque.
§ Cabeçote. Tem nova geometria da câmara de combustão.
§ Comando de válvulas tipo roller finger light. O novo comando emprega um balancim roletado para acionar as válvulas. O contato entre o eixo-comando e o balancim é feito por meio de um rolamento, reduzindo o atrito direto entre os dois componentes. Os principais benefícios desse sistema são a redução do atrito total do motor, com diminuição do ruído gerado por ele, e também da energia necessária para mover o trem de válvulas, com melhoria de performance e consumo.
§ Eixo-comando de válvulas. Foi alterado para adequar-se ao novo sistema de acionamento das válvulas, para melhoria de performance em altas rotações e também visando um incremento do desempenho em baixas rotações e maior regularidade da marcha lenta.
§ Virabrequim. Sua inércia foi otimizada e as massas dele, das bielas e dos pistões foram equalizadas, resultando em diminuição dos níveis de ruído e de vibrações. Além disso, o processo de fabricação do componente sofreu alterações, tornando-se ainda mais preciso e exigindo menos correções no balanceamento.

Podemos destacar também no novo motor 1.8 Flex os componentes abaixo:
§ Biela fraturada de aço forjado. Resulta em um perfeito alinhamento e centragem da capa ao corpo da biela, trazendo circularidade e otimizando a distribuição de folgas para o mancal móvel. Como as bronzinas de bielas trabalham em condições ideais, sua durabilidade aumenta. O conjunto também gera menos ruídos e vibrações.
§ Coletor de descarga close-coupled fabricado de tubos de aço. O comprimento e o diâmetro dos condutos foram dimensionados para privilegiar o desempenho do novo motor. E a menor rugosidade da superfície interna diminui a perda de carga, melhorando o rendimento volumétrico. Como o catalisador localiza-se próximo do motor, este demora menos tempo para aquecer, ajudando a reduzir os níveis de emissões de gases poluentes. Ele já cumpre a quarta fase do Proconve, que entrará em vigor para 100% da produção somente em 2007.
§ Cárter estrutural de alumínio. Ele une o bloco do motor ao câmbio, aumentando a resistência do motopropulsor à deformação causada pelo funcionamento dos componentes. Esta ligação extra entre os dois torna o conjunto mais rígido, reduzindo os níveis de ruído e vibrações gerados por ele.
§ Sistema de gerenciamento eletrônico da injeção multipoint digital semi-seqüencial. Utiliza central híbrida de última geração com maior capacidade de memória. A injeção gerencia o uso dos dois combustíveis e as misturas entre eles, fazendo com que o motor responda sempre com máxima eficiência.

Um automóvel muito bem equipado e com conteúdos exclusivos
O Fiat Stilo Flex chega ao mercado com uma vasta lista de equipamentos de série, oferecendo assim muito conforto, segurança e prazer ao dirigir. Entre os itens, ar condicionado, computador de bordo, banco traseiro bi-partido, três apoios de cabeça traseiros e duplo porta-luvas, sendo o superior refrigerado. Ainda como equipamentos de série:
· Sistema de direção elétrica Dual Drive com o Modo City, que torna a direção 50% mais leve – função exclusiva do Fiat Stilo dentre os carros de seu segmento;
· My Car Fiat, que possibilita personalizar funções do Stilo acionando apenas três teclas. Entre elas: alerta de limite de velocidade e travamento automático das portas acima de 30 km/h.
· Check Control, sistema de sinalização de avarias como, portas abertas, luzes queimadas ou qualquer problema que o veículo apresente em seus sistema eletroeletrônico;
· Volante com regulagem de altura e profundidade;
· Banco do motorista com regulagem de altura;
· Espelhos retrovisores elétricos, vidros dianteiros elétricos com anti-esmagamento e trava elétrica nas portas;
· Super lock, um dispositivo que permite fechar ou abrir simultaneamente todas as portas, vidros e teto solar.

A lista de opcionais também conta com vários conteúdos, alguns ainda exclusivos em nosso mercado. Isso significa mais conforto, tecnologia e segurança. Confira abaixo alguns equipamentos opcionais do Fiat Stilo Flex:

· Ar condicionado Dual Temp, tecnologia que acaba de entrar como item opcional nesta versão 1.8 8V, e não consta na lista de seus concorrentes diretos, permite regular diferentes temperaturas para o lado esquerdo e direito do carro;
· Bancos dianteiros com regulagem elétrica e memória para o do motorista, bancos revestidos em couro e subwoofer também são novidades na lista de opcionais desta versão;
· Kit Connect, um sistema de viva-voz para telefone celular de última geração com a tecnologia Bluetooth®, que inclui também roda em liga- leve 16”, cruise control, CD player com MP3 e aparelho de celular Nokia – o Fiat Stilo foi o primeiro carro nacional a oferecer de fábrica esta tecnologia e ainda continua o único em seu segmento;
· Teto solar elétrico Sky Window com cinco lâminas de vidro – o único carro que possui esse sistema no mercado;
· CD Player com sistema RDS e MP3;
· Cruise Control, que mantém automaticamente a velocidade do carro definida pelo condutor;
· Sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento, mais espelho retrovisor eletrocrômico;
· NGI (Next Generation Interior) – conceito de interior em que os bancos traseiros deslizam para frente e para trás, reclinando e rebatendo independentemente, além disso, o banco dianteiro é rebatível e traz gaveta e também uma mesinha tipo avião;
· E mais: duplo airbag, controle de tração e ABS.

O Fiat Stilo também oferece muitos benefícios no pós- vendas, como: seguro muito competitivo, baixo custo de peças de reposição e um pacote completo de assistência 24h. Além disso, possui a avançada tecnologia de diagnose remota, o que significa que o carro em Porto Alegre ou em Fortaleza pode ser diagnosticado, diretamente da fábrica em Betim, via concessionária, pela Internet.

Nenhum comentário: