COMPRE AGORA

quarta-feira, dezembro 14, 2005

24 HORAS DE LE MANS: AUDI APRESENTA EM PARIS O PRIMEIRO CARRO COM MOTOR DIESEL PARA CORRER EM LE MANS.





Equipado com motor bi-turbo TDI de 12 cilindros em V, o Audi
R10 chega para substituir o consagrado R8, vencedor de cinco 24 Horas de
Le Mans e de 61 das 77 provas disputadas de longa duração

A Audi apresentou nesta terça-feira, dia 13, em Paris, o
projeto mais ousado da sua divisão esportiva (Audi AG): o modelo de
competição R10. O protótipo é o primeiro impulsionado por um motor a
diesel de 5,5 litros, todo de alumínio, com tecnologia TDI V12 e mais de
650 cavalos de potência. O novo carro é a principal aposta da montadora
alemã para brigar pelas primeiras posições na tradicional 24 Horas de Le
Mans e outras corridas de resistência. Extremamente silencioso e
econômico, o R10 chega para ser o sucessor do bem-sucedido R8, vencedor de
61 das 77 provas disputadas até este ano.
Com o R10, a Audi mergulha em um território ainda pouco
conhecido, que é o do motor a diesel. "O novo protótipo vai ajudar os técnicos da Audi a extrair o máximo de informação da nova tecnologia TDI",
comentou Martin Winterkorn, um dos presidentes da Audi AG. Segundo
Winterkorn, a Audi já entrega hoje em dia um motor a diesel a cada
segundo. "Com o investimento desse projeto, temos a expectativa de que a
porcentagem de motores a diesel em nossos carros seja ainda maior no
futuro".
Comparado com o R8, o R10 traz mudanças radicais no chassi.
Além disso, tem rodas mais longas que as do seu antecessor. Os pneus
dianteiros são, pelo menos até agora, únicos para um protótipo de Le Mans.
Novas tecnologias também foram implantadas durante o desenvolvimento do
chassi de fibra de carbono. Chassi, motor e caixa de engrenagem têm formas
rígidas. "O projeto R10 é o maior desafio já enfrentado pela Audi Sport",
comentou o presidente da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "A
tecnologia TDI ainda não chegou ao seu limite, ou seja, temos muito a
explorar. Mas somos o primeiro a enfrentar esse desafio", acrescentou. O
novo R10 V12, equipado com dois motores diesel, é suave e silencioso, o
que significa um tremendo avanço no desenvolvimento dos motores a diesel.
Em novembro, o novo R10 completou a primeira bateria de
testes de um extenso programa, que incluirá a participação nas 12 Horas de
Sebring, nos Estados Unidos, dia 18 de março do ano que vem. Em junho, o
protótipo fará sua estréia nas 24 Horas de Le Mans (dias 17 e 18 de
junho).

Charles Marzanasco Filho, MTb 12 079
Gerente de Imprensa Audi Brasil.

Nenhum comentário: