COMPRE AGORA
sexta-feira, dezembro 09, 2005
FÓRMULA RENAULT: CAMPEONATO SERÁ DECIDIDO PELA TERCEIRA VEZ EM SÃO PAULO.
Das quatro temporadas já realizadas pela Fórmula Renault, somente a de 2003 não teve seu campeão coroado em Interlagos
O fato do autódromo de Curitiba ter recebido o primeiro treino coletivo e a primeira corrida da Fórmula Renault no Brasil, e a presença de uma planta da montadora francesa em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, fazem com que a cidade tenha uma identificação natural com a categoria-escola de maior sucesso no automobilismo brasileiro nos últimos anos. Mas, além dos paranaenses, os paulistas também possuem forte ligação com Fórmula Renault, já que, desde 2002, três dos quatro campeonatos realizados – incluindo o deste ano – foram ou serão decididos no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Sérgio Jimenez venceu a temporada de estréia com um terceiro lugar em São Paulo. No ano seguinte, Allam Khodair levantou a taça na etapa de Florianópolis e foi o único a confirmar o título fora de Interlagos. Em 2004, Daniel Serra foi campeão correndo em casa, mas meses depois o título acabou nas mãos de Alexandre Foizer, que recuperou na justiça desportiva os ponto perdidos na etapa de Vitória e superou o adversário. Neste fim de semana, a competição chega ao circuito paulista com Nelson Merlo (Bassani Racing) a um passo título, já que ele precisa marcar apenas cinco pontos (dos 64 que estão em jogo) para liquidar a fatura.
"É interessante como, em cada uma das pistas por onde passamos, há uma ligação diferente com a Fórmula Renault. A categoria é muito querida em todo o país, e prova disso é o bom público que acompanha as provas, principalmente nas etapas de rua", falou o baiano radicado em Brasília, Luiz Razia (Dragão Motorsport), o mais jovem entre os pilotos que competem na categoria.
Razia acredita que a etapa de São Paulo seja favorável a sua equipe, mas para brigar pela vitória reivindica um motor mais potente do que o usado nos treinos coletivos da semana passada. Na ocasião, ele teve um propulsor quebrado pela manhã, e o reserva usado no treino da tarde não rendeu o esperado. "Meus tempos pioraram mais de um segundo e meio por volta. Minha velocidade final caiu 14 quilômetros por hora, o que é muito em qualquer pista. Em Interlagos, então, com todas essas subidas, nada pode ser pior do que não ter um motor potente", acrescentou.
Aos 16 anos de idade, Razia é também o único piloto a competir simultaneamente na Fórmula Renault e na Fórmula 3 Sul-Americana. Na categoria continental, ele soma uma vitória e três pódios e, depois do ótimo treino realizado em Brasília há duas semanas – quando quebrou o recorde extra-oficial do circuito – sua confiança em um bom resultado aumentou consideravelmente. "Como não estou disputando o título, meu único objetivo será mesmo a vitória. Não precisarei fazer uma prova estratégica, pensando apenas em pontuar, então vou para cima para terminar bem o ano", finalizou.
Confira a programação da Fórmula Renault brasileira em Interlagos:
Sexta-feira, 9 de dezembro:
09h45 – 10h30: 1º Treino Livre
12h30 – 13h15: 2º Treino Livre
16h00 – 16h30: Classificação 13ª etapa
Sábado, 10 de dezembro:
10h30 – 11h00: Classificação 14ª etapa
15h53: Corrida 13ª etapa
Domingo, 11 de dezembro:
08h45 – 09h00: Warm Up
13h00: Corrida 14ª etapa
Inova Comunicação – Rafael Durante
Foto: Fernanda Freixosa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário