COMPRE AGORA
domingo, março 26, 2006
FORMULA 3 SUL-AMERICANA: RAZIA FAZ PROVA FANTÁSTICA E VENCE NA ABERTURA DA TEMPORADA
Piloto baiano chegou a ocupar a nona posição e recuperou a liderança quando restavam apenas quatro voltas para a bandeirada
Pinhais (PR) – Na melhor corrida de sua carreira no automobilismo, o piloto baiano radicado em Brasília, Luiz Razia (Dragão Motorsport), venceu a dramática etapa de abertura do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, realizada na chuvosa manhã deste domingo no Autódromo Internacional de Pinhais, na Grande Curitiba. A prova teve alto grau de dificuldade em virtude da chuva, que começou a cair na terceira volta, e foi marcada por diversas rodadas e acidentes.
Depois de cair da liderança para a nona posição na terceira passagem, Razia completou uma prova de recuperação e voltou à ponta quando restavam quatro voltas para o fim. "Quando começou a chover escapei na saída do "S de Baixa" e, por sorte, não bati. Perdi muitas posições, mas, com a entrada do safety car, consegui encostar no pelotão. Nesse momento minha equipe tomou a decisão acertada de colocar pneus de chuva e consegui voltar para a ponta quando restavam quatro voltas para o final", declarou o piloto.
Razia, Mario Moraes e Clemente Faria Jr. foram os únicos que optaram por fazer o pit stop e a decisão se mostrou acertada. "Conseguimos vencer uma corrida que estava praticamente perdida e ter optado por colocar pneus de chuva foi a decisão mais correta que tomamos hoje", reforçou Luiz Trinci, o Dragão, chefe da equipe paulista. Moraes terminou em segundo e Clemente aquaplanou na reta dos boxes quando restavam duas voltas para o final, provocando uma bandeira vermelha que antecipou o fim da corrida.
A primeira corrida da Fórmula 3 Sul-Americana neste domingo foi dramática para Luiz Razia desde a tomada oficial de tempos. Mesmo fazendo o melhor tempo no treino classificatório, ele foi penalizado e largou em segundo após perder sua melhor volta. "Fizemos um trabalho muito consistente nesta etapa, um verdadeiro trabalho de equipe", enfatizou Luiz Razia.
A primeira etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 confirmou a importância da categoria na preparação dos pilotos para os campeonatos europeus não só pelo nível técnico das equipes e os competidores, mas também pelas condições climáticas de algumas provas do calendário. O frio e a garoa deste domingo em Curitiba lembraram o clima inglês, onde é disputado o campeonato de maior prestígio da categoria em todo o mundo. "Essa corrida valeu pelo ano todo em termos de aprendizado. Foi uma prova muito difícil, talvez a mais difícil de que eu já tenha participado até hoje, e estou feliz demais por ter vencido", finalizou Razia.
A primeira etapa do campeonato sul-americano, que estava marcada para a tarde de ontem (sábado) foi transferida para hoje em virtude da forte chuva que caiu na região de Curitiba no dia anterior. O mau tempo já havia tumultuado a corrida da Fórmula Renault e o treino de classificação da Copa Clio, o que motivou a direção de prova a transferir a etapa para hoje. O resultado completo da prova de abertura da Fórmula 3 Sul-Americana é o seguinte:
1º) Luiz Razia (Bra), 19 voltas em 29:56.778 (média de 140.66 km/h)
2º) Mario Moraes (Bra), a 14.387
3º) Lucilio Baumer (Bra), a 19.688
4º) Clemente Faria Jr (Bra), a 33.410
5º) Fabio Beretta (Bra), a 35.260
6º) Fábio Casagrande (Bra), a 41.026
7º) Pedro Nunes (Bra), a 1 volta
8º) Diego Nunes (Bra), a 4 voltas
9º) Bia Figueiredo (Bra), a 4 voltas
10º) Lu Boesel (Bra), a 8 voltas
11º) Nelson Merlo (Bra), a 13 voltas
12º) Enzo Morrone (Bra), a 18 voltas
Melhor Volta: Luiz Razia, 1:26.478
Fonte: Cronomap Timing (www.cronomap.com.br)
Inova Comunicação – Rafael Durante
Fotos:Fernanda Freixosa
Fotos: Fernanda Freixosa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário