Superesportivo da marca alemã é derivado do protótipo "Le Mans quattro", que foi mostrado no Salão de Frankfurt, de 2003
Lançamento oficial do Audi R8 acontece na próxima quarta-feira (27/9), às 20 horas, em evento especial de avant-première no Arco de La Défense – Esplanade Charles de Gaulle, em Paris. Na noite que antecede a apresentação oficial do Paris Motor Show para a imprensa mundial
Alta performance e genes de campeão: o novo R8 fabricado pela Audi na unidade da montadora de Neckarsulm, na Alemanha, é um dos destaques do Paris Motor Show, aberto ao público de 30 de setembro a 15 de outubro. O veículo que começa a ser produzido em série e deverá ser lançado no mercado no segundo trimestre de 2007, foi apresentado há três anos no Salão do Automóvel de Frankfurt, como o protótipo "Le Mans quattro", derivado e homenageando o modelo de competição R8, que já venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans.
Para apresentar esta maravilha sobre rodas, a Audi promete um evento inesquecível: fará o lançamento oficial do modelo no Arco de La Défense, o moderno Arco do Triunfo da capital parisiense. A festa acontecerá no dia 27 de setembro, às 20 horas, noite que antecede a abertura do Paris Motor Show para a imprensa.
O Audi Le Mans quattro é um dos carros mais velozes do mundo: concebido nas pistas de corrida, o protótipo da Audi acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e precisa de 10,8 segundos para chegar a 200 km/h. O Le Mans quattro é equipado com motor V10 biturbo de cinco litros e injeção direta de combustível FS1, que desenvolve 610 cv de potência a 6 800 rpm e se destaca também pelo torque de 750 Nm, obtido já a partir de 1.750 rpm, o que confere a ele excepcionais condições de dirigibilidade. Com esses números, o Le Mans quattro destrona esportivos como Ferrari, Porsche e Lamborghini, e também modelos da própria Audi que se notabilizaram pelo desempenho, como a atual perua RS4, que acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, e o sedan RS6 2004, que chegava a 100 km/h em 4,7 segundos.
Como uma obra de arte, o motor do Le Mans quattro, de localização central, pode ser admirado sem que se abra sua tampa. Até mesmo do habitáculo é possível sentir seu funcionamento. Naturalmente, em um modelo dessa natureza, está presente o sistema Audi de tração nas quatro rodas, fazendo com que a potência se distribua da melhor forma entre os eixos.
Desenvolvida num túnel de vento de última geração, a carroceria combina a estrutura de alumínio da Audi (ASF) com detalhes de fibra de carbono, o que resulta em mais rigidez e menor peso (1.530 kg) e, em conseqüência, o máximo de dinamismo na estrada.
Na carroceria do Le Mans quattro vem embutido um spoiler traseiro que sobe automaticamente quando a velocidade supera os 120 km/h. Além disso, para aumentar a estabilidade num circuito de curvas fechadas, por exemplo, o condutor pode manter o spoiler constantemente elevado, bastando para isso apertar um botão no volante.
Com 1,90 m de largura, 1,25 m de altura e apenas 4,37 m de comprimento, o perfil do Le Mans quattro remete essencialmente à esportividade, realçada pela pintura azul jateada. Sua poderosa traseira parece flexionar os músculos para o salto, como um atleta na linha de partida, enquanto a frente, assim como a generosa curva do teto, sugerem ter sido desenhadas com uma única linha de pincel. Lateralmente, atrás das portas, ficam as salientes tomadas de ar para a refrigeração do motor, dos freios e dos intercoolers.
O entre-eixos de 2,65 m acomoda um espaçoso cockpit e o motor V10 biturbo, instalado longitudinalmente. A grade trapezoidal na dianteira é uma das características marcantes do esportivo.
Os bancos esportivos vêm acompanhados de um sistema de cinto de segurança idêntico aos utilizados em carros de competição, com múltiplos pontos de fixação. Outro destaque é o painel de instrumentos, que mistura o design nostálgico do velocímetro e do conta-giros analógico com o revolucionário sistema MMI (Multi Midia Interface).
Amortecedores especiais, freios esportivos e a moderníssima tecnologia LED de iluminação de faróis e lanternas constituem outros fatores que realçam a beleza do Le Mans quattro.
A arquitetura do cockpit, voltada para as necessidades do motorista, impressiona pela ergonomia. A posição para dirigir é integrada ao espaço entre o painel de instrumentos com display gráfico e o console central. Contudo, o Audi Le Mans quattro oferece generoso espaço para ambos ocupantes – uma característica que o distingue de outros esportivos de alta performance. A impressão de perfeita funcionalidade e ergonomia é combinada com materiais de alta qualidade e acabamento.
O alumínio Audi Space Frame (ASF) forma a estrutura central deste modelo. Outras partes, como o revestimento por exemplo, usam um mix de alumínio e fibra de carbono – o que satisfaz a demanda por rigidez e baixo peso, simultaneamente.
O protótipo é equipado com motor 5.0 litros, V10, com injeção direta FSI, que gera 610 hp de potência a 6.800 rpm. O torque máximo de 750 Nm já está disponível em baixas rotações, 1.750 rpm, e mantém-se até 5.800 rpm. A caixa de câmbio sequencial de seis velocidades permite que o motorista utiliza toda esta potência em doses apropriadas. Outro destaque do esportivo é a tração quattro, permanente nas quatro rodas, com distribuição variável de força – baseada na relação 40:60 para os eixos dianteiro e traseiro.
Suspensão dupla é usada na dianteira e traseira. Uma suspensão mais firme pode ser escolhida para garantir melhor dirigibilidade. Já o inovador sistema Audi de amortedores com partículas magnéticas confere maior nível de conforto ao rodar. Com todas estas características, o Audi Le Mans é a síntese perfeita entre alta tecnologia de um motor superesportivo e um design apaixonante. Com características muito próximas do Le Mans quattro, o novo Audi R8 promete encantar os apaixonados por automóveis mais esportivos.
Charles Marzanasco Filho, Mtb 12 079
Audi Brasil Distribuidora de Veículos Ltda
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