Veículo de alta performance da marca alemã é derivado do protótipo "Le Mans
Quattro"; festa no Arco de La Defense marca apresentação oficial do modelo,
com muita tecnologia,,luxo e pilotos recordistas.
Uma apresentação de tirar o fôlego marcou o lançamento mundial do novo
R8, o superesportivo da marca alemã Audi, em Paris, capital francesa, na
noite do dia 27 de setembro. Em um evento para 450 jornalistas de todo
mundo, o modelo da marca dos quatro anéis teve uma apresentação que misturou realidade virtual e mundo real. Um filme projetado em um telão no Arco de La
Defense, em Paris, mostrou o carro sendo guiado pelo piloto veterano de
Fórmula 1 e sete vezes campeão da corrida 24 Horas de Le Mans, o belga
Jackie Ickx, do circuito de Le Mans até o local da apresentação, onde
apareceu de forma real. Outro modelo apresentado no evento foi o Audi de
corrida R10, um campeão das pistas que chegou pilotado pelo recordista de
vitórias em Le Mans, o piloto da equipe Audi, Tom Kristensen, oito vezes
vencedor da tradicional prova do automobilismo.
Alta performance e genes de campeão: o novo R8 fabricado na unidade da
montadora de Neckarsulm, na Alemanha, é um dos destaques do Paris Motor
Show, aberto ao público de 30 de setembro a 15 de outubro. O veículo que
começa a ser produzido em série, será vendido a partir da primeira metade de
2007, e foi apresentado há três anos no Salão do Automóvel de Frankfurt,
como o protótipo "Le Mans Quattro", derivado do modelo de competição R8, que
já venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans.
Equipado com motor V8 FSI, de 420 hp de potência, tração integral
permanente Quattro e carroceria em alumínio com tecnologia Audi Space Frame,
o modelo é uma máquina de performance e dinamismo. Como primeiro esportivo
da marca com motor central, o novo R8 combina a experiência vitoriosa das
pistas com um design inovador e a competência tecnológica da montadora.
Exterior
A primeira vista, o novo R8 mostra toda sua categoria. O novo
superesportivo tem uma traseira robusta e musculosa, que parece pronta a
partir em disparada, como um corredor na linha de largada. O posicionamento
do motor, atrás do cockpit, é típico dos veículos de competição. A posição
central do propulsor permite melhor distribuição de peso, com 44% na
dianteira e 56% na traseira.
O corpo do veículo oferece uma imagem extremamente compacta. A parte
frontal e a curva baixa do teto foram traçadas de maneira a formar uma única
linha arredondada, que identifica o design deste Audi. A lateral também tem
desenho único: uma linha que passa acima dos pára-lamas e a linha de cintura
conectam a frente, as laterais e a traseira. Por sua vez, estas linhas,
aliadas às entradas, proporcionam um desenho plástico e destacam as grandes
rodas.
O motor FSI V8, localizado antes do eixo traseiro, é uma verdadeira
escultura tecnológica e pode ser admirado através de uma grande abertura de
vidro na traseira ou mesmo de dentro do habitáculo. O modelo tem 1,90 m. de
largura e apenas 4,43 m. de comprimento e 1,25 m. de altura, proporções de
um verdadeiro esportivo. A distância entre-eixos de 2,65 m. oferece muito
espaço na cabine e para o motor localizado longitudinalmente atrás dos
assentos. Atrás das portas, entre os pára-lamas e o teto, há um direcionador
de ar de grande superfície, chamado "sideblade", que refrigera o motor V8.
A grade frontal trapezoidal, característica da Audi, tem à esquerda e
direita grandes entradas de ar adicionais. É a primeira vez que os quatro
aros da marca são colocados sobre o capô do motor, acima da grade. Os
faróis, com cobertura de cristal transparente, têm inovadora tecnologia LED.
O R8 é o primeiro automóvel fabricado em série que oferece, como opcional, a
possibilidade de equipar todas as funções dos faróis principais (luz alta,
baixa, diurna e dos piscas) com tecnologia LED. Estas três letras são a
abreviação de "light-emitting diodes" (diodos emissores de luz) e
representam uma tecnologia que oferece vantagens adicionais e vida útil
maior para os sistemas luminosos.
Já que requerem um espaço menor de montagem que os faróis
convencionais, as unidades LED permitem aos designers maior liberdade de
desenho. A natureza, por exemplo, serviu de inspiração para o
desenvolvimento dos faróis do R8. A unidade luminosa assemelha-se a um
pinheiro. E a forma dos refletores localizados no interior do farol para luz
alta foi inspirada no desenho arquitetônica da Ópera de Sydney. Em contraste
a elas, as luzes diurnas são bandas luminosas estreitas. Os faróis LED
estarão disponíveis como opcional no final de 2007.
A combinação de linhas côncavas e convexas acentua a silhueta da
traseira quando observamos o veículo de uma perspectiva lateral. A terceira
luz de freio ocupa quase toda a largura do teto e constitui o final do capô
transparente do motor. Outro destaque visual é um equipamento opcional que
ilumina indiretamente o compartimento com LEDs de cor branca, o que
possibilita visualizar coração deste esportivo mesmo no escuro.
Duas grandes aberturas difusoras no pára-choque traseiro mostram a
importância do desenho aerodinâmico do veículo. As quatro saídas de escape
redondas estão colocadas em pares, à direita e esquerda, e por cima das
aberturas difusoras.
Para auxiliar no controle da ação do vento, o R8 incorpora um spoiler
traseiro que emerge automaticamente. Este elemento contribui para manter o
veículo mais estável. Quando a velocidade do modelo diminui, o spoiler
traseiro é recolhido automaticamente para a carroceria.
Construída totalmente em alumínio, a carroceria do R8 é fabricada
segundo o método de construção Audi Space Frame (ASF), uma síntese perfeita
entre peso mínimo e máxima rigidez, que alcança uma excepcional relação
peso-potência de apenas 3,71 kg por hp.
Interior
A arquitetura do cockpit é totalmente voltada para o condutor. O painel
de instrumentos localizado acima do console central está ligeiramente
inclinado em direção ao piloto. Outra característica já típica dos
esportivos Audi é o volante com a parte inferior achatada, o que permite
acesso mais confortável ao esportivo.
A escolha dos materiais também determina a atmosfera funcional do
modelo. Os assentos são recobertos com uma combinação de couro e Alcantara
ou ainda há opção de usar somente couro. Como alternativa, o R8 pode também
vir equipado com bancos do tipo "concha", desenvolvidos especialmente para a
versão quattro GmbH. Ambos ocupantes desfrutam de uma sensação insuperável
de espaço, em um nível surpreendente para a categoria dos superesportivos.
Atrás dos bancos há espaço para grandes bolsas de viagem e até para duas
sacolas de golfe. O compartimento de bagagem na dianteira tem capacidade de
100 litros. Existe também a possibilidade personalizar o interior do carro,
com numerosos elementos e acabamentos diferenciados.
Motor
Extrema potência, máximo torque e um ronco fascinante são as
características básicas do motor que equipa o novoR8. Com oito cilindros e
420 hp de potência, a evolução da tecnologia FSI , a mesma que garantiu
numerosas vitórias ao carro de corrida R8, alcançou um ponto culminante no
novo superesportivo da marca.
Os números impressionam: a 7.800 rpm, o motor de 4,2 litros gera 420
hp.O torque máximo é de 430 Nm, disponível entre 4.500 e 6.000 rpm. Ao menos
90 por cento do torque máximo está disponível em uma ampla faixa de rotação,
entre 3.500 e 7.600 rpm. Com isto, o propulsor proporciona máxima aceleração
em quase todo tipo de situação ao volante. A performance do modelo também
impressiona: o R8 acelera de 0 a 100 km/hora em 4,6 segundos e tem
velocidade máxima de 301 km/hora.
O motor aposta no princípio das altas rotações, que podem chegar à
máxima de 8.250 rpm. As vantagens são a grande potência em marchas mais
altas, a suavidade e respostas rápidas em todas as situações. Vale ressaltar
também a agilidade e o som do motor, similar ao ronco dos veículos de
competição.
O sistema de lubrificação por cárter seco do Audi R8 - outra tecnologia
originária das pistas de corrida - permite a instalação do V8 em uma posição
mais baixa, o que garante um centro de gravidade também mais baixo e mais
dinâmica da condução.
Duas caixas de câmbio estão disponíveis: a manual de seis velocidades
ou, como opcional, o câmbio seqüencial Audi R tronic. Outra influência do
mundo das pistas é a troca de marchas através de paddles no volante.
Com a tecnologia "shift by wire" os tempos do câmbio são mais curtos e
há uma excelente relação peso-potência, ao mesmo tempo que se mantém
reduzido o tamanho da caixa de câmbio. O modo "Sport" garante maior prazer
de dirigir, com trocas mais rápidas. Adicionalmente, pode-se optar pelo modo
"Automatic".
Naturalmente, graças à grande potência, o modelo vem equipado com a
tração integral permanente quattro, que distribui a força motriz, entre os
eixos dianteiro e traseiro, através de embreagem viscosa. No Audi R8, o
sistema da tração quattro foi ajustado de acordo com a localização central
do motor.
Chassis
A suspensão conta com braços transversais duplos, tanto na traseira
quanto na dianteira, compostos em alumínio forjado. Na frente, eles são
triangulares. Na parte de trás, um braço triangular em cima e um braço
triangular embaixo com barra de direção se encarregam de proporcionar um
ótimo controle das rodas. Esta geometria é um requisito indispensável para
obter agilidade, precisão de direção e do comando do volante.
Adicionalmente, a direção hidraúlica se encarrega de oferecer ótimas
respostas ao motorista. Molas e amortecedores têm ajuste mais rígido para
melhor dinâmica de condução, oferecendo também um surpreendente nível de
conforto, principalmente quando se opta pelo sistema de amortecimento
adaptável "Audi Magnetic Ride". Isto se deve a uma tecnologia inovadora que
usa no lugar do óleo convencional para amortecedores, um fluido magnético
cuja viscosidade pode ser influenciada por um campo eletromagnético. Graças
a este efeito, pode se modificar, a qualquer momento e a uma velocidade
vertiginosa, as características de amortecimento, aplicando-se uma voltagem
no fluido.
O sistema "Audi Magnetic Ride" cria com isto uma força de amortecimento
para cada situação de condução e otimiza assim a comodidade e a dinâmica da
direção. A análise é feita por um computador em milésimos de segundo. O
piloto pode escolher entre dois programas de condução, caso deseje guiar de
maneira mais esportiva (com viscosidade inferior do fluido magnético) ou
dando mais ênfase ao conforto.
O Audi R8 vem equipado com rodas de 18 polegadas, de série, e com rodas
de 19 polegadas como opcional. Os pneus são 235/40 na frente e até 285/35 na
traseira, para "colar" o modelo ao solo.
Equipamentos
Os itens de série do Audi R8 já atendem aos consumidores mais
exigentes. O modelo vem equipado com faróis de xenon plus, lanternas
traseiras e luzes diurnas com tecnologia LED, rodas de alumínio de 18
polegadas, sistema de áudio com monitor de sete polegadas, alarme e interior
em couro e Alcântara, entre outros.
Como opcional destaque para o sistema de áudio Bang & Olufsen, que
oferece 465 watts de potência e 12 auto-falantes especialmente desenhados.
Um sistema de compensação dos ruídos, baseado em um microfone, ajusta o som
do carro até quando há mudança das condições da pista e da velocidade.
O "Acoustic Parking System", sistema que auxilia nas manobras de
estacionamento, disponibiliza uma câmera na traseira para facilitar as
manobras. O sistema de navegação, com monitor grande e colorido e teclado
MMI, combina facilidade e funcionalidade. São oferecidas também alternativas
para as rodas e pneus, que podem ser 235/35 na dianteira até 295/30 na
traseira. Para a carroceria, há opção de oito cores, do Branco Ibis até o
Preto Phantom com efeito perolizado.
O Audi R8 é fabricado em uma pequena linha de montagem recém inaugurada
na fábrica da Audi em Neckarsulm. A produção, desde a construção até a
montagem final, segue um estilo artesanal. Pequenas equipes de especialistas
controlam cada passo e a qualidade dos componentes. Deste modo, garantem que
cada veículo fabricado -são no máximo 15 por dia- tenha um alto nível para
satisfazer as exigências dos consumidores desta categoria de automóveis.
Charles Marzanasco Filho, Mtb 12 079
Imprensa Audi Brasil Distribuidora de Veículos Ltda
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