COMPRE AGORA

domingo, dezembro 09, 2007

* BRASILEIRO DE PICK-UP RACING MAIS FORTE EM 2008.

São Paulo - Uma categoria mais forte e competitiva em 2008. Assim será o Brasileiro de Pick Up na próxima temporada, com oito etapas previstas no período entre abril e dezembro. A Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Copa Nextel Stock Car, assumiu a organização e promoção da categoria em 2007 e reformulou a competição, que passará a adotar a mesma filosofia da principal categoria do automobilismo nacional, ou seja, a padronização dos carros, que traz como conseqüência um maior nível de competitividade. Em sua nova fase, a Pick Up Racing usará os mesmos chassis tubulares, motorização, câmbio e demais elementos mecânicos, ficando a emoção e a adrenalina voltada para a perícia dos pilotos que competirão na categoria assim reestruturada. Esta formula, já consagrada na Stock Car e também adotada em outras categorias do automobilismo internacional, permite a participação das montadoras, e evita os enormes custos em investimentos tecnológicos e desenvolvimento do carro que as mesmas teriam de realizar, além do que torna viável a participação das equipes.

Na sua próxima temporada, a Pick Up terá em seu grid 34 carros alinhados. As atuais equipes têm preferência para seguir no próximo ano e, a partir daí, serão abertas oportunidades para as equipes que ficarem de fora da Copa Nextel Stock Car e da Stock Car Light, por força do regulamento. Existe a possibilidade também de ingresso de novas equipes, desde que o número de vagas acima não tenha sido atingido.

Com o calendário de 2008 sendo elaborado, a Vicar pode antecipar que a Pick Up será, em alguns momentos um evento de apoio da Copa Nextel Stock Car, beneficiando-se da sua grande visibilidade, e em outros o evento principal, especialmente nas praças onde a Stock Car não corre hoje. Dessa forma, o calendário será uma mescla de várias categorias promovidas pela Vicar, ou seja, Copa Nextel Stock Car, a Stock Car Light que passa a se chamar Copa Vicar, a Pick-up Racing, além da Stock Junior. As corridas deverão ser televisionadas por uma Rede de TV aberta, cujas negociações estão sendo finalizadas, devendo ser brevemente anunciada.

Nesta nova fase, o projeto terá a participação de duas montadoras, que serão anunciadas em breve. Para a Vicar, a Pick-Up Racing será um excelente produto para a indústria automobilística e para todas as demais empresas ligadas ao segmento, além das empresas focadas em um mercado consumidor que se destaca pelo elevado poder aquisitivo e gostos muito específicos. É de conhecimento que o perfil do público apaixonado pelo segmento de Pick Up é muito diferente do consumidor dos automóveis de passeio, o que abre possibilidades comerciais e de marketing enormes para as empresas, que poderão adotar as mesmas mecânicas de marketing de relacionamento que já ocorre na Stock Car.

Com este projeto, a Vicar continua reafirmando o seu compromisso para com o automobilismo brasileiro, à medida que abre novas oportunidades de trabalho para equipes, mecânicos, engenheiros, além de assessores de marketing, de imprensa e todos os demais profissionais que gravitam em torno do evento. Além disto, cria-se também oportunidades de trabalho a todos os pilotos, que passam a ter no Brasil mais uma alternativa de praticar o esporte com perspectivas tão boas quanto correr no exterior, não esquecendo ainda da disponibilidade para as grandes empresas de uma ótima ferramenta de marketing para trabalhar com seus clientes.

Histórico

Inspirada na Nascar Truck Series, a Pick Up Racing surgiu no Brasil em 1999 utilizando os modelos Chevrolet S10, Dodge Dakota e Ford Ranger. Na temporada 2007, uma nova marca entrou na competição: a Agrale Marruá. Homologada oficialmente pela Confederação Brasileira de Automobilismo em 2000, a categoria fez sua primeira prova oficial em 8 de abril de 2001, em Tarumã, Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).

Em 2002, se tornou a primeira categoria do automobilismo mundial a utilizar o gás natural veicular (GNV) como combustível, numa iniciativa conjunta com a Petrobras Distribuidora. Em 2006, a competição passou a utilizar álcool, que, somado ao sistema bi-turbo que já era utilizado nos motores movidos a GNV, deixou o carro com aproximadamente 400 cavalos de potência.
Em 2007, a categoria conta com 22 participantes que disputam as vitórias nos principais autódromos brasileiros, agora sob o comando da Vicar empresa promotora do maior evento automobilístico do Brasil, a Stock Car.

Ficha Técnica da Pick-Up Racing 2008:

• Suspensão: Independente com triângulos duplos e molas helicoidais com barras
estabilizadoras
• Os amortecedores são hidráulicos, únicos e lacrados, fornecidos junto com o carro.
• Direção: Do tipo pinhão e cremalheira com acionamento hidráulico através de bomba elétrica
• Rodas: Binno 10,5 x 18 polegadas
• Pneus: 285/645 VR18 (dianteiros e traseiros)
• Freios: A disco nas quatro rodas
• Motor: Oito cilindros em V, com 330 HP de potência, 5.500 rpm e 5.700 cc (5,7 litros), cabeçote de alumínio, alimentação de combustível por um carburador quádruplo (quadrijet) e cárter seco
• Câmbio: Eaton de 5 marchas para frente e a ré
• Combustível: Gasolina
• Tanque de combustível: Especial para competição, composto por container de borracha preenchido com espuma de alta densidade (opcional) e container de aço provido de válvulas de segurança inclusive para o caso de capotagens. Capacidade: 85 litros
• Chassi: Tubular, de tubos de cromo-molibdênio e com chapas de aço, chapas de alumínio e revestimento anti-chama
• Carroceria: Construída em fibra de vidro reforçada
• Peso mínimo: em torno de 1.250 kg com o piloto a bordo vestindo macacão, luvas, sapatilhas e capacete e com os recepientes de fluídos (óleos, água, combustível, etc.) cheios.
• Velocidade Máxima estimada: 240 km/h

foto: André Durão

Departamento de Comunicação da Vicar Promoções:
Jornalista Responsável: Marcelo Eduardo Braga Mtb 18324

Nenhum comentário: