O piloto paranaense e líder da temporada Renato Cattalini, com tempo de 1m45s407, é o pole position da 9ª e última etapa do Campeonato Brasileiro Maserati, que acontece amanhã a partir das 13h35 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com chances reais de chegar ao seu primeiro título na categoria. Festa no box da equipe Vivo/Greco, ao lado de seu técnico Fábio e do companheiro Valter Rossete.
“Estou mais preparado para a corrida de amanhã. De qualquer maneira, fico feliz em ter conseguido a pole position”, argumentou Cattalini, surpreso com o seu próprio desempenho. “Na realidade, como o circuito de Interlagos possui vários pontos de ultrapassagens, meu foco é a corrida”, afirmou.
Visivelmente contrariado, o vice-líder da temporada César Urnhani (Blausiegel) conseguiu apenas o 4º melhor tempo, com 1m46s217, e larga na 2ª fila, ao lado de Rafael Derani, que cravou 1m46s029. “Não foi um resultado esperado. Mas também não posso ficar me lamentando. Vou trabalhar com o regulamento debaixo do braço. Preciso chegar, no mínimo, atrás de Cattalini para ser campeão”, resumiu. Embora Urnhani seja o vice-líder, o piloto paulista leva 12 pontos de vantagem em relação a Cattalini se forem considerados os descartes dos três piores resultados do ano.
Ao lado de Renato Cattalini na 1ª fila, larga na 2ª posição o piloto Cláudio Ricci (1m45s534). Com essa configuração do grid de largada de amanhã, dois pilotos da equipe CRT Competições – Derani e Ricci – estão posicionados entre os pilotos postulantes ao título da temporada 2007, lembrando que Ricci é convidado e não pontua.
Na 3ª fila, Valter Rossete (1m46s270) e João Adibe (1m46s784). Chico Longo (1m47s134) e Marcelo Hahn (1m47s438) formam a 4ª fila. Carlos Padovan (1m48s712) larga na penúltima colocação e em último Carlos Crespo (1m48s813).
Matemática do título – Com a pole position e na hipótese de vencer as duas baterias de ponta a ponta, ao piloto Renato Cattalini resta torcer para que Césr Urnhani não faça dois 2º lugares. Caso Urnhani consiga ultrapassar Rafael Derani e chegar, nas duas baterias, em 2º, sagra-se campeão.
Em outros cenários matemáticos, César Urnhani precisa chegar uma posição atrás de Cattalini. Ou seja, embora largue na 4ª posição, os números da classificação geral, com descartes, favorecem o piloto paulista.
Com o sistema de descartes dos três piores resultados, César Urnhani soma 265 pontos, enquanto Renato Cattalini tem 253, embora ao longo do campeonato o piloto paranaense tenha sustentado a liderança do ano desde a 2ª etapa, em Tarumã, na classificação geral e “cheia”. Urnhani só permaneceu líder na 1ª etapa, em São Paulo, no dia 25 de março.
Caso venha a ocorrer um empate entre os dois pilotos, César Urnhani leva vantagem de 9 vitórias contra 1 de Renato Cattalini. Os demais pilotos não têm mais chances de chegar ao título da temporada.
Grid de Largada - Interlagos
1º Renato Cattalini - 23 1:45.407
2º Cláudio Ricci – 70 1:45.534
3º Rafael Derani – 03 1:46.029
4º César Urnhani – 20 1:46.217
5º Valter Rossete – 21 1:46.270
6º João Adibe – 77 1:46.784
7º Chico Longo – 19 1:47.134
8º Marcelo Hahn – 16 1:47.438
9º Carlos Padovan – 7 1:48.712
10º Carlos Crespo – 30 1:48.813
Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224
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