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segunda-feira, dezembro 24, 2007

* F-1: ERRO DE LEWIS HAMILTON NO BRASIL GANHA NOVA VERSÃO.

Vídeo oficial da temporada da F-1 traz imagens que apontariam para problemas no carro

Erro de Hamilton no GP do Brasil ainda gera polêmicas no mundo da Fórmula 1O tradicional documentário de fim de temporada da Fórmula 1, recém-lançado na Europa, traz uma nova versão para o erro de Lewis Hamilton no GP do Brasil. O DVD, intitulado "Kimi made it at last!" (Kimi conseguiu, afinal!), traz imagens da câmera onboard do inglês na sétima volta da corrida, acompanhadas de um gráfico.

A nova versão, mostrada no vídeo, apontaria para um possível problema no câmbio de Hamilton. O carro teria desacelerado antes do piloto apertar o botão N (Neutral), que coloca o carro em ponto morto, e ele perdeu várias posições. O fato é que, em vez de solucionar, o novo vídeo trouxe ainda mais dúvidas. Afinal, não dá para saber se o gráfico na tela, supostamente em tempo real, reproduz o momento exato da falha. Além disso, o som ambiente poderia não estar sincronizado com a imagem.

A outra versão
Lewis Hamilton teria apertado um botão indevido no volante de seu McLaren. O inglês acionou a tecla N (Neutral), que coloca o carro em ponto morto, logo após a Descida do Lago e perdeu muita velocidade. Ele quase parou no Laranjinha, quando conseguiu voltar a engrenar as marchas e seguir adiante.

Perto do botão N, mais três funções são acionadas: uma que navega pelo computador de bordo, outra para acionar o líquido que hidrata o piloto e para usar o rádio. No entanto, é improvável que o inglês tenha tentado acionar quaisquer dessas teclas no meio de uma curva. Após o erro, Hamilton parece estar desesperado, já que tenta reverter o problema apertando vários botões.

Para Luciano Burti, comentarista da Rede Globo e ex-piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton realmente errou ao apertar o botão N. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone, ele contou ter cometido um erro semelhante, quando era piloto de testes da Ferrari. Burti esbarrou no botão que coloca o carro em ponto morto. Após isso, a equipe italiana criou um mecanismo de defesa para evitar esse tipo de falha.

- Isso aconteceu comigo uma vez na Ferrari. Estava no meio de uma curva e meu dedo esbarrou no botão. Após isso, a equipe se preveniu e o Neutro passou a ser acionado somente em primeira ou segunda marcha. Se isso acontecesse, a embreagem precisava ser acionada e voltar para a primeira ou a segunda marcha. Por isso, o Hamilton demorou tanto tempo para voltar a andar rápido. A McLaren não deve ter esse tipo de proteção – diz Burti
fonte: GloboEsporte

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