Erro de Hamilton no GP do Brasil ainda gera polêmicas no mundo da Fórmula 1O tradicional documentário de fim de temporada da Fórmula 1, recém-lançado na Europa, traz uma nova versão para o erro de Lewis Hamilton no GP do Brasil. O DVD, intitulado "Kimi made it at last!" (Kimi conseguiu, afinal!), traz imagens da câmera onboard do inglês na sétima volta da corrida, acompanhadas de um gráfico.
A nova versão, mostrada no vídeo, apontaria para um possível problema no câmbio de Hamilton. O carro teria desacelerado antes do piloto apertar o botão N (Neutral), que coloca o carro em ponto morto, e ele perdeu várias posições. O fato é que, em vez de solucionar, o novo vídeo trouxe ainda mais dúvidas. Afinal, não dá para saber se o gráfico na tela, supostamente em tempo real, reproduz o momento exato da falha. Além disso, o som ambiente poderia não estar sincronizado com a imagem.
A outra versão
Lewis Hamilton teria apertado um botão indevido no volante de seu McLaren. O inglês acionou a tecla N (Neutral), que coloca o carro em ponto morto, logo após a Descida do Lago e perdeu muita velocidade. Ele quase parou no Laranjinha, quando conseguiu voltar a engrenar as marchas e seguir adiante.
Para Luciano Burti, comentarista da Rede Globo e ex-piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton realmente errou ao apertar o botão N. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone, ele contou ter cometido um erro semelhante, quando era piloto de testes da Ferrari. Burti esbarrou no botão que coloca o carro em ponto morto. Após isso, a equipe italiana criou um mecanismo de defesa para evitar esse tipo de falha.
- Isso aconteceu comigo uma vez na Ferrari. Estava no meio de uma curva e meu dedo esbarrou no botão. Após isso, a equipe se preveniu e o Neutro passou a ser acionado somente em primeira ou segunda marcha. Se isso acontecesse, a embreagem precisava ser acionada e voltar para a primeira ou a segunda marcha. Por isso, o Hamilton demorou tanto tempo para voltar a andar rápido. A McLaren não deve ter esse tipo de proteção – diz Burti
fonte: GloboEsporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário